A situação do atacante Paolo Guerrero é uma das mais inusitadas do futebol mundial, no que diz respeito à questão jurídica. Punido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) por 14 meses, o jogador obteve liberação através de efeito suspensivo, junto à justiça comum da Suíça. Entretanto, o Flamengo não sabe se poderá utilizar o atleta no Brasileirão.
Para sanar a dúvida e não correr o risco de ser prejudicado futuramente, o Fla recorreu à Confederação Brasileira de futebol. Porém, nem mesmo a entidade máxima do futebol nacional soube responder à questão. É o que garante a jornalista Gabriela Moreira, da ESPN.
Através de matéria publicada no site da emissora, a jornalista analisou o documento que o clube recebeu da CBF. Em alguns trechos, dá a entender que o jogador pode atuar tranquilamente nas partidas do Flamengo. Outrora, a confederação fez ressalvas sobre a situação, indicando que o Fla busque esclarecimento no próprio tribunal Suíço.
“Tais considerações são oferecidas com sentido de colaboração com esse clube, mas não deve ser esquecido que a CBF não tem competência funcional que lhe permita opinar vinculativamente na matéria de que se trata […] Permitimo-nos dizer que possivelmente esse clube deveria colher a opinião, aí sim vinculativa, do Tribunal Federal da Suíça, prolator da decisão sob análise”, diz em parte do documento.
Enquanto isso, o peruano segue treinando com o elenco rubro-negro e disputa vaga como titular para a primeira partida do Flamengo após a Copa do Mundo. Com Henrique Dourado – titular no primeiro semestre – suspenso, a posição de centroavante está com a disputa em aberto, tendo Lincoln e, possivelmente, Uribe (ainda precisa ser regularizado), como concorrentes.
O compromisso que marca a reestreia do Mengão no Campeonato Brasileiro será no dia 18, contra o São Paulo. O embate será válido pela 13ª rodada da competição. Vale destacar que o Tricolor Paulista é o terceiro colocado, com quatro pontos a menos que o Mengão. Sendo assim, o duelo é fundamental para que o Fla siga com tranquilidade na posição mais alta da tabela.
Na dúvida não escala, vide o que aconteceu no caso André Santos onde perdemos 6 pontos por escalara jogador irregular. na decisão da Suiça, se estou enganado, só liberar o Guerrero para jogar a Copa do Mundo, não faz qualquer outra menção a outras partidas. Sou Advogado, e quando uma decisão não menciona outras atividades desportivas, acredito que foi só para Copa do Mundo que ele foi liberado. Se os Advogados do Flamengo solicitaram a CBF para esclarecer é porque eles também não estão convictos de que o Guerrero pode ser escalado para jogar pelo Flamengo. a CPF deixou mais uma dúvida no ar. então na Dúvida não escala, pois correremos o risco de perder pontos e ser extremamente prejudicados.
Não coloquem em campo, certamente a CBF está loka pra fuder o Flamengo…
Não é possível que esperaram 1 mês pra poder fazer essa consulta!!! Nas vésperas do primeiro jogo pós copa?!!
Nem vão dizer, se ganhar perde 3 ou mais pontos, se perder tá tudo certo, é jogo contra o SP, sinceramente não sei porque essa insistência com Guerrero, pra quer colocar ele, esquece esse cara e bola pra frente. Bota Lincoln