O duelo que inicia as quartas de final da Copa do Brasil é também o confronto de estratégias um pouco diferentes nesta temporada. Renato Portaluppi defende abertamente o rodízio em rodadas no Campeonato Brasileiro, enquanto o Flamengo rodou menos o time na competição nacional. Na temporada, porém, há equilíbrio e uma aparente surpresa: os 11 prováveis titulares dos gaúchos estiveram em campo por mais minutos neste ano do que a equipe rubro-negra.
O levantamento do GloboEsporte.com, que usou como base os dados do site “O Gol”, pegou os prováveis 11 titulares de Renato e de Barbieri. A “vantagem” é do gremista. Seus 11 comandados que devem iniciar a partida desta quarta somam 24.910 minutos entre Estadual, Copa do Brasil e Libertadores. São exatos 1.004 minutos a mais que os eleitos por Barbieri para começar a partida na Arena (total de 23.906 minutos).
A alta minutagem das duas equipes pode ser vista também no número de lesões. O Grêmio, com maior frequência de uso de titulares na temporada, teve 32 contusões na temporada. O Rubro-Negro a metade, contando com a de Guerrero, informada pela assessoria de imprensa do clube na véspera da viagem para Porto Alegre. Confira a lista completa mais abaixo.
A estratégia dos dois treinadores têm sido diferente no Brasileiro. E o discurso também. Barbieri tem sete atletas (Rodinei, Renê, Diego Alves, Léo Duarte, Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego) com mais de 1000 minutos na Série A de 2018. Renato, cinco (Marcelo Grohe, André, Bressan, Everton e Cortez), sendo que um deles é reserva (o ex-rubro-negro Bressan).
O Rubro-Negro investe na recuperação e na prevenção de lesões, monitorando cargas de treinos e preferindo prolongar recuperações e fazer menos viagens. Esta semana, por exemplo, vai ficar de terça a domingo treinando em Porto Alegre. Quando for a Minas Gerais enfrentar o Cruzeiro também vai passar a semana em Belo Horizonte para se preparar para o duelo com o América-MG. Apesar de toda a preparação, Barbieri deve fazer algumas mudanças para o duelo com o Grêmio do próximo fim de semana.
– A sequência é difícil, o próprio Renato (Gaúcho) frisou essa semana que os jogadores não são robôs, e compartilhamos dessa opinião. Vamos analisar os jogadores jogo a jogo para saber se precisamos preservar ou dar sequência. Estamos nos preparando para isso há um bom tempo, com controle de lesão, análise da carga de trabalho e os resultados são satisfatórios. Temos conseguido achar um equilíbrio bom – afirmou Barbieri.
O Grêmio se vê em meio a uma exaustiva maratona de jogos. Serão nove partidas somente em agosto, sem semanas livres para treinamento. Por tudo isso, a prioridade ficará total para as partidas em mata-mata, assim como foi nos últimos dois anos. A estratégia, aliás, se mostrou bem sucedida, com conquistas na Copa do Brasil de 2016 e Libertadores no ano passado.
Nesse cenário, Renato seguirá com o rodízio em alguns jogos do Brasileirão para evitar desgaste. Ao ser questionado sobre a comparação com o Flamengo, o treinador utilizou a logística para explicar o uso de reservas contra a Chapecoense.
– Há dois anos falo a mesma coisa, o jogador não é robô, de vez em quando tem que descansar para termos uma equipe inteira. Cada clube toma a sua decisão, a minha é essa. Querem que eu faça o quê, milagre? Vai continuar jogando uma equipe na Copa do Brasil e outra no Brasileirão. (O Flamengo) colocou hoje (domingo) a equipe principal no Maracanã contra o Sport. É mole, problema nenhum. Queria ver se o jogo fosse em Recife. Mas não tenho nada a ver com o Flamengo – comenta Renato.
Para duelo com o Fla, Renato terá força máxima. De olho no Rubro-Negro, Bruno Cortez e Léo Moura foram preservados dos últimos jogos, enquanto Everton se recuperou de uma conjuntivite.
A provável escalação do Grêmio para a partida tem Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).
Total do Grêmio: 24.910 minutos
A provável escalação do Flamengo para a partida tem Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Paquetá e Diego; Éverton Ribeiro, Marlos e Uribe.
Total do Flamengo: 23.906 minutos
* No caso de Uribe, a contagem inclui outras partidas com seu ex-clube em 2018
Fonte: ogol.com
Lista de jogadores que sofreram lesões no Grêmio em 2018
Bressan, Lima, Alisson, Hernane, Ramiro, Maicon, Léo Moura, Marcelo Oliveira, Michel, Alisson (2ª vez), Everton, Arthur, Léo Moura (2ª vez), Jael, Paulo Miranda, Léo Moura (3ª vez), Thonny Anderson, Luan, Hernane (2ª vez), Vico, Michel (2ª vez), Marcelo Oliveira (2ª vez), Maicon (2ª vez), Maicosuel, Luan (2ª vez), Léo Moura (4ª vez), Bruno Grassi, Jael (2ª vez), Madson, Rodrigo Ancheta, Anderson Jesus, Felipe.
Lista de jogadores que sofreram lesões no Flamengo em 2018
Juan, Arão, Réver, Rhodolfo, Felipe Vizeu, Diego, Juan (2ª vez), Pará, Diego (2ª vez), Juan (3ª vez), Réver (2ª vez), Geuvânio, Rhodolfo (2ª vez), Diego (3ª vez), Marlos, Guerrero.
Reprodução: Globoesporte.com
Flamengo tem cinco remanescentes do título histórico em Lima, em 2019 A final da Libertadores…
Gabigol brincou com Nicolás de la Cruz, hoje no Flamengo; meia estava no River Plate…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…