A evolução técnica de Renê é fantástica. O lateral passou de reserva contestado a um dos principais jogadores do sistema defensivo do elenco rubro-negro. Mérito e persistência do camisa 6, que acreditou em seu trabalho. A melhora é tanta, que o atleta é líder em quatro fundamentos essenciais para sua função: interceptação, lançamentos, passes e rebatidas.
De acordo com números do Footstats, no Fla, Renê é o que mais intercepta, o que mais participa da troca de passes, o que mais lança corretamente e também o maior rebatedor do time. Isso faz com que ele passe a ser referência e ganhe o carinho da torcida. Veja abaixo:
Interceptação – 8 certas (aproveitamento de 89%) / 4º no geral e 1º no Flamengo
Lançamentos – 27 certos (aproveitamento de 47%) / 1º no Flamengo (de linha)
Passes – 579 certos (aproveitamento de 90%) / 6º no geral e 1º no Flamengo
Rebatidas – 61 (média de 5,5 por jogo) / 21º no geral e 1º no Flamengo
Em 2018, Renê também é um dos mais presentes do elenco. Em 35 partidas do Flamengo, o piauiense de 25 anos já esteve em 30. Cabe destacar que o seu contrato com expira no fim de 2020, sendo avaliado em R$ 7,7 milhões, de acordo o Transfermarket, site especializado em valores dos jogadores em todo o planeta.
Apesar disso, o lateral-esquerdo tem baixos números no sistema ofensivo. Só realizou seis cruzamentos certos neste Campeonato Brasileiro – 13 rodadas -, e não foi às redes.
Jogador que cresceu muito no Flamengo, espero que ele melhore ofensivamente, pois defensivamente ele colabora muito.
Excelente jogador. Vai brilhar muito com a camisa do MENGAO. Superou as desconfianças .