Coluna do Torcedor: “O lance que demonstrou a força política do Flamengo dentro da CBF”

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO/REDE GLOBO

Fala, Nação.

Aqui é um torcedor assim como vocês, que ficou extremamente chateado com o resultado no Independência. Mas, o que eu queria mesmo, é reforçar a diferença, positiva ou não, de ter força nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol.

Para quem pôde assistir a partida entre São Paulo x Ceará, no qual foi arbitrado pelo mesmo que apitou Vitória x Flamengo, na primeira rodada do Brasileirão, viu uma diferença de tratamento descomunal. Primeiro, houve um lance duvidoso para o Ceará, que para mim foi pênalti.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Adivinha? Wagner Reway, do Mato Grosso, nada deu e, logo depois, devido a reclamação, deu amarelo para o camisa 8 do Ceará. Tudo normal, certo? Talvez. Alguns poucos minutos depois, a câmera do Premiere flagrou Diego Souza reclamando, de forma veemente, de uma falta não dada pelo Reway. Entre muitos palavrões, mandou o comandante do jogo ir pra casa do baralho e ir tomar no ‘coelhinho’, além de ter sugerido ir se fod**…

O juiz estava olhando para Diego Souza, a uns três metros do, agora, centroavante. Nada deu. Além disso, as broncas sobre os jogadores do Vozão eram sempre muito fortes, diferente das que eram feitas em cima dos atletas do tricolor paulista.

Tudo bem, vamos focar na partida que começou horas depois… O Flamengo entrou em campo decidido a levar três pontos para o Rio de Janeiro, mas não seria tão fácil. Além do América-MG ser um time organizado taticamente — o que me surpreendeu, confesso —, nós teríamos que superar os critérios curiosos do cover do Vin Diesel.

Lucas Paquetá esteve bem aquém no cotejo deste domingo, mas sofreu algumas faltas nítidas, no qual o juiz fingia que não via. No jogo, teve um lance duvidoso dentro da área que poderia ser pênalti para o Rubro-Negro… Não seria tão fácil assim, convenhamos. Mas, o que falar do lance em que Éverton Ribeiro driblou até a má vontade do juiz e rolou para Henrique Dourado, que estava com Paulão atracado em suas costas e, quando foi finalizar, o zagueiro bateu em sua perna direita e desequilibrou o nosso, não tão bom, atacante?

Para o ex-árbitro e agora comentarista da ESPN, Sálvio Spínola, foi penalidade máxima (Clique aqui para ver). Para o Jean Pierre Gonçalves Lima, do Rio Grande do Sul, nada a ser marcado.

O lance capital da peleja, na minha opinião, foi a expulsão de Gustavo Cuéllar. Justa ou injusta? Vamos dissertar brevemente sobre isso. Primeiramente, aquela jogada depende de INTERPRETAÇÃO. Em outras palavras: boa vontade do juiz.

Antes, não vamos eximir de culpa o colombiano. Ele é ágil, tem velocidade, a falta foi extremamente desnecessária e estúpida. Mesmo tendo crédito, tem que dar um puxão de orelha no nosso melhor volante.

Dito isso, a bola estava indo rumo à lateral, não estava centralizada e a jogada ainda estava na intermediaria, bem longe da área. Alguns árbitros apenas dariam amarelo, outros expulsariam. Mas, sem força política dentro da CBF, o que o Vin Diesel pós aposentadoria optou fazer? Tirou o cartão vermelho sem pestanejar. Afinal, além da interpretação, forças obscuras podem ter facilitado tal tomada de decisão.

Então, se quisermos vencer alguma competição, não se faz necessário apenas ter um time qualificado, tem que ter força política. Não basta reclamar publicamente, tem que saber adocicar o coração daqueles que comandam o nosso futebol. Bater menos, acariciar mais.

Junto a isso, queria deixar exposto a nossa falta de sorte. Em 2016, quando disputamos o título do Campeonato Brasileiro, quem presidia a Confederação Brasileira era Marco Polo Del Nero, conselheiro do Palmeiras, nosso adversário na briga pela Taça.

Em 2018 brigamos pelo título novamente, sabe contra quem? O São Paulo, time no qual o Rogério Caboclo é torcedor, além de conselheiro. Quem é Rogério Caboclo? Venceu a eleição para presidir a CBF neste ano e assume, oficialmente, a partir de 2019.

Contra tudo e contra todos? Talvez dê para ser campeão de algo. Mas a postura dos atletas rubro-negros terão que mudar completamente, porque se quiser depender de bastidor pra triunfar algum torneio, será, ao meu ver, impossível.

Saudações Rubro-Negras

Aguinaldo Junior


A Coluna do Torcedor é uma produção de total responsabilidade do autor, e não representa necessariamente a opinião dos membros do colunadoflamengo.com

Você pode ter seu texto publicado aqui! Envie email para [email protected] com o assunto “Coluna do Torcedor” e espere nosso retorno!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • cada uma.

  • disse tudo que penso, exatamente todos as equipes de são paulo nas ultimas duas rodadas conseguiram vencer com ajuda do apito ammigo, sempre depois de uma expulsão palmeiras vence botafogo, são paulo idem contra ceará num lance de reclamação; santos e corinthians da mesma forma…

  • Vocês que mora no Rio tem que fazer uma visita para cbf

  • Tem que acabar com essa palhaçada desses árbitros revoltado que só prejudicam o flamengo visivelmente e não acontece nada

  • Achei bem interessante seu texto. Sinto muitas vezes que ha uma assincronia entre o que batem no flamengo e o que o Fla bate para tomar tantos vermelhos. Contra o palmeira apanhamos o jogo todo e quando o juiz tirou o vermelho foi para os dois . Contra o vasco a mesma coisa.
    Gosto do Bandeira assim mesmo ! Ele bota para ferver ! criou um time potencia que pode nao ganhar o brasileiro por ele nao bajular essa CBF , mas se impoe e , um dia mudara a cara dessa CBF paulista de m….
    abraco e saudacoes rubro negras

  • sem mimimi, técnico que errou. ficou desesperado c expulsão, meteu 2 volantes e 3 zagueiros, trouxe o América que teve sorte.. medo de perder, tira a vontade de ganhar

  • eita pode ter certeza que o sao paulo vai ser campeao com esse frutinha no comando da cbf , e brincadeira cbf so nao e pior que nosso senado em brasilia

  • Mas analisar as letras do flamengo somente pela arbitragem e fácil.O time faz net dá, vaga em todas as competições.Elenco amador..

  • Mais o maior problema do flamengo, é ele mesmo..São muitos erros e desatencoes para um Roma profissional.Falta a torcida ai no Rio de Janeiro, chamar esses jogadores para um papo.Esta precisando de uma conversa olho no olho com a torcida..Parece que não tem cobrança.A torcida deveria, se manifestar essa semana para motivar esse elenco safado.Quanto a arbitragem, não tem o que falar, pois em outras competições o flamengo, vem fazendo as mesmas marcas.Seu Vitinho, ainda não disse para o que veio??

  • Pura verdade

  • A CULPA NÃO FOI DE CUÉLLA MAS FOI DO VITINHO JOGADOR QUE AINDA NÃO MOSTROU PARA QUE VEIO !!

  • Vá a delegacia mais próxima e preste queixa (faça um boletim de ocorrência ) hahaha #OChoroélivrebuábuábuá

  • Bom texto, Aguinaldo. Argumentos coerentes e bem ponderados. Só não gosto de focar mais em questão de arbitragem em mais um jogo em que, por termos DORMIDO em alguns lances, deixamos de vencer. Léo duarte quando tinha 1 mês de vida, ainda no berço em Mococa-Sp, ouviu dos médicos: “Não se marca a bola, marca-se o JOGADOR”… assim como no lance da falta, em q, se o “belíssimo” jogador Gerson Magrão teve o rebote, deveria haver, NO MÍNIMO, um jogador o acompanhando. Ainda q tenha havido falta de sorte ao bater na trave e voltar no meio do pagode. To cansado desses jogos q perdemos pontos por desatenção..contra o Atlético PR então, dispensa comentários…antes da Copa raramente tomávamos gol, pós-copa foram 2 contra reserva do Grêmio, 3 contra atlético, 2 contra América… o q tá havendo?? Por isso q acho mais necessário diagnosticar esses problemas antes de qualquer reclamação de arbitragem.

  • O São Paulo é o clube de maior influência na CBF. Inclusive, consegue eleger os seus preferidos e mantê-los ainda que sob ações judiciais. Não foi a toa que a taça das bolinhas está nas mãos do tricolor e a briga fica sempre disfarçada entre Flamengo e Sport. Até um juiz, que se diz torcedor do Mengão, decidiu por deixar a taça das bolinhas no Morumbi.
    Isto tem que acabar.
    Que Bandeira de Mello chegue à CBF ou a cargos políticos, não para beneficiar o CRF, mas para acabar com esta pouca vergonha encubada.

  • Esse esquema com um volante torna a defesa mais frágil do que já é, mata o coitado do Cuellar, mas também Diego, Everton Ribeiro e Paquetá que são obrigados a defender e deixam de produzir no ataque, ainda favorece o Vitinho que não está jogando nada além do Dourado que está no mesmo barco ou seja, fraco na defesa, fraco no meio e fraco no ataque tudo por teimosia de treinero fraco, e burro.

  • O presidente “estrelado”, que quer ser mais importante que a importância, inventor da roda e a rosquinha de padaria, é inimigo velado da CBF, enquanto outros são amigos e aliados, nosso monarca é adversário da FERJ, CBF, COMEBOL e por ai vai. Só dá nisso, time prejudicado várias vezes, árbitros sem expressão e sem experiência trabalham nas partidas do Mengão. Eita lapa de caba ruim, administração péssima, presidente ruim da Gota Serena. O caba é pé frio constatado, cabeça dura, centralizador, doido, inexperiente, incompetente e teimoso. Ainda bem que tá chegando o fim dessa gestão temerária.

  • Palmas pro Barbieri que segue ferrenhamente a cartilha de banana do nosso presidente e vem parecendo o ZÉ II com esquema engessado, matando nosso melhor jogador e o pior…….. coloquem na conta dele e de sua teimosia o empate de ontem……… Alguém precisa avisar para este senhor que o canto da torcida é ” VAI PRA CIMA DELES MENGOOO!!!!!
    Arrombado fdp do c……lho…. vai ser retranqueiro lá na casa do c…lho que vc n ta treinando o Olaria seu medroso.
    O Amércia estava exposto e entregando o contra ataque sem criar muita coisa, aí vem esse FDP e tira todos os atacantes de ofício p colocar zagueiro……. me lembrou o Zé Panela contra o San Lorenzo….. ARROMBADO!!!!

  • Parem de culpar a arbitragem! Em 2009 a arbitragem já nos prejudicava e mesmo assim fomos campeões, porque o time correspondia! Hj esse time do Flamengo não corresponde! Não passa confiança pra ninguém! Hj, ainda que a arbitragem nos ajudasse não seria suficiente pra sermos campeões! O time é fraco!!!

  • cara pode desistir nos não vamos ser campeão de nada a CBF E SÃO PAULO OLHA OS JOGOS VER OS JUIZES APITANDO E VAI VER A DIFERENCA

  • Fora Barbieri burro

  • Não achei tão estupida. o que vi foi o jogador do América-MG recebendo livre e Cuellar se virando para resolver a merda do Vitinho (ISSO SIM FOI ESTUPIDO), você viu? Pode ter sido precipitação do Cuellar, mas na minha visão não foi estupideza. Menos ai mano. Não estou protegendo o Cuellar é só uma opinião.
    Cara já ficou claro, que a CBF do “caboclo”, que publicamente disse que iria ajudar os clubes que o apoiaram, que o Fla iria ser prejudicado. Ali é uma máfia. Agora, isso não serve de desculpa para atuações “pífias” ou inconsistentes. O esquema com um volante só tem esse risco…o que aconteceu, foi a prova clara, que não é o melhor para um time que quer atacar com três meias. O Cuellar fica sobrecarregado. teria que entrar com o Pires para ajudar atrás. ISSO É COERÊNCIA, mas o Barbiere vai insistir na formação atual, pois ele não sabe mudar, lhe falta colhão e bagagem. É um Zé Ricardo, menos rodado. Faz as mesmas merdas e tem as mesmas falas. Nada muda cara e o torcedor sofre com tanta falta de competência.

  • O empate ocorreu pela falta desnecessária do Cuellar, que vem jogando muito, mas cometeu um erro. Ao meu ver, exagero no cartão vermelho pois o adversário não ia sair “cara a cara” com o goleiro, visto que a bola seguiria para o lado do campo e não em direção do gol. Com um a menos vinhamos suportando bem a pressão até outra falta na entrada da área. Mas méritos para o América, ótima cobrança de falta. Em suma, o América não era um adversário fácil, lembrem-se que o Inter foi lá e foi sapecado. Acredito que a arbitragem realmente foi péssima pra nós, refletindo diretamente no resultado da partida.

    SRN

  • Digo desde o início deste campeonato fajuto que tudo seria feito para fazer do São Paulo o campeão de 2018. A mídia bairrista do sotaque engraçado se uniu (os jornalistas corintianos, palmeirenses e santistas agora são todos saopaulinos desde pequenininhos), os “tribunais” esportivos (que agora devem dar uma suspensão de 3 anos em Cuéllar), e a sombria CBFalcatrua, escalando os árbitros “certos” para as partidas erradas. Como disse o autor, em 2016 foi contra o palmeirense Del Nero, agora é contra o saopaulino Caboclo. Já passou da hora de se tomar uma séria providência quanto a isso. A paulistada está rindo a toa, enquanto os outros clubes tentam disputar esse campeonato. Um dia esses mentecaptos vão conseguir esvaziar esse campeonato, como a Federação do Eurico fez com o carioqueta. Quem viver, verá.

  • Terminar o jogo com 3 zagueiros e 2 volantes só podia chamar o adversário para dentro do seu campo, técnico de time pequeno

Comentários não são permitidos.