A Fase de Classificação da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) chega ao fim neste fim de semana. Treinar para a última rodada não será a única preocupação para as oito participantes, que precisarão também reservar uma parte do tempo para fazer as contas necessárias a fim de saber do que precisam para chegar à Escalada ou fugir do rebaixamento.
Todas as equipes têm um objetivo pelo qual lutar. Na parte de cima da tabela, três times disputam a primeira colocação e, consequentemente, a vaga direta na Grande Final. Já o foco dos demais se divide tanto na classificação para a Fase Eliminatória como pela permanência na liga profissional. O ESPN Esports Brasil mostra abaixo o que cada participante precisa para alcançar os respectivos objetivos.
A BRIGA PELO TOPO
Com 12 pontos cada, CNB e-Sports Club, Flamengo eSports e KaBuM são os únicos participantes que podem terminar a Fase de Classificação na ponta da tabela. É verdade que INTZ ou IDM Gaming podem alcançar o trio na pontuação, contudo não conseguem alcançar a primeira colocação por conta dos critérios de desempate.
Atual campeã nacional e líder da segunda etapa, a KaBuM é a que possui a situação mais confortável. Isso porque a equipe leva vantagem sobre Flamengo e CNB nos dois critérios de desempate: vitórias únicas e menor tempo acumulado em triunfos.
O último compromisso dos Alaranjados será contra a ProGaming Esports. Vencendo os Caveiras, a única preocupação da KaBuM será em manter o tempo somado nas vitórias únicas menor que o do Flamengo.
A KaBuM também consegue terminar na primeira colocação em caso de derrota. Para isto, porém, a equipe precisará das seguintes combinações:
Se perder por 2 a 1, os Alaranjados terão que torcer para que CNB e Flamengo também percam. A derrota desses dois times por 2 a 0 assegura a KaBuM na liderança, enquanto um revés por 2 a 1 faz com que o trio empate em vitórias únicas. Com isso, a equipe de Limeira continua na ponta se mantiver o tempo acumulado em triunfos menor que dos dois concorrentes.
Já a derrota por 2 a 0 coloca a KaBuM no pior cenário. A equipe precisará torcer para que Flamengo e CNB também percam. A derrota do Rubro-Negro tem que ser por 2 a 0, tendo em vista que o 2 a 1 colocaria o clube carioca na frente por conta do critério de desempate. O revés dos Blumers, por outro lado, pode ser por 2 a 0 ou 2 a 1 – neste caso o desempate será feito no critério de menor tempo em triunfos únicos
Para o Flamengo, a melhor combinação é a vitória sobre a Red Canids e a derrota da KaBuM. Mas caso as duas equipes vençam, o Rubro-Negro precisa terminar a rodada com tempo de vitórias menor que o dos Alaranjados.
Por outro lado, a derrota complica um pouco as coisas para o Flamengo. Isso porque, dependendo do quanto perder, o Rubro-Negro corre o risco de cair para a terceira colocação. Perdendo por 2 a 1, o time tem que torcer pelorevés da KaBuM: 2 a 0 contra os Alaranjados é o melhor resultado, enquanto 2 a 1 fará com que a liderança seja decidida no menor tempo
Perdendo por 2 a 0, o Flamengo terá de torcer por um 2 a 0 da ProGaming sobre a KaBuM e também por derrota da CNB, tanto por 2 a 0, como também por 2 a 1 – neste caso o desempate será feito no critério de menor tempo em triunfos únicos
No caso da CNB, só a vitória interessa, já que a equipe não possui o mesmo número de vitórias únicas que KaBuM e Flamengo. Os Blumers precisarão vencer a série em menos de 46 minutos e 56 segundos e ainda torcer para que os Alaranjados e o Rubro-Negro percam por 2 a 0.
XÔ, REBAIXAMENTO
Dos times posicionados da quarta a última colocação, qualquer um pode terminar a Fase de Classificação comemorando a vaga conquistada na Escalada ou amargando o rebaixamento para o Circuito Desafiante.
Adversários na última rodada, INTZ e IDM Gaming são as equipes que menos precisam fazer contas. A vitória já basta para qualquer uma das duas. Há também o “bônus” de pular para a terceira colocação. Mas para isso acontecer, a CNB precisa perder por 2 a 0 e a diferença do tempo obtido nos triunfos precisa ser favorável para os Intrépidos ou Gorilas.
Só uma combinação de resultados jamais vista no CBLoL levaria INTZ ou IDM para o Circuitão. O pior cenário para qualquer uma das equipes seria derrota por 2 a 0 e vitórias da ProGaming, Keyd e Red. Além disso, essas três últimas precisariam ter o tempo em vitórias menor que o dos Intrépidos ou dos Gorilas.
Uma derrota por 2 a 1 eliminaria a chance da INTZ e IDM caírem direto, mas, ainda assim, jogaria uma das equipes para a Série de Promoção. Para isso acontecer, basta que a ProGaming vença. A queda no posicionamento pode ser ainda maior em caso de triunfo da Keyd, que precisaria ainda ter menor tempo de vitória em relação aos Intrépidos e os Gorilas.
Uma vitória sobre a KaBuM é o que basta para a ProGaming se garantir na Escalada. Isso porque, com o resultado positivo, a equipe consegue ultrapassar INTZ ou IDM, mesmo que uma dessas percam por 2 a 1, por conta do critério de desempate da quantidade de triunfos únicos.
Mas os Caveiras também precisam se preocupar com o perigo de rebaixamento. Derrota na última rodada já colocaria a equipe na Série de Promoção. As coisas começam a piorar para a ProGaming com vitória da Keyd. Já o rebaixamento direto é o pior cenário, com isso acontecendo em caso de vitória da Red com vantagem na questão do tempo de triunfos únicos.
A classificação da Keyd para a Escalada é difícil, mas não impossível. O melhor cenário para a equipe é terminar a Fase de Classificação em quinto lugar. Para isso acontecer, o time, primeiro, precisa vencer. Além disso, deverá torcer por derrotas da ProGaming e IDM ou INTZ.
Quanto ao resultado do duelo entre os Intrépidos e os Gorilas, o melhor para Keyd seria um 2 a 0 para qualquer uma das equipes. Em caso de 2 a 1, a ida dos Guerreiros para a quinta colocação ficaria dependendo do critério de desempate do menor tempo em vitórias únicas.
A Red Canids é quem tem a pior situação entre as equipes da parte de baixo da tabela. A classificação para a Escalada é matematicamente possível. O primeiro passo para isso acontecer é vencer o Flamengo. Depois, a Matilha precisaria torcer para que Keyd, ProGaming, IDM ou INTZ percam por 2 a 0. Além disso, o time deverá ter menor tempo de vitória com relação a todos os outros.
A derrota, por outro lado, dá uma pausa na história da Red na elite profissional brasileira de League of Legends.
Reprodução: ESPN
Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…
Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…
Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…
Ver comentários
Vamos que essa fase é nossa!