Flamengo: “Em casa, Flamengo tem histórico amplamente favorável na Conmebol Libertadores”

Compartilhe com os amigos

Brasileiro e Copa do Brasil já foram, hora de retomar mais uma competição na temporada. Em busca do Bi na Conmebol Libertadores, o Flamengo abrirá as oitavas de final contra o Cruzeiro, no Maracanã, a partir das 21h45 desta quarta-feira. A partida de volta será no dia 29/08, no Mineirão.

O clube tenta voltar às quartas de final depois de oito anos. Na edição de 2010 foi a última vez que atingiu tal fase da competição. E para largar bem, o time conta com o fator casa para abrir vantagem na primeira partida. Em 55 partidas disputadas em casa (ou com mando de campo) nas 14 participações na competição, o Flamengo perdeu apenas sete vezes.

No Maracanã, palco do jogo de quarta, foram 48 jogos, com 34 vitórias, sete empates e as sete derrotas mencionadas. Jogando com mando, mas fora do Maraca, foram mais sete jogos, duas vitórias e cinco empates. Nos últimos 12 jogos disputados no estádio, pela competição, foram sete vitórias, três empates e duas derrotas.

Palco principal dos jogos do Mengão na Conmebol Libertadores, o Maracanã viu também as maiores goleadas. A maior delas, e também a maior do time na história da competição, foi pelas oitavas de final da edição de 1993, contra o Minervén da Venezuela. No jogo de ida, o Mengão enfiou 8 a 2 e praticamente acabou com a partida de volta (que acabou vencendo por 1 a 0, em Puerto Ordaz). Esse resultado superou o de 1983, quando o Flamengo arrasou o Blooming da Bolívia por 7 a 1, na fase de grupos, também no Maraca.

Duelo inédito

Flamengo e Cruzeiro jamais se enfrentaram pela Conmebol Libertadores. O clássico de tanta história no futebol brasileiro terá seu primeiro confronto por esta competição. Jogando no Maracanã, ao todo foram 31, com 14 vitórias do Flamengo, contra oito do Cruzeiro e mais nove empates.

A última derrota em casa para os mineiros foi há nove anos, na campanha do hexa de 2009. No plano geral, o Flamengo não perde para o Cruzeiro há três anos (sete jogos, quatro vitórias e três empates)

As oitavas

O Flamengo já esteve na atual fase da competição sete vezes (sem contar a atual). Se classificou em três oportunidades e deixou a Libertadores em outras três.

Em 1981, não havia a fase de oitavas de final. Após a primeira fase, os times foram reagrupados em duas chaves com três equipes e o vencedor avançava à decisão. Em 1982, não disputou a fase e entrou direto na semifinal, por ser o então campeão. Em 1984, foi repetido o formato de 1981 e se considerava “fase semifinal”.

A última vez que o Flamengo superou as oitavas foi em 2010, quando o time enfrentou o Corinthians. No primeiro jogo, no Maracanã, vitória por 1 a 0, gol de Adriano, de pênalti. Na volta, em São Paulo, vitória corintiana por 2 a 1, mas este gol marcado por Vagner Love classificou o Rubro-Negro.

As oitavas de final que o Flamengo passou.

1991

Deportivo Táchira 2×3 Flamengo

Flamengo 5×0 Deportivo Táchira

1994

Flamengo 8×2 Minervén

Minervén 0x1 Flamengo

2010

Flamengo 1×0 Corinthians

Corinthians 2×1 Flamengo

Adriano marca, de pênalti, o gol da vitória sobre o Corinthians na edição de 2010 da competição. Foto: Julio César Guimarães / UOL

No Rio, quem manda é o Mengão

Os brasileiros que o Flamengo enfrentou na Conmebol Libertadores são Atlético-MG, Atlético-PR, Corinthians, Grêmio, Internacional, Paraná, Santos e São Paulo. Quando os enfrentou em seus domínios, o Rubro-Negro foi derrotado apenas pelo Grêmio, em 1983, quando já estava matematicamente fora da disputa. Em toda a história da competição, o Flamengo foi derrotado apenas sete vezes jogando no Maracanã.

Reprodução: Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.