Notícias

Lincoln e Uribe disputam vaga deixada por Guerrero; Dourado corre por fora

Compartilhe

Mauricio Barbieri vive um grande dilema no Flamengo: apostar em Lincoln, oriundo da categoria de base, ou dar preferência para jogadores experientes, como Fernando Uribe e Henrique Dourado. Dourado custou cerca de R$ 16 milhões aos cofres do Rubro-Negro, enquanto Uribe recebe um dos maiores salários do plantel (cerca de R$ 550 mil mensais, segundo o Uol Esporte).

Paolo Guerrero, que era titular absoluto, tem o seu contratado se encerrando no próximo dia 10, sexta-feira, e não deve haver renovação. Com isso, Barbieri analisa duas opções: Lincoln, de 17 anos, e Uribe de 30 anos, segundo o Globoesporte.com.

Henrique Dourado, que não é titular desde o dia 11 de junho, contra o Paraná, está correndo por fora na disputa. Ceifador, contudo, tem 9 gols marcados em partidas oficiais neste ano, sendo que disputou 28 cotejos.

Fernando Uribe, que foi contratado durante o recesso das competições para a Copa do Mundo, atuou em seis jogos e fizera um gol. Lincoln, que ainda não foi titular neste Campeonato Brasileiro, atuou em 13 partidas e marcou dois gols.

A melhor média de gol por minuto, inclusive, é do garoto. Nesta temporada, ele esteve 341 minutos em campo e balançou as redes em duas oportunidades. Barbieri, aliás, destacou a entrada do menino na derrota para o Grêmio, no último sábado (04).

De positivo nesta partida acho que tivemos o Lincoln qye entrou bem. Conseguiu segurar a bola, girar, chutar para o gol —, comentou o treinador na coletiva após o jogo de Porto Alegre, em aspas retiradas do Globoesporte.com.

Números na temporada:


Foto: Reprodução/Globoesporte.com

Com pouco espaço desde o fim do Mundial da Rússia, Dourado tem a melhor média de gol por partida, com 0,32. Lincoln tem 0,15, enquanto Uribe tem 0,16. Em 2018, Henrique foi titular em 26 e participou de 28 cotejos pelo Rubro-Negro.

O colombiano, que vem sendo titular, iniciou em quatro oportunidades, sendo que atuou em seis — duas delas jogou como segundo atacante. Na temporada, Lincoln começou apenas três das 13 participações que tivera.

Agora, pelo Brasileirão, as estatísticas não apontam grandes vantagens. Fernando tem a maior média de finalização por cotejo (1,6). Ele participou de cinco duelos e buscou a finalização em oito oportunidades, metade delas na partida que marcou seu único gol, contra o Sport.

Ceifador, que tem três tentos assinalados no torneio, tem 12 tentativos em 13 cotejos, com média de 0,9 por jogo. Lincoln, por outro lado, atuou apenas quatro vezes no Nacional, todas como reserva, e tem média de 0,5 tentativas a gol por peleja — finalizou apenas duas vezes, uma contra o Grêmio e outra diante do Vasco.

O garoto, no entanto, é responsável por ter a melhor média de passes certos dentre os centroavantes. O camisa 29 tem 83%, enquanto Uribe tem 77% e Dourado, 75%.


Foto: Reprodução/Globoesporte.com

Com essa dúvida na cabeça, Barbieri prepara a equipe para o confronto da próxima quarta-feira (08), contra o Cruzeiro, pela ida das oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores. A partida vai ser disputada no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e terá início às 21h45, horário de Brasília.

Ver comentários

  • Não é justo o que estão fazendo com o Henrique dourado, tem que botar pra jogar, esse Uribe não é lá essas coisas, assim é sacanagem.

Notícias recentes

  • Destaque

Agora técnico, Diego Souza se inspira em Filipe Luís: “Muitos treinadores não conseguiram fazer o Flamengo render”

Diego Souza é o novo técnico do Joinville, de Santa Catarina Ex-Flamengo e com passagens…

06/08/2026
  • Notícias

DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

Luiz Araújo está em fase de transição e deve ficar à disposição do Flamengo contra…

06/08/2026
  • Notícias

Com ajuda de jogador do Flamengo, México garante vaga na Copa do Mundo Sub-20

Diego Reyes, do Flamengo, auxiliou o México a se classificar para o Mundial Sub-20 A…

06/08/2026
  • Destaque

O retorno de Plata para defender posto de maior driblador de 2026 em Flamengo x Vitória

Samuel Lino, Carrascal e Plata são os maiores dribladores do Flamengo nesta temporada O jogo…

06/08/2026
  • Notícias

Filipe Luís vence 1º jogo internacional no comando do Monaco

Contra o Getafe (ESP), Filipe Luís conheceu a primeira vitória contra time ‘não francês’ no…

06/08/2026
  • Notícias

O argumento de Bap sobre preço dos ingressos do Flamengo

Flamengo paga caro para jogar no Maracanã, diz Luiz Eduardo Baptista Uma reclamação em comum…

06/08/2026