Alvo prioritário do Flamengo quando o clube decidiu pela saída de Paulo Cesar Carpegiani, Renato Gaúcho recusou a oferta milionária feita pelos cariocas e decretou o seu “fico” no Grêmio.
Sem opções no mercado, o clube carioca não teve muitas alternativas senão manter o desconhecido Mauricio Barbieri no comando. Poucos meses depois, hoje já não mais interino na Gávea, o técnico de 36 anos tem números melhores do que o técnico gremista desde o desfecho do namoro rubro-negro com Renato. Nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
O não de Renato foi formalizado aos dirigentes do Fla no dia 8 de abril. De lá para cá, Barbieri segurou a ponta do Brasileiro, avançou na Copa do Brasil e na Libertadores e alcançou 66,6% dos pontos disputados nestes 22 jogos até aqui. São 12 vitórias, oito empates e duas derrotas.
Renato, por sua vez, segue intocável em Porto Alegre, mas seu time tem performance um pouco inferior à do adversário. Neste mesmo recorte, o Tricolor atingiu índice de 63,8% de aproveitamento, com 13 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
“É um privilégio jogar contra a equipe do Renato. Foi um grande atleta, é um grande treinador, como os resultados têm demonstrado. Me sinto privilegiado, mas com muito cuidado, muito respeito, a gente vai tentar buscar o resultado para o Flamengo“, analisou Barbieri.
Para o clássico desta noite, o comandante já terá à disposição o atacante Vitinho. Contratado por R$ 43 milhões pelo Flamengo, o jogador está regularizado e pode fazer sua estreia com a camisa do novo clube.
Se conta com o camisa 14, o treinador não terá Guerrero às ordens. Com dores na parte posterior da coxa, o peruano sequer viajou para a capital gaúcha. Sem o centroavante, Barbieri pensa na melhor forma de montar o setor ofensivo. A tendência, no entanto, é que ele mande a campo um trio com Uribe, Marlos Moreno e Everton Ribeiro. Recuperado de uma cirurgia no joelho, o colombiano Berrío voltou a ser relacionado.
“O Grêmio é uma equipe muito difícil de ser batida, principalmente aqui em Porto Alegre. É uma equipe que gosta de ter o controle do jogo, tenta dominar o adversário. Temos de encontrar maneiras de não deixar o Grêmio confortável no jogo. Ao mesmo tempo, eles gostam bastante de ter a bola e têm dificuldade quando não a tem“, opinou o treinador do Fla.
O clássico na Arena será o primeiro de três que os rivais escreverão nos próximos dias. No sábado, tricolores e rubro-negros voltam a campo pelo Brasileiro, também na casa gremista. No dia 15, no Maracanã, as equipes de Renato e Barbieri medem forças para ver quem avança na Copa do Brasil.
Reprodução: Uol Esporte
Quanto o Flamengo pagou para contratar Anthony Valencia? Anthony Valencia foi o primeiro reforço contratado…
Torneio amistoso de vôlei teve fim neste sábado (26) O Sesc RJ Flamengo venceu o…
Flamengo possui contrato válido com a Adidas até 2029 A Adidas voltou a destacar a…
Flamengo disputa os títulos do Brasileirão e da Libertadores Depois de uma temporada histórica em…
Noruega eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026 Jorge Jesus…
Gonzalo Plata, Ayrton Lucas e Evertton Araújo possuem lesões musculares no Flamengo O Flamengo utiliza…
Ver comentários
Jogar com cautela e pé no chão..sem pensar que o jogo é fácil.. sorte mengão e fé que vamos vencer se Deus quiser....
Renato? Não quero... Muito feliz com o estilo Barbieri... Estudioso, fala bem, mais discreto, escala os melhores e dá padrão ao time...