FOTO: STAFF IMAGES/FLAMENGO
Por: Igor Dorilêo e Venê Casagrande
As últimas duas grandes negociações feitas pelo Flamengo, através da gestão Bandeira de Mello, passarão por investigações dentro do clube. A Comissão de Inquérito foi nomeada para passar à limpo as transações envolvendo Lucas Paquetá e Vitinho. Entre os pontos questionados, estarão alguns como: dar explicações sobre ter apenas 70% dos direitos federativos de Paquetá e o destino dos outros 30%, comissões que possam ter sido destinadas a empresários nos dois casos, entre outras perguntas.
O documento, assinado por Rodrigo Dunshee de Abranches, presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, e candidato a vice-presidente pela Chapa “UniFla”, encabeçada por Rodolfo Landim, nomeia os conselheiros Artur Rocha Netto, William Pereira dos Santos e Eduardo Bezerra , como responsáveis por apurar as referidas negociações. Em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (17), a atual gestão do clube negou qualquer ato ilícito.
Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Fla, começou dizendo que a ideia era “esclarecer tudo de nebuloso”. Depois disso, Ricardo Lomba, vice-presidente da atual gestão e candidato da situação nas eleições, afirmou que não era “dono do atleta”, se referindo a Lucas Paquetá. Por fim, o diretor-geral e responsável direto pelo negócio, Bruno Spindel, deixou claro que não houve comissionamento a terceiros e que o dinheiro arrecadado seria todo investido no futebol.
Diante desse cenário, os nomeados para as investigações terão acesso aos documentos pertinentes, referentes às negociações de Paquetá e Vitinho, para que possam checar se houve ou não ilegalidade nas duas transações. Esse é mais um capítulo que faz os bastidores ferverem às vésperas da eleição presidencial do clube.
Ao todo, são quatro candidatos. Além de Landim e Lomba, já anteriormente citados, Marcelo Vargas e José Carlos Peruano disputam o pleito. Eles participarão do debate promovido pelo Coluna do Flamengo, em parceria com o Blog Ser Flamengo, na sexta-feira (26), às 19h (horário de Brasília). O encontro acontecerá no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.