FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
O Flamengo tem um desafio marcado nesta sexta-feira (05), contra o Corinthians, em Itaquera, precisando vencer para tentar retornar ao grupo de classificação direta à Libertadores da América. No entanto, se quiser alcançar o objetivo de sair com a vitória, o Rubro-Negro precisará enfrentar um péssimo histórico recente: não vence como visitante há oito jogos no Brasileiro.
O último triunfo conquistado na condição de visitante ocorreu no clássico contra o Fluminense, lá na 10ª rodada da competição. Detalhe: o Tricolor é justamente o adversário seguinte do Flamengo, ou seja, não vencer o Corinthians fará com que a equipe alcance 19 jogos sem triunfar longe de seus domínios, mesmo número de partidas de um turno inteiro do Brasileirão.
Se o clássico for ignorado, pelo fato de ambos os times estarem atuando em Brasília e serem do Rio de Janeiro, a última vitória aconteceu três rodadas antes, na sétima, no Independência, em triunfo pelo placar mínimo sobre o Atlético-MG, no dia 26 de maio. Pouco mais de quatro meses.
O curioso é que, justamente até o clássico contra o Fluminense, quinto jogo como visitante no Brasileiro, o Flamengo vinha fazendo uma boa campanha nos domínios adversários. Nesses cinco primeiros jogos, o Rubro-Negro perdeu apenas um, empatou outro e venceu três. Foram dez pontos conquistados em 15 possíveis, um ótimo aproveitamento em outros estádios.
No entanto, o retrospecto não se manteve: nos últimos oito jogos, foram cinco empates e três derrotas. Desempenho que precisa melhorar com certa urgência no caso da equipe ainda querer brigar pelo título brasileiro. A primeira oportunidade será contra o Timão. A bola rola na arena às 21h (horário de Brasília).