FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Por: Igor Dorilêo e Venê Casagrande
Apresentado no dia 29 de setembro, Dorival Júnior completa, nesta segunda-feira (29), um mês no comando técnico do Flamengo. Contratado após a saída de Maurício Barbieri, o treinador deu novo ânimo à equipe por conta da sequência de vitórias, que reascendeu a esperança pelo título brasileiro, e teve participação ativa também no fator extra-campo, principalmente na polêmica envolvendo Diego Alves, afastado dos jogos por não aceitar a reserva.
Logo no dia em que vestiu a camisa do clube ao lado dos dirigentes, em Salvador, Dorival já foi para a beira do campo dirigir o time contra o Bahia, em partida que terminou empatada em 0 a 0. Depois disso, foram três goleadas. As vítimas foram Corinthians, Fluminense e Paraná. As duas primeiras por 3 a 0 e a última por 4 a 0. Ao chegar, prometeu que daria mais objetividade à equipe. Assim fez e solucionou os problemas do ataque rubro-negro.
Depois da ótima sequência, chegou o maior teste para o treinador: a “decisão” contra o líder Palmeiras. Porém, não dá para falar dessa partida, sem antes passar pelo caso de Diego Alves. O experiente goleiro, que ficou de fora dos primeiros três jogos com Dorival por lesão, foi liberado pelo departamento médico, mas não reassumiu a condição de titular, como imaginava. Outro que passou por isso foi Diego Ribas, mas sem polêmica.
Ao saber que ficaria no banco de reservas, e César seria mantido como o goleiro da equipe, Alves se recusou a viajar com a delegação para Curitiba, onde o Fla acabou vencendo o Paraná. A atitude gerou um mal-estar entre todos dentro do clube, e principalmente com Dorival Júnior. O comandante não gostou nada e exigiu um pedido de desculpas para que o camisa 1 voltasse a ser relacionado, o que não aconteceu até então.
Mais uma vez sem Diego Alves, o Flamengo, de Dorival, encarou o Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro. O jogo ganhou status de decisão, já que colocou frente a frente os dois primeiros colocados da competição. Em caso de vitória rubro-negra, a distância para o time alviverde diminuiria para apenas um ponto. No entanto, não foi isso que aconteceu. Empate em 1 a 1, e primeiro gol sofrido sob o comando do técnico.
Durante os primeiros 30 dias de trabalho, Dorival definiu alguns titulares que não tinham vaga cativa na equipe titular. O primeiro deles e que gerou mais polêmica, foi o goleiro César. Além dele, Pará, Willian Arão e Uribe ganharam sequência. Paquetá, apesar de não ter saído do time, mudou de função. Passou a jogar como meia centralizado, atuando mais na criação, e cresceu de rendimento. Outro que melhorou foi Vitinho, jogando pelo lado esquerdo.
Com contrato somente até o fim do Brasileirão, evidentemente, o título brasileiro se torna praticamente a única forma de dar a Dorival Júnior a chance de permanecer no comando técnico da Flamengo na próxima temporada. Aliado a isso, ainda ocorrerão as eleições presidenciais, marcadas para o dia 8 de dezembro. Dependendo da diretoria que venha a assumir o clube para o próximo triênio, o treinador pode ter mais crédito, ou quem sabe, menos simpatizantes.
Principais feitos de Dorival Júnior nos primeiros 30 dias de trabalho:
— Solução no ataque: 11 gols marcados em cinco jogos
— Fim de jejum: centroavantes voltaram a marcar depois de dois meses
— Fim de jejum parte dois: Marlos Moreno voltou a fazer um gol depois de mais de dois anos
— Defesa sólida: apenas um gol sofrido em cinco jogos disputados
— Melhora de Paquetá: mudança acertada do meia de posição, para jogar mais adiantado
— Confiança de Vitinho: o meia-atacante fez boas partidas e ameaça engrenar no rubro-negro
— Recuperação de Willian Arão: pouco aproveitado por Barbieri, o volante se tornou titular
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 A temporada…
Dorival Júnior convocou Léo Ortiz após excelentes atuações no Flamengo Contratado pelo Flamengo em 2024, Léo…
Além do Manchester United (ING), mais quatro equipes estão de olho em Lorran Apesar dos…
Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…
Apoio: KTO.com 👉 Vire membro do canal: /@colunadofla ► Acesse o site e as redes…
Jogador da Seleção Brasileira disse que pode retornar ao Flamengo "logo, logo" Lucas Paquetá está…