FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
O empate com o Palmeiras, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, não encerrou as chances de título do Flamengo. Apesar disso, o resultado não foi considerado bem-vindo pela torcida, que queria a vitória. Durante o programa Seleção SporTV, o comentarista André Rizek debateu sobre os resultados obtidos pela equipe rubro-negras nos grandes confrontos da temporada.
Segundo o apresentador, o Flamengo não conseguiu, na temporada de 2018, se sobressair nos jogos mais importantes que teve. Rizek ainda citou as eliminações no Carioca, na Libertadores e na Copa do Brasil para exemplificar o que disse, além, é claro, da igualdade do último final de semana, contra o Porco.
— 2018 não é um grande ano para o Flamengo, quando tem que decidir em casa. Ele teve, na semifinal do Carioca, contra o Botafogo, um revés. Era clássico? Era, mas o estádio era, quase que inteiro, rubro-negro, e ali caiu o Paulo César Carpegiani. Pelo Campeonato Brasileiro, depois da Copa, recebeu o São Paulo, perdeu, era um jogo que foi tratado como decisão para o Flamengo, e ele perdeu. Um jogo de liderança. Em casa, foi derrotado pelo Cruzeiro de forma muito categórica, na Libertadores. Contra o Corinthians, em casa, jogo de ida, não conseguiu fazer um bom jogo, 0 a 0. E agora, contra o Palmeiras, no Maracanã.
Além disso, o jornalista ainda citou todos os confrontos que o Rubro-Negro fez com as outras equipes que ocupam o G-5: Palmeiras, Internacional, São Paulo e Grêmio. Foram seis duelos, com apenas um triunfo carioca, dois empates e três derrotas. A única vitória foi sobre o Colorado, que venceu no returno, as duas igualdades aconteceram contra o Porco, e o Mais Querido saiu de campo derrotado pelos dois tricolores. No entanto, ainda os encara no returno.
Rizek considerou que, talvez, seja uma característica da equipe desta temporada. Apesar dos bons resultados conquistados e do aproveitamento mantido no decorrer do ano, os grandes confrontos ficaram aquém do esperado.
— Talvez, essa seja uma característica do Flamengo no ano. É um ano com bom aproveitamento, mas olha o desempenho do Flamengo contra os times do G-5, ou seja, os times que disputaram e disputam o título.
A próxima rodada do Campeonato Brasileiro, 32ª de um total de 38, poderá servir, justamente, para o Flamengo mudar a história de seus duelos diretos no torneio. No Morumbi, o Rubro-Negro encara o quarto colocado São Paulo, que o venceu no primeiro turno da competição, dentro do Maracanã, por 1 a 0. As duas equipes estão, no momento, separadas por apenas três pontos, o que significa que uma vitória dos mandantes iguala os dois na tabela. O duelo acontece no próximo domingo (04), às 16h (horário de Brasília).
CONFIRA TODOS OS CONFRONTOS DO FLAMENGO COM AS EQUIPES DO ATUAL G-5:
4ª rodada: Flamengo 2 x 0 Internacional
12ª rodada: Palmeiras 1 x 1 Flamengo
13ª rodada: Flamengo 0 x 1 São Paulo
17ª rodada: Grêmio 2 x 0 Flamengo
23ª rodada: Internacional 2 x 1 Flamengo
31ª rodada: Flamengo 1 x 1 Palmeiras
32ª rodada: São Paulo x Flamengo
36ª rodada: Flamengo x Grêmio
Mano. Que time fdp, em casa e uma mãe, ano passado foi a mesma coisa, passa vexame em casa e não consegue reverter fora. Antigamente os caras tinham medo do Flamengo no Maracanã. Agora eu e que tenho medos jogos em casa. Quero meu Flamengo de volta.