Notícias

Matheus Brum: “Um fim melancólico”

A gestão Eduardo Bandeira de Mello vai chegando ao fim e tinha tudo pra sair pela porta da frente, aclamado como o maior presidente da história centenária do clube mais popular do Brasil. Pra alguns pode até ser, mas pra grande parte dos rubro-negros, a sensação é que o mandatário manchou a própria história.

Não foram poucas as polêmicas! Quando não trocava demais os treinadores, segurou por muito tempo Zé Ricardo; protegia jogadores contestados pela torcida e que não entregavam em campo; brigou com antigos aliados; usou o clube como trampolim pra tentar entrar na política, entre outras atitudes contestáveis.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Precisamos colocar na conta a falta de títulos e grandes campanhas. Nestes últimos cinco anos, ganhamos apenas a Copa do Brasil de 2013 e o Campeonato Carioca de 2014. No primeiro, não tinha os times que disputaram a Libertadores. No segundo, o troféu veio com o gol impedido de Márcio Araújo. Chegamos a liderar várias rodadas dos Campeonatos Brasileiros, mas não fizemos nenhuma campanha que enchesse os olhos. Nas competições sul-americanas, colecionamos fracassos! Quedas nas fases de grupos da Libertadores e eliminações para equipes nanicas.

A cada fracasso, faltou autocrítica. E isso fez com que antigos aliados se afastassem, criando uma oposição dentro da própria gestão. Conseguiu se reeleger, mas o clima de isolamento ficou cada vez maior neste segundo mandato. O descontentamento foi tal, que não conseguiu ser eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. Uma derrota retumbante, que mostra um pouco da (des)aprovação da sua presidência.

Sabendo destes problemas, EBM já anunciou que não participará da próxima gestão, independentemente do vencedor, e que cuidará dos próprios afazeres. Uma declaração que mostra como se tornou indesejável pros dirigentes.

Mesmo com todos estes problemas, a gestão administrativa e financeira se tornou referência nacional. Não há clube ou cartola que não cite Bandeira e suas benfeitorias ao Flamengo. Colocou um clube que sucumbia em dívidas milionárias no posto de maior receita do país, com a camisa mais valorizada entre os patrocinadores, tendo disparado a maior fatia da verba de televisão. Nestes cinco anos, não ouvimos falar do terror de salários atrasados, de jogadores não querendo vir pra Gávea, nem de ações judiciais ajuizadas por funcionários que não recebiam seus direitos. EBM também lutou pelo Profut, votou a favor do VAR e fez oposição dentro da Fferj.

Sem dúvidas é um nome que ficará marcado na História do Flamengo. Só que a sensação é que poderia ter sido ainda maior. Daqui pra frente, o que mais se ouvirá é: “Bandeira foi um bom presidente, mas…”

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Ver comentários

  • Rapaz tem cada reportagem que eu vou te dizer,amigo não olhe so para os títulos que ele não conquistou olhe para o que ele fez .

  • um fim merecido pela sua arrogância e prepotência faltando com respeito com o manto e a torcida sustentado de perebas e preguiçoso vaza.

  • Melancólico? Daqui pra frente irão colher os frutos do trabalho do EBM. O diferencial foi essa gestão

  • De que adianta titulos e um clube endividado e sem perspectiva. O EBM foi muito bom presidente e sem sombra de duvida o melhor dos que passaram nos mandatos passados apos a decada de 90. Tudo bem sem praticamente nenhum titulo de relevancia, a não ser a Copa do brasil/13. Mas deixa um clube saneado financeiramente e com perspectivas execelentes para quem assumir o clube daqui pra frente. Marcio - SRN

  • Tudo maquiagem. Primeiro inflou a dívida, nunca o Flamengo teve devendo 750 milhões, nunca na galáxia. Depois parcelou as dividas fiscais e tributárias daqui pra mil e tantos anos, num intervalo de tempo do tamanho da existência de Roma. Depois inventou o tal superavit primário que é uma ilusão, anunciam superavit de 150 milhões e tomam 30 milhões emprestados no outro dia em bancos. Fez parcelamento da compra de perebas que somam mais de 100 milhões. Só para ter uma ideia, olhando o balanço de 2017, o Clube pagou quase 90% dos valores empregados em contratações para comissões de agentes e empresários, trocando em miúdos, para cada 1 Real investido em contratações o time paga 0,85 centavos de comissão de empresários, isso quer dizer que, jogadores que custaram 20 milhões saem por quase 40. Vejam nos balanços. Depois recorreu de decisão para não pagar dívidas de IPTU, ISS entre outros impostos municipais que superam 120 milhões de Reais, divida que ficará para Landim pagar. Depois antecipou cotas de TV, para gastar na sua gestão, comprometendo assim as outras gestões, antecipou milhões de Reais da Rede Globo, ai eu pergunto, Kadê o superavit ? Depois vendeu os craques formados em casa, Paquetá, Vinicius Jr, etc., acabando assim as perspectivas de retorno técnico dos atletas. No caso de Paquetá, vendeu no apagar das luzes do término da sua calamitosa gestão, com 30% de desconto para o Milan, porque Isso? É preciso investigar.
    Depois falou no tal centro de treinamento, que foi construído graças a empréstimos, vendas de jogadores e venda do patrimônio do clube, no caso o edifício chamado de "Morro da viúva". Eu fico pensando, com tantos problemas como ainda achar que esse cidadão fez algo de maravilhoso no clube. Ah, ia me esquecendo, o clube ainda deve perto de 500 milhões, se colocarmos as dívidas de jogadores parcelados que ainda falta pagar e associar a isso as dívidas municipais, voltamos a dever na casa dos 700 milhões, quantia essa divulgada no inicio da gestão. Ai concordo, a partir de 2019 o Flamengo realmente terá dívidas de 700 milhões mesmo. O resto é bravata, leriado, mentira e conversa fiada dos Bandeiretes, trupe do EBM e adeptos do Fiu Fiu.

      • Quanta bobagem vc disse em um só texto. Primeiramente, deixo claro que sou sócio e votarei na chapa do Landim. Porém, não se pode deixar de analisar que NÃO EXISTE UMA LONGA VIAGEM SEGURA SE A ESTRADA NÃO ESTIVER BEM PREPARADA. Realmente, o EBM não ganhou muitos títulos, e nem precisava. Sua missão foi cumprida com louvor. Eu que sou mais velho do que a maioria dos que comentam aqui posso testemunhar o quanto éramos achincalhados pelos outros torcedores, imprensa e até jogadores, por que não pagávamos ninguém. Denilson, Vampeta e tantos outros sacaneavam o Fla na tv todo dia, para deleite da imprensa paulista. Hj temos dignidade e respeito, pois sabem que a estrada está pavimentada e segura para quem o suceder. O futuro do Flamengo será grande e EBM tem parcela imensa nas glórias que virão, com certeza. A casa está arrumada, os cofres seguros e o orgulho resgatado. Obrigado Bandeira, volte pra arquibancada com a certeza do dever cumprido. Que venha o Landim agora. Saudações Rubro Negras.

  • Vc esqueceu de sitar o título carioca invicto 2017.

    Pecou muito no corpo do texto e no titulo, faltou ênfase ao melhor título que tivemos nos últimos 25 anos, o de equipe mais bem administrada do país. As más administrações nos envergonharam muito mais do que uma meia década sem títulos importantes. Lembrando que essa falta de títulos de expressão se arrasta desde o Brasileirão de 92. A partir da gestão Kleber Leite nunca mais voltamos a ser os mesmos desde lá foram 20 anos de pequenas alegrias e agora sim 6 anos de bom trabalho.

    Eduardo Bandeira de Mello nos devolveu a dignidade. Que outras administrações venham e aproveitem de forma conciente os frutos dessa ótima diretoria.

  • Grandes partes dos flamenguistas sentem a sensação que o mandatário manchou a própria história? Da onde você tirou essa informação? Foi feito uma pesquisa na escala nacional para você ter esses dados? Nestes últimos cinco anos, ganhamos apenas a Copa do Brasil de 2013 e o Campeonato Carioca de 2014. No primeiro, não tinha os times que disputaram a Libertadores? 2013 foi o primeiro ano que os times que estão na Libertadores participarão das oitavas da Copa do Brasil. Estou Decepcionado com essa reportagem.

  • Eu fico puto com isso: Tem gente que que não tem noção. quer deitar no sofá enquanto o pintor lixa as paredes para a pintura da sala.

  • O Flamengo não vai acabar amanhã não gente!!!! é exatamente o contrário.