Por: Higor Neves
A cerimônia de posse da nova diretoria, encabeçada por Rodolfo Landim, aconteceu na última quarta-feira (19), e os novos comandantes do Flamengo já estão trabalhando nos bastidores. Um dos propósitos é formar o elenco do futebol para a próxima temporada e, apesar de não ter reforços confirmados, há saídas já concretizadas, como é o caso do zagueiro Réver. Com a baixa, o Rubro-Negro passa a ter, até então, quatro zagueiros garantidos para 2019, sendo três formados na base.
Rhodolfo, Matheus Thuler, Léo Duarte e Matheus Dantas: estes são, hoje, os responsáveis pela zaga do Fla. Dentre eles, apenas o primeiro não foi criado na Gávea. Vale lembrar o caso do experiente Juan, que também é fruto da base do Flamengo e iniciará a temporada no plantel. Entretanto, sua permanência na equipe será até abril, apenas. Prazo em que o contrato do defensor se encerra e, em seguida, ele se aposentará.
Entre as opções garantidas para o próximo ano, o que mais atuou em 2018 foi Léo Duarte. Titular absoluto na temporada, ele chegou à marca de 49 partidas, superando Réver, agora ex-capitão do Fla, que participou de 44. Thuler e Rhodolfo, por sua vez, passaram longe da quantidade dos outros dois, com 12 e 23 partidas, respectivamente.
Apesar de Thuler e Léo Duarte ainda serem considerados jovens, o “caçula” da turma será Matheus Dantas, que completou 20 anos recentemente e fechou seu ciclo nas divisões de base. Ao longo de 2018, ele foi um dos capitães do sub-20 do Fla e peça-chave para conquista da Copinha. O defensor, aliás, chegou a participar um jogo na categoria profissional: foi na estreia do Campeonato Carioca, quando o Flamengo bateu o Volta Redonda por 2 a 0.