FOTO: STAFF IMAGES/FLAMENGO
Por: Carla Araújo
Já diria o jornalista Geraldo Mainenti: “Craque se faz em casa”. O slogan, título de uma reportagem na Manchete Esportiva, em 1979, virou bordão no Flamengo. Hoje, 39 anos depois, os Garotos do Ninho provam que a frase não é apenas ilustrativa. Se tem uma coisa que o clube rubro-negro faz é isso: fabricar craques. Em 2018, os muitos títulos conquistados pela base mostram que, se os profissionais não levantaram nenhuma taça, os jovens fizeram esse papel muito bem. Sub-20, Sub-17, Sub-16 e Sub-15 foram campeões 14 vezes este ano.
Para começar bem 2018, o sub-20 do Fla foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela quarta vez na história. Após vitória sobre o São Paulo, os Garotos do Ninho levantaram a primeira taça do ano já em janeiro. Era só o começo de uma temporada vitoriosa que estava por vir. O Rubro-Negro ainda chegou à final em outras quatro competições, conquistando o título em todas elas: Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Trofeo Dossena (Itália) e Torneio Otávio Pinto Guimarães.
Em março, após uma vitória em cima do rival Botafogo, o Flamengo conquistou a Taça Guanabara. Em Maio, foi a vez do Sub-20 levantar o troféu pelo Campeonato Carioca. A partida contra o Vasco foi preliminar de um jogo da mesma competição do profissional e terminou em 1 a 0 para o Rubro-Negro. No mês seguinte, o Fla foi campeão pela primeira vez do Trofeo Dossena, realizado na Itália. Na ocasião, o vice foi o Atalanta. Para fechar o ano de glórias, veio o 10º título do OPG, conquistado em novembro, em cima do Fluminense.
No entanto, não só de Sub-20 se vive o Flamengo. Outras categorias da base também fizeram bonito. O Sub-17 conquistou três títulos: Dallas Cup, Evergrande Cup e Taça Guanabara. O Sub-16 levantou a taça do Torneio de Dubai. Por fim, o Sub-15 foi campeão em mais três competições: Nike Premier Cup, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Sub-17 conquistou a taça da Copa do Brasil-sub, e Sub-16 levou o bicampeonato da Guilherme Embry. Na reta final do ano, o único revés ficou por parte do sub-20, eliminado na fase de grupos da Copa Ipiranga. Mas nada que possa apagar o sucesso dos jovens em 2018.
E para fazer jus ao slogan que dá voz a essa matéria, alguns dos Garotos do Ninho, que atuaram este ano pelo Sub-20, vão ser efetivados para o profissional no início de 2019. O volante Hugo Moura, o lateral Klebinho (que subiu parcialmente este ano), o atacante Lucas Silva e o zagueiro Matheus Dantas completam 21 anos e, após o título do OPG, se preparam para subir ao elenco principal. São os frutos colhidos em resultado ao excelente trabalho feito na base do Flamengo, desde 1979, e até hoje.
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Flamengo não pretende punir, multar ou afastar Bruno Henrique Nesta terça-feira (05), Bruno Henrique passou…
Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…