O Flamengo entrará em quadra neste sábado (29) para fazer o último jogo do calendário no basquete brasileiro, contra o Franca. Os dois times disputam a final da Copa Super 8, que reuniu as oito melhores equipes do primeiro turno do NBB. O Rubro-Negro, atualmente, ocupa a terceira colocação na tabela, enquanto seu adversário é o líder da competição, e por isso recebe a partida decisiva no Pedrocão, às 14h (horário de Brasília).
Para chegar na final, o time carioca despachou Minas e Botafogo. Até aqui, o Fla conquistou apenas o Campeonato Carioca, justamente sobre o rival eliminado nas semifinais do Super 8. O Franca, por outro lado, bateu São José e Paulistano antes de medir forças com o Rubro-Negro. A temporada da equipe paulista tem sido um sucesso: além da liderança nacional, conquistou os títulos do Campeonato Paulista e da Liga Sul-Americana.
O vencedor do troféu, além de conseguir um título na última partida do ano, garante uma vaga para a Liga das Américas, a principal competição entre as equipes do continente. O treinador Gustavo De Conti reconheceu a turbulência que a equipe vivenciou na temporada, mas ressaltou que o período maior de treinos com os jogadores fortaleceu o Rubro-Negro para a final.
— Tivemos um momento ruim na temporada, quando foi o momento mais importante do nosso semestre. No final de semana da Liga Sul-Americana, acumulamos 18 jogos em 40 dias sem tempo para treinar. A partir dali, tivemos bons períodos de treino e isso é muito importante. Estamos conseguindo trabalhar bem e acertar muitas coisas.