FOTO: GILVAN DE SOUZA
Por: Igor Dorilêo e Venê Casagrande
A delegação do Flamengo embarcou, neste domingo (06), rumo a Orlando, nos Estados Unidos, onde irá disputar a Florida Cup. Porém, nem todos da comissão estarão presentes. É o caso do psicólogo Alberto Filgueiras, que fica no Rio de Janeiro. Com isso, o grupo rubro-negro perderá uma semana de preparo mental durante a pré-temporada.
Assim que o elenco retornar de viagem, o trabalho do profissional terá sequência, restando uma semana para partidas oficiais. O São Paulo é a outra equipe brasileira que disputará o torneio amistoso que compõe a pré-temporada. Diferentemente do clube carioca, o Tricolor levou para os Estados Unidos a profissional responsável pela parte psicológica do elenco Anahy Couto.
Escolha de capitão tem influência direta de equipe psicológica
Uma questão importante que Abel Braga terá que resolver neste início de temporada é quem será o novo capitão do Flamengo, visto que Réver se despediu rumo ao Atlético-MG. Alguns jogadores despontam como favoritos, como Diego Alves e Diego Ribas, que já exerceram a função. No entanto, para uma decisão final, a avaliação do departamento psicológico é de suma importância, conforme revelado pelo próprio Alberto Filgueiras, em entrevista ao Coluna do Flamengo em outubro do ano passado.
— Imagina um organograma de uma empresa. Você tem o presidente, os diretores e os funcionários. Mesma coisa acontece dentro do campo. A gente escolhe um responsável por outro jogador dentro de campo diretamente. Ao ser responsável, ele pode elogiar e também cobrar. A escolha depende da proximidade dos jogadores […] É um dos fatores (psicológico). O treinador pode chegar e mudar. Eu sou uma fonte de informação. A função do CEP é passar embasamento para que o treinador tomar a decisão.