Por: Venê Casagrande
*Matéria publicada às 01h36, de 09/01/2019
O Flamengo acertou a contratação do meia Arrascaeta, do Cruzeiro. As partes finalmente chegaram a um denominador comum após reunião ocorrida em Montevidéu, no Uruguai, na última terça-feira (08). Entretanto, de acordo com apuração da reportagem, em parceria com o jornalista Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia, os dois clubes também firmaram um acordo de cavalheiros, no qual o Rubro-Negro desistiria da contratação do zagueiro Dedé, considerado o principal nome do elenco da Raposa. Com isso, Miranda entrou novamente no radar.
Mais uma apuração na parceria com @samuelvenancio: na negociação pelo meia Arrascaeta, concretizada nesta terça, Flamengo e Cruzeiro firmaram um acordo de cavalheiros. Nesse combinado, o Rubro-Negro desiste de vez de contratar o zagueiro Dedé. #colunadofla
— Venê Casagrande (@venecasagrande) January 9, 2019
O experiente defensor, de 34 anos, era um dos nomes sondados pela diretoria rubro-negra, mas o alto valor pedido pela Inter de Milão, clube dono dos direitos do atleta, foi um dos fatores para que a cúpula do Fla desistisse momentaneamente do negócio e depositasse todas as fichas na contratação de Dedé.
Ainda de acordo com a reportagem, o Flamengo chegou a sinalizar com proposta de € 5 milhões para os investidores que detém os direitos econômicos do jogador cruzeirense, mas a proposta acabou não “enchendo os olhos” dos representantes. O prestígio conquistado no Cruzeiro e o carinho adquirido com a torcida mineira foram também determinantes para que a negociação não avançasse. Sem opções no mercado brasileiro, a diretoria pretende iniciar as tratativas por Miranda, considerado outro nome ideal para a posição.
Falta de oportunidades na Inter de Milão pode facilitar negociação por Miranda:
O atleta brasileiro não vive boa fase na Itália, o que poderia ser um facilitador para a investida do Flamengo. Na atual temporada, disputou apenas dez jogos, sendo nove como titular, contando as 25 partidas realizadas pela Inter até o momento, entre campeonato local e Champions League. O zagueiro tem como bagagem a participação na última Copa do Mundo pela seleção brasileira de Tite, atuando ao lado de Thiago Silva.
O Flamengo conta atualmente no plantel com seis zagueiros: Rodrigo Caio, Léo Duarte, Rhodolfo, Thuler, Matheus Dantas e Juan. Porém, dentre os citados, apenas Léo Duarte e Rhodolfo foram utilizados com maior frequência na última temporada. Rodrigo Caio, primeiro reforço anunciado nesta janela de transferências, deve receber oportunidades com o técnico Abel Braga, enquanto que Juan ainda não está completamente recuperado de lesão sofrida no tendão de aquiles.
Acordo de “cavalheiros”, requer paridade e, esse, beneficia um lado somente que, por seu estapafúrdio comportamento, mereceria muitos outros epítetos (alguns, pouco elegantes)