Fora das opções de Abel Braga para este início de temporada por estarem servindo à seleção brasileira sub-20, o zagueiro Matheus Thuler e o atacante Licoln já se encontram à disposição do comandante, inclusive já treinando com os demais companheiros. Os jogadores participaram da péssima campanha do Brasil no Sul-Americano da categoria, em que o time não conseguiu a classificação para a Copa do Mundo.
Na última fase do torneio, sediado no Chile, a equipe comandada pelo treinador Carlos Amadeu ficou em quinto em um hexagonal, que reúne seis times. O Equador foi o campeão inédito, e Argentina, Uruguai e Colômbia carimbaram seus passaportes para o Mundial. Abaixo do Brasil, apenas a Venezuela. A Seleção marcou apenas três gols nos últimos cinco jogos da competição, obtendo uma vitória, dois empates e duas derrotas.
O triunfo veio no confronto derradeiro, contra a Argentina, quando o time precisava ganhar por 3 a 0. No entanto, com uma dificuldade crônica de marcar gols, o Brasil em nenhum momento esteve próximo de alcançar seu objetivo. Lincoln selou o placar mínimo com um gol de pênalti.