Em primeiro Fla-Flu após reassumir o Flamengo, Abel Braga tenta mudar seu histórico como treinador no clássico

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Por: Aguinaldo Junior e Carla Araújo

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (14) para encarar o Fluminense, um rival histórico e de jogos marcantes. Um personagem em questão, que agora defende as cores rubro-negras, esteve recentemente vestindo tricolor: Abel Braga. O treinador foi contratado pelo Flu em janeiro de 2017 e ficou no clube das Laranjeiras por um ano e seis meses. Neste período, enfrentou o Fla em 12 oportunidades, dentre Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Estadual. No entanto, se contar apenas a última passagem pelo Tricolor, o  retrospecto não é favorável para “Abelão“.

No total, Abel perdeu cinco vezes para o clube da Gávea, sendo duas no Carioca de 2017, uma na Sul-Americana daquele mesmo ano e outras duas no Brasileirão de 2018. O treinador venceu em apenas uma oportunidade: quando aplicou uma goleada de 4 a 0 no time reserva do Rubro-Negro, pelo Estadual da última temporada. As equipes empataram em seis ocasiões durante este período.

O jogo mais marcante entre Flamengo e Fluminense nesta época, com Abel comandando os tricolores, aconteceu pela Copa Sul-Americana de 2017. O Rubro-Negro, na ocasião, havia vencido o primeiro confronto das quartas de final por 1 a 0 e jogava pelo empate. Porém, após um início avassalador, o Flu abriu 3 a 1 e encaminhava sua classificação. O Fla, no entanto, não desistiu e buscou o resultado igual, terminando o jogo em 3 a 3 e com a classificação para a semifinal do torneio.

Neste jogo, aliás, Abel Braga foi personagem após o embate, quando chamou Diego Alves de “goleirinho“. O curioso é que, cerca de um ano e dois meses depois, o treinador foi fundamental para a permanência do arqueiro no Flamengo. Após polêmicas com a antiga gestão, Diego recebeu ligações do novo comandante para que pudesse continuar defendendo o Rubro-Negro em 2019.

Agora pelo Flamengo, Abel Braga terá um grande desafio: manter a concentração dos atletas na partida. Isso porque, o clássico desta quinta-feira (14), que terá início às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã, será recheado de homenagens às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, que deixou dez vítimas fatais e três feridos. O embate é decisivo para ambos os clubes, pois define quem enfrentará o Vasco da Gama na final da Taça Guanabara. O Fla tem a vantagem do empate.

Compartilhe com os amigos

Veja também