O Flamengo é apontado por muitos como um dos melhores elencos do futebol brasileiro, mas parte da torcida pede a contratação de um novo zagueiro. Para a posição, o Rubro-Negro conta com Rhodolfo, Léo Duarte e Rodrigo Caio, este recém chegado ao clube, além de Matheus Thuler, Matheus Dantas e Rafael Santos, estes três oriundos da categoria de base rubro-negra. Abel Braga, em entrevista ao Globoesporte.com, falou sobre a disputa no setor defensivo.
Léo Duarte, de 22 anos e 1,83 de altura, cria do Fla, terminou a temporada de 2018 como titular absoluto, mas perdeu a posição neste ano para o experiente Rhodolfo, de 32 anos e 1,94 de altura. Rodrigo Caio, de 25 anos e 1,82, entrou na vaga de Réver, que foi negociado com o Atlético-MG. Abel Braga explicou as diferenças entre os defensores, mas afirmou que é preciso ter sempre um jogador alto na posição.
– Você deve ter pelo menos sempre um zagueiro mais alto, como nós temos o Rhodolfo, como tinha o Réver no ano passado. Então, você vê que as equipes procuram não ter dois jogadores da mesma altura mais ou menos -, disse o treinador, que prosseguiu:
– Só que o Léo teve uma evolução muito grande em relação a tempo de bola, estava fazendo um trabalho específico. O Rhodolfo é um jogador que pela altura é extremamente importante -, contou “Abelão”.
O treinador revelou que ficou surpreso com o desempenho técnico de Rodrigo Caio. Abel citou a impulsão, o tempo de bola e bom posicionamento em campo como destaques do atleta, que é titular absoluto com o comandante. Com isso, Léo Duarte e Rhodolfo disputam a outra vaga na posição.
– Agora, um jogador que surpreende, a impulsão que o Rodrigo Caio tem é um negócio anormal. Ele tem um tempo de bola, está sempre bem posicionado para cortar ou para atacar –, elogiou o comandante, antes de concluir:
– Quando chegou o Rodrigo, saiu o Réver, entrou o Rhodolfo; depois Rodrigo com o Léo, Rodrigo com o Rhodolfo, e agora o Léo voltou muito bem nesse jogo (contra Americano), vai fazer outro jogo. Futebol obviamente depende do jogador, da competitividade entre eles, a competição entre eles é saudável, é legal, mas assim, pensar de imediato em improvisar, trazer um falso terceiro zagueiro, não sei. Porque você poderia fazer isso ou tirando um volante.
Léo Duarte, que vinha jogando no time alternativo, teve oportunidade de atuar entre os titulares devido a Rhodolfo ter sentido dores na panturrilha. O jogador de 22 anos será titular pela segunda vez seguida na partida desta quinta-feira (28), diante da Portuguesa. O jogo vai ser disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e terá início às 21h (horário de Brasília). O confronto é válido pela segunda rodada da Taça Rio.
Na minha opinião os zagueiros são bons e sistema tá sobrecarregado já que temos apenas 1 volante. O Abel não decide se joga com mais um marcador ou se joga com mais um meia. Se for jogar com mais um marcador saca o Arão e coloca Piris ou Rodrigo Caio como terceiro Zagueiro e falso volante. Se for jogar com mais um meia saca o Arão e recua o Diego. Resultado o que gera esse desiquilibrio tanto ofensivo quanto defensivo é o Arão que não marca e não ataca faz tudo errado! O Arão é como pato! O pato anda, nada e voa. Anda desengonçado, voa baixo e nada que mais ou menos.