FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Por: Carla Araújo
Desde 2017, quando mudou de formato, o regulamento do Campeonato Carioca deixa os torcedores confusos em relação à classificação, pontos e fases finais da competição. A fim de acabar de vez com essas dúvidas, a reportagem do Coluna do Flamengo resolveu destrinchar o artigo 28, que especifica sobre a semifinal do Estadual. Faltando dois jogos da Taça Rio, o Rubro-Negro precisa de apenas uma vitória para se garantir matematicamente na semifinal do campeonato, ainda que não dispute o título da segunda fase.
Para entender como são definidos os semifinalistas da competição, é preciso, primeiramente, assimilar que o título de uma das Taças não traz a garantia de estar na final do Carioca (apenas se for o vencedor das duas). Além disso, uma classificação geral, juntando pontos da Guanabara e da Rio, foi incorporada no novo regulamento. Dito isso, assim são definidos os quatro (ou dois) times que vão para a semifinal do Campeonato Estadual:
Campeões diferentes nas duas fases:
– Semifinalista 1: campeão da Taça Guanabara;
– Semifinalista 2: campeão da Taça Rio;
– Semifinalistas 3 e 4: os dois melhores colocados na classificação geral (excluindo os campeões das Taças).
Mesmo campeão nas duas fases:
– Finalista: campeão da Taça Guanabara e Rio se garante na final do Carioca;
– Semifinalistas 1 e 2: os dois melhores colocados na classificação geral (excluindo o campeão das Taças).
A partir daí, fica mais fácil entender o que o Flamengo precisa fazer para se garantir na semifinal do Carioca. Vencendo apenas um dos dois jogos restantes da Taça Rio, o Rubro-Negro assegura sua vaga pela classificação geral. Hoje com 21 pontos, chegaria a pelo menos 24. Do Volta Redonda para baixo, ninguém poderia alcança-lo mais. O único seria o Fluminense*, que, com uma vitória em cima do próprio Fla, iria aos mesmos 24 (o Tricolor tem um jogo a mais).
*O Vasco chegaria a 26 pontos caso vencesse os dois jogos, mas é descartado na classificação geral, por ter conquistado o título da Taça Guanabara.
Se considerarmos a Taça Rio, o caminho se torna um pouco mais complicado, pois o Flamengo não depende apenas dele. Vitórias nas duas partidas que faltam não é garantia matemática nas semifinais da segunda fase. Hoje, o Rubro-Negro ocupa a terceira colocação do grupo B, com 8 pontos. Cabofriense e Bangu têm 9. Caso os dois times vençam seus jogos restantes, o Fla fica fora da disputa do título da Taça Rio. Lembrando que, caso seja campeão da TR, não vai direto à final do Estadual, já que o Vasco levantou a Taça Guanabara.
Pela Taça Rio, o Flamengo tem ainda duas partidas, que vão definir sua situação no Campeonato Carioca. O próximo compromisso é na terça-feira (19), contra o Madureira. No domingo (24), enfrenta o Fluminense. Os dois confrontos acontecem no Maracanã, às 20h30 e 16h (horários de Brasília), respectivamente. Uma vitória em qualquer um dos jogos assegura ao Rubro-Negro uma vaga na semifinal do Estadual 2019, sem depender de outros resultados.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
que tabela complicada viu
era melhor como antigamente o campeao da taca guanabara na estava na final do carioca se ganhase a taca guanabara e a copa rio ja erra campeao carioca
O pior é os clubes aceitarem esse regulamento escroto.
Vai uma sugestão, ao invés de chamar apenas taça Rio (muito evasivo) poderia chamar TAÇA RIO DE JANEIRO , pois RIO DE JANEIRO é um nome com mais peso.
Até recentemente na metade dos anos 90 havia uma Taça Rio de Janeiro...por isso não mesclaram o nome.