Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Cláudio Sampaio: “Épico: como o Mengão, na base da raça, se tornou o Rei do Rio”

Cláudio Sampaio
Cláudio Sampaio
Publicação: 27/04/2019
Nenhum comentário
Atualização: 27/04/2019
Compartilhar

Para conhecer os motivos de o Flamengo ser um gigante, as razões da paixão de sua torcida e da raça sempre cobrada nas arquibancadas, precisamos viajar na história.

Entre 1895 e 1911, o Flamengo foi somente um Clube de Regatas, que se notabilizou por feitos heroicos de seus remadores, especialmente em mar aberto.

Com a criação do Departamento de Esportes Terrestres, em 1911, iniciou-se nossa vitoriosa história futebolística, que reforçou o perfil de superação dos atletas rubro-negros e potencializou a simpatia dos cariocas pelo Clube, o qual, nos primeiros anos, sem um campo apropriado, tinha seus jogadores treinando na Praia do Russel, sob os olhares curiosos e já apaixonados de muitos populares.

Mesmo com quase nenhuma estrutura, o Flamengo abocanhou dois títulos cariocas na primeira década de seu futebol (1914 e 1915) e quatro títulos na segunda década (1920, 1921, 1925 e 1927), depois do que enfrentou um terrível jejum de doze anos sem conquistas, o que machucou o coração da velha guarda rubro-negra, principalmente porque, na época, não havia, para amenizar, sequer a disputa de campeonatos nacionais ou outros de expressão.

Após a fundação do Estádio da Gávea, em 1938, e a formação de um bom time, o Flamengo finalmente voltou a ser campeão, em 1939, já sob o comando do histórico técnico Flávio Costa e com os lendários Domingos da Guia, o “Divino”, e Leônidas da Silva, o “Diamante Negro” em seu elenco, o que voltou a inflamar a paixão de adolescentes e jovens pelo Clube.

No entanto, quando nada indicava que o Flamengo, já considerado “o mais querido do Brasil”, pudesse, tão cedo, iniciar uma hegemonia de títulos no Rio de Janeiro, o Clube conquistou os títulos de 1942 e 1943, empolgando ainda mais sua massa torcedora, que passou a sonhar com o tricampeonato, então inédito.

E a chance do título veio no ano seguinte, mas com um Flamengo que, apesar de contar com a famosa “linha média Biguá, Bria e Jaime” – exaltada por meu saudoso pai, então um jovem rubro-negro com 18 anos de idade – e com o cerebral meia Zizinho, estava enfraquecido por haver perdido dois craques da Seleção Brasileira: o grande artilheiro Perácio, convocado repentinamente para a 2ª Guerra Mundial, e o fantástico zagueiro Domingos da Guia, vendido ao Corinthians.

Pressentindo o pior, já que o Vasco vinha fazendo boas apresentações, liderado por Ademir Menezes, o “Queixada”, o técnico flamenguista, Flávio Costa, buscou uma inusitada solução caseira, convidando o atacante argentino Valido, que havia se retirado dos gramados e se tornado dono de uma tipografia na Capital Carioca, para jogar as duas partidas finais, contra Fluminense e Vasco, respectivamente.

Mas, mesmo com o retorno de um Valido valente, mas visivelmente fora de forma e com febre altíssima até a véspera do duelo com os cruzmaltinos, havia outros sérios problemas a superar, como o arisco ponta titular Vevé com fortes dores no joelho e o ótimo atacante Pirillo com orquite (inflamação aguda nos testículos). Enfim, era um cenário de quase terra arrasada, que mobilizou jogadores e comissão técnica.

Passada a boa goleada do Mengão sobre o Fluminense (6 a 1), chegou a finalíssima, em uma tarde de típicos 40 graus centígrados no Rio de Janeiro, no longínquo 29 de outubro de 1944, com a Gávea completamente lotada pela apaixonada massa rubro-negra, a qual, torcendo pela vitória, que era fundamental para a conquista do título, pois o Vasco tinha melhor campanha, se amontoava na íngreme arquibancada de cimento, recém-construída, e nos arredores do Estádio.

A boa notícia é que, mesmo aos trancos e barrancos, sob tratamentos caseiros e muita reza da torcida, o Flamengo conseguiu colocar em campo os importantes, mas baleados Vevé, Pirillo e Valido, os quais uniram forças com os demais gladiadores rubro-negros em um jogo parelho e de extrema intensidade, contra um Vasco bem postado taticamente e disposto a interromper a sequência de títulos do Flamengo, já com cheiro de hegemonia.

Mas, apesar das investidas rubro-negras e da raça demonstrada por seus jogadores em cada disputa de bola, o 0 a 0, fatal para o Flamengo, persistia no placar até os 41 minutos do 2º tempo, quando uma bola alçada na área encontrou o argentino Valido, o qual, usando o último lampejo de seu fôlego, subindo por trás do zagueiro rival Argemiro, cabeceou com vigor para as redes, levando ao delírio os mais de 20 mil torcedores presentes e o compositor-radialista Ary Barroso, flamenguista confesso, que abandonou o microfone e sua famosa gaitinha, para comemorar o gol com a multidão em vermelho e preto.

Assim se consolidou uma tradição de raça e de superação, assim ia ganhando força a história da “camisa que joga sozinha”, decantada anos depois por Nélson Rodrigues, assim começou a marca hegemônica do Flamengo, o qual, com justiça, entre suas muitas alcunhas elogiosas, é hoje conhecido como Rei do Rio.

Cláudio Sampaio
(Pele Rubro-Negra)
https://twitter.com/csampaio_pele?s=08

Assuntos:Colunacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasMais queridoMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades mengãoRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogador do Vasco quer acabar com vantagem do Flamengo em jogo do Brasileirão

6

Lula é reeleito presidente do Brasil e pretende acabar com bets definitivamente

19 26
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Ryan Roberto marca 1° gol pelo Shakhtar Donetsk após saída do Flamengo; veja vídeo

5 6
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Tem vaga? Kaio Jorge, do Cruzeiro, é sincero ao falar sobre atuar no Flamengo

8 10

Ex-Palmeiras admite frustração por não ter sido contratado pelo Flamengo: “Quase deu certo”

14 3
Brasileirão

Arrascaeta convoca torcida do Flamengo para jogo contra o Atlético-MG: “Momento de união”

5 1

Pedro Emanuel enxerga Vasco no mesmo nível que o Flamengo antes de clássico no Brasileirão

2 17
Libertadores

Abel Ferreira provoca Flamengo e manda recado sobre vaga do Palmeiras à final da Libertadores: “Sem asterisco”

2 10

Flamengo pode garantir classificação antecipada para Libertadores 2027

12 3
Comentários Recentes
  1. Fábio em Atacante do Atlético-MG espera Flamengo abalado em jogo do Brasileirão: “Eliminação como essa machuca bastante”

    Bernard , machuca é tomar de 7x1 , machuca é perder título em casa, machuca é tomar de 4 em…

  2. sampietro em A reação do Estudiantes com recurso do Flamengo sobre ‘caso Rojo’ na Libertadores

    Escalaram o jogador porque nem eles acreditavam que poderiam passar. Mas com esse futebolzinho de Jardim que o Flamengo esta…

  3. sampietro em Leila, do Palmeiras, ironiza recurso do Flamengo na Libertadores: “Ridículo”

    Na verdade essa agiota num país de crise financeira , morre de medo de enfrentar o Flamengo. Pois na maioria…

  4. Escolatecnicabrasil Unimontesvigilancia em “Estudiantes não corre risco de perder a vaga na final da Libertadores para o Flamengo”, crava jornalista argentino

    Esforço desnecessário fica feio e mostra o desespero do Flamengo, aí vira piada!

  5. Marcelo em Flamengo realiza 1° treino neste sábado antes de jogo contra Atlético-MG

    O Flamengo foi mal durante o jogo inteiro! Não encontrou soluções para superar a retranca do Estudiantes. Pior ainda foi…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo