Notícias

Covardia, classificação e título histórico: como foi o último encontro entre Flamengo e Peñarol

Compartilhe

O Flamengo tem um importante desafio na noite desta quarta-feira (03), ao encarar o Peñarol-URU, no Maracanã, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Até aqui, o retrospecto é positivo para os brasileiros, que venceram seis dos 13 jogos disputados entre os dois. Foram cinco triunfos uruguaios e dois empates. E o último encontro entre as equipes remonta há exatos 20 anos, quando os times decidiram uma das vagas à final da Copa Mercosul daquele ano, contra o Palmeiras, atual campeão da Libertadores. Além das dificuldades proporcionadas pelo adversário, pentacampeão da principal competição continental, o Rubro-Negro precisaria encarar a violência.

De um lado, o Flamengo, que não vivia uma de suas melhores temporadas, principalmente após perder o atacante Romário para seu arquirrival, o Vasco da Gama. Do outro, o Peñarol, que passou pela fase de grupos sem perder um jogo sequer, inclusive eliminando o próprio Cruzmaltino. Nas quartas, os Carboneros despacharam o Olimpia-PAR, enquanto o Rubro-Negro eliminava o Independiente-ARG. Confronto marcado nas semifinais, que começaram com um baile no Maracanã, em jogo que terminou 3 a 0 para os cariocas. Leandro Machado, Maurinho e Lê construíram a vantagem.

Na volta, em pleno Estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe treinada por Carlinhos, o Violino, foi recebida com pedras direcionadas à delegação e precisou suportar a violência dos jogadores uruguaios durante os 90 minutos. O atacante Caio Ribeiro, hoje comentarista, precisou ser substituído depois de levar uma pancada. No entanto, o time se portou bem apesar da derrota por 3 a 2, que foi suficiente para avançar à final.

Revoltados com o placar final do jogo e com a eliminação dentro de sua casa, os jogadores do Peñarol partiram para cima dos atletas rubro-negros, que estavam visivelmente em menor número. A solução encontrada pelos brasileiros foi escapar em direção ao túnel que dá acesso aos vestiários, que a delegação uruguaia tentava cercar. Os momentos de tensão duraram muito tempo e só diminuíram com a chegada da polícia, que demorou a intervir. Uma hora depois do ocorrido, os jogadores do Flamengo conseguiam deixar o estádio.

A escalação do Flamengo naquele 09 de dezembro de 1999 tinha: Clemer, Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Jorginho, Marcelo Rosa e Leonardo Inácio; Leandro Machado e Caio.

Reinaldo foi o escolhido para substituir o lesionado Caio e não decepcionou, marcando o segundo gol rubro-negro, que selou a classificação. Beto e Rodrigo Mendes também entraram em campo, e Athirson foi o responsável por abrir o placar, de pênalti.

O impacto da confusão acabou sendo positivo no vestiário do Flamengo e uniu ainda mais os jogadores, que conseguiram vencer o Palmeiras e ficar com o título, último caneco internacional que o clube conquistou até os dias atuais. Nesta quarta-feira (03), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Rubro-Negro de Abel Braga, Diego, Gabigol, Éverton Ribeiro e cia. entra em campo para tentar repetir o que outros conseguiram fazer com a mesma camisa, há 20 anos: deixar o Peñarol pelo caminho rumo à glória continental.

VEJA O MOMENTO DA CONFUSÃO APÓS O APITO FINAL:

Notícias recentes

  • Notícias

Estreia na Copa do Mundo: jogo do Brasil x Marrocos vai passar na Globo?

A Seleção Brasileira estreia neste sábado (13) na Copa do Mundo; o torcedor terá diversas…

13/06/2026
  • Destaque

Vini Jr deixa Real Madrid de lado e manda recado sobre renovação: “Vou falar…”

Vinicius Júnior tem contrato com o Real Madrid (ESP) até junho do próximo ano Vinicius…

12/06/2026
  • Notícias

Escalação: Ancelotti deve repetir 8 jogadores de estreia de 2022 na Copa do Mundo de 2026; 3 são do Flamengo

Escalações do Brasil em 2022 e 2026 devem ser parecidas Carlo Ancelotti ainda não confirmou,…

12/06/2026
  • Notícias

Voltaram? Virginia exibe buquê de flores gigantes no Dia dos Namorados e Vini Jr reage

Vini Jr e Virginia anunciaram o fim do namoro semanas antes da Copa do Mundo…

12/06/2026
  • Destaque

Júnior questiona convocação de jogador do Flamengo na Seleção Brasileira

Júnior atuou como lateral esquerdo e defendeu as cores de São Paulo e Palmeiras A…

12/06/2026
  • Notícias

Por que Vini Jr é tão diferente do Real Madrid para a Seleção? Atacante aponta ‘culpado’ antes de estreia na Copa

Vini Jr costuma ser alvo de críticas de torcedores por conta da diferença de desempenho…

12/06/2026
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.