Logo mais a bola vai rolar para um dos maiores clássicos sul-americanos do futebol. Flamengo e Peñarol fecham a terceira rodada do grupo D da Libertadores – San José (BOL) e LDU (EQU) entraram em campo na última terça-feira (2) e empataram em 3 a 3. Os uruguaios lutam para retornar à zona de classificação para a próxima fase. No momento, devido a combinação de resultados, ocupam a terceira colocação. Em caso de triunfo, o Rubro-Negro, por sua vez, pode ampliar a vantagem aos adversários e encaminhar sua classificação antecipada às oitavas do torneio continental. Isso porque, caso vença o Peñarol, a equipe carioca somará nove pontos, faltando apenas dois – em nove disputados – para que a classificação seja assegurada.
Em caso de vitória nesta noite (3), o Flamengo pode garantir o seu melhor início de campanha no certame sul-americano em toda sua trajetória. Além de se tornar o clube brasileiro com o melhor aproveitamento do torneio em 2019. Fora das quatro linhas, a Nação Rubro-Negra também pode fazer história e bater o recorde de público do futebol no ano – 62.440 presentes do jogo contra a LDU.
Retrospecto do Confronto
13 Jogos l 06 vitórias | 02 empates | 05 derrotas
20 gols marcados | 15 gols sofridos
Último confronto
Peñarol 2×1 Flamengo (Taça Cidade de Montevidéu)
Data: 08/02/2006.
Local: Centenário-URU.
Gol (s): Rodriguez (17’/1ºT); Fellype Gabriel
(39’/1ºT); Vigneri (46’/2ºT).
Curiosidades da partida
- Foram dois encontros pela Libertadores, dois pela Copa Mercosul, quatro amistosos e cinco torneios amistosos. Dessas 13 partidas, sete foram no Uruguai, quatro no Brasil, uma na Itália e uma no Peru.
- Campeão em 1981, o Flamengo disputa a Libertadores pela 15ª vez na história, sendo a equipe carioca com o maior número de participações na competição sul-americana.
- As melhores campanhas do Flamengo em uma fase de grupos da Libertadores foram nos anos de 1984 e 2007. Nessas duas edições, o Rubro-Negro passou invicto pela fase de grupos, com cinco vitórias e um empate.
- O último jogo oficial entre Flamengo e Peñarol foi pela Copa Mercosul de 1999. O zagueiro Juan, do atual elenco, estava em campo nos últimos dois confrontos oficiais entre os clubes. O Mais Querido venceu no Maracanã por 3 a 0 e no jogo de volta, realizado no estádio Centenário, o adversário conseguiu vencer por 3 a2,mas acabou eliminado da competição.
- Em 08 de fevereiro de 2006, aconteceu o último amistoso entre as equipes. Na ocasião, o Flamengo contava com: Diego, Léo Moura, Angelim, Fernando e Juan; R. Arroz, Jônatas, Renato e Peralta; Fellype Gabriel e Ramírez. Entraram Rodrigo e Diego Souza.