Notícias

Mauro Cezar: “Abel é o maior problema do Flamengo. Só não vê quem não quer. Ou é amigo”

Abel Braga é um sujeito legal. Ótimo papo, honesto, pessoa bacana. Por isso é tão popular e tem muitos amigos. Foi bom zagueiro, firme, com liderança, e um técnico bem sucedido, campeão brasileiro, da Libertadores, do mundial… Foi. Não é mais e jamais voltará a ser caso não se reinvente. Como? Mais ou menos como fez Tite. Contudo, o atual treinador do Flamengo não dá sinais de que isso possa acontecer. Pelo contrário, segue agarrado a velhos conceitos, colocados em campo por meio de jogadores que formam um dos melhores elencos no país. Mas que jogam como se formassem um time qualquer.

O Flamengo nada conquistou em 2018, mas não era terra arrasada. Fechou a temporada vice-campeão nacional, foi à semifinal da Copa do Brasil e liderou o Brasileirão por várias rodadas jogando boas partidas, e com apenas um volante, Cuellar. Eram necessários ajustes, como fez Renato Gaúcho Portaluppi ao substituir Roger Machado no Grêmio, em 2016.  Além da inclusão de novos jogadores, reforços pesados que desembarcaram no Ninho do Urubu, como De Arrascaeta, Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Gabigol, sem falar em Vitinho, que chegou no segundo semestre do ano passado. Saíram Réver, Marlos Moreno, Geuvânio e depois Henrique Dourado, além de Lucas Paquetá.

Evidentemente, na comparação entre chegadas e partidas Abel tem em mãos material humano muito superior aquele com o qual trabalharam Maurício Barbieri e Dorival Júnior. Bastaria a ele aproveitar a estrutura herdada e corrigir alguns detalhes, como a dificuldade na marcação de gols — o arame liso — e a postura, que precisava ser mais competitiva. Nada disso. Na entrevista ao blog concedida em março, o treinador deixou claro: “Minha maior preocupação foi tirar um pouco desse toque de bola(…). Flamengo é muita posse de bola e estou tentando tirar isso um pouquinho(…).”

O resultado disso? O time é fraco ao sair jogando sob pressão, não envolve o adversário quando precisa fazê-la circular até achar os espaços, muitas vezes joga numa quase dependência das ações em velocidade, necessitando, para isso, atrair o adversário. Além de levar muitos gols e conceder chances de finalização em doses industriais aos rivais. O site FutDados mostra que o Flamengo é o time com menor percentual de jogos sem sofrer tentos em 2019, entre os da Série A (veja abaixo). Já foram disputadas 22 partidas oficiais e em 16 a bola foi parar nas redes rubro-negras.

 

 

Após a conquista do título carioca, domingo, frente ao Vasco, o técnico lembrou as ofensas de botafoguenses no aeroporto a Zé Ricardo, a quem homenageou. Definiu como “inesperada” a derrota para o Peñarol pela Libertadores, jogo que se terminasse empatado, deixaria, hoje, o Flamengo praticamente classificado, mesmo perdendo no Equador. Lá, após a virada da LDU, disse ao ex-jogador Zinho, que trabalhou na transmissão pelo Fox Sports: “Vamos para a guerra no Uruguai contra o Peñarol”.

Abel e suas frases de efeito. Que hoje não surtem efeito algum, mesmo cultivando muitas amizades, inclusive na imprensa. E ele é um cara tão legal que acaba poupado. Mas o campo e a bola não têm sido seus amigos.

Clique aqui para ler na íntegra.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Mais insuportável ainda é ver esse time jogar bola, pode ter certeza!

    • Por isso q o Flamengo a
      Muito tempo ganha os torcedores é uma caxinha de ressonância

    • Rapaz eu já tô cansado de fala q esse cara não gosta do Flamengo e os cara q si diz ser torcedores do flamengo q não é esse aí é vascaíno q ajuda a ele lasca com o Flamengo pra ver os torcedores comecem a fala do time vcs q é flamenguista não cainha nessa

      • Caramba!! Entendi nada que vc escreveu veio. Tenta pontuar seus comentários pra ver se ficam compreensíveis. Parece que vc escreveu algo bem coerente mas não consegui entender direito.

      • Além de tu escrever mal, tá errado na opinião. Ele só falou verdades, mas torcedor iludido não aguenta

  • O problema do Flamengo, Mauro César é: precisa de um zagueiro p jogar no lugar de Léo Duarte, 2 laterais um direito/esquerdo e um segundo cabeça de área p jogar no lugar de Arão. Depois disso vou analisar o trabalho de abelao

    • Concordo contigo Reginaldo, só em relação ao Renê que não tenho muitas criticas pq apesar da limitação tecnica ele é raçudo e oscila pouco. Para sem comentários, devia estar na arquibancada de torcedor, ja aposentou faz tempo e esqueceram de liberar ele. O Leo Duarte ta me saindo uma verdadeira enganaçao e ta conseguindo me fazer mais raiva que o Arão, por incrível que pareça.

      • René da até dó, já viu ele dar um cruzamento certo ou uma assistência? O Pará que é horroroso vira e mexe ainda sai umas jogadas, no jogo contra a LDU o René sozinho foi cruzar uma bola que até eu senti vergonha alheia

        • Qual foi o melhor lateral esquerdo do Brasileirão ano passado?

  • No mais é só bla bla da imprensa e dos torcedores das redes sociais q tenho sérias dúvidas

    • Concordo plenamente. A imprensa a parte da torcida, que é fraquinha de cabeça, contra o treinador, cria crise e depois fica rindo da desgraça do time pelas costas. A verdade que ultimamente parte da nossa torcida tem atrapalhado pra caramba o time, comem pilha atoa e fazem o ambiente ficar uma merda. Parecem que estão com saudades daqueles times de cabeças de bagre com técnicos de várzea que lutavam pra não serem rebaixados no Brasileirão.

  • Vai trabalhar como treinador para ver com e bom se vidraça estilunque e tv e mole bundaio

  • Vcs da imprensa nao sabem o que dizem. Se o time joga com um volante so e perde vcs dizem que a culpa e do tecnico que jogou aberto demais.

    • Se você pesquisar vai ter uma surpresa, esses torcedor que pega corda com esse pseudo jornalista Mauro Cezar nunca foram ao Maracanã só querem aparecer

  • Pará , Rodnei ,René . Tem outros "?
    Eles derrubaram números treinadores do Flamengo...
    Vai derrubar Abel Braga

Notícias recentes

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo, Palmeiras e outros 6 times entram em campo neste sábado

Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entram em campo pela 35ª rodada…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Estádio: Flamengo inova com projeto de setor visitante, que pode ser alterado a cada jogo

Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024