Em 2006, o Flamengo saía de uma seca de 14 anos sem conquistar um título nacional relevante ao vencer a Copa do Brasil, dentro do Maracanã, sobre o arquirrival Vasco da Gama. Em 2001, o Rubro-Negro se sagrou campeão da Copa dos Campeões, mas desde o pentacampeonato brasileiro conquistado em 1992, o time da Gávea não conseguia levantar o troféu de um dos torneios nacionais principais. Um dos responsáveis por encerrar o jejum foi o atacante Obina, que afirmou ser esse o maior título de sua carreira como jogador de futebol.
No primeiro jogo da decisão, foi do centroavante o gol que abriu a contagem rumo ao bicampeonato da Copa do Brasil. Luizão ainda aumentou o placar para 2 a 0, selando o triunfo no primeiro jogo. Na volta, Juan garantiu a vantagem mínima ao Flamengo, que comemorou o título.
Em entrevista ao Globoesporte.com, Obina destacou os elementos ao redor daquela final, que foi a única decisão entre as equipes na história do torneio, criado em 1989.
— Tem todos os ingredientes: saí do banco e fiz o gol, foi contra o maior rival e numa final inédita na história da Copa do Brasil. Naquela época, tinha aquela história de que o grande rival era o Vasco e que o Maracanã sempre lotava em jogos contra eles. Poder comemorar com a torcida do Flamengo um título nacional que o clube esperava há muito tempo foi maravilhoso. Ali foi o início de tudo, me ajudou muito a seguir e conquistar as coisas que consegui. Com certeza é o título mais importante da minha carreira.
O Flamengo tem o Vasco da Gama novamente pela frente em uma decisão, desta vez pelo Campeonato Carioca de 2019. As duas equipes fazem o segundo e decisivo jogo da final no próximo domingo (21), no Maracanã. Uma semana antes, em confronto disputado no Estádio Nilton Santos, o time de Abel Braga conquistou uma importante vitória por 2 a 0, com dois gols de Bruno Henrique. Assim, o time rubro-negro pode até perder por um gol de diferença que comemora o seu 35ª título do Estadual.
Melhor que o Etoo sem dúvidas! SRN
Lembro disso KKK foi legal .
A torcida do Flamengo é sensacional, criativa.
Obina está em campo, tudo pode acontecer!