Em solenidade realizada no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Flamengo efetuou a assinatura do contrato de gestão do Maracanã, entre o clube e o estádio, por um período de 180 dias. O vínculo já havia sido aprovado pelo Conselho Deliberativo do Rubro-Negro na última quarta-feira (10), e foi oficialmente firmado entre as partes nesta tarde. Estiveram presentes ao evento e falaram ao público: Felipe Bornier, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Wilson Witzel, Governador do Rio de Janeiro, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e Pedro Abad, presidente do Fluminense, que será parceiro do Mais Querido no acordo com o estádio.
O Coluna do Flamengo separou os momentos de maior destaque na cerimônia, com tudo aquilo que de importante foi falado pelos personagens envolvidos na negociação antes do início da entrevista coletiva. A parceria se inicia, efetivamente, a partir do dia 19 de abril. Confira:
FELIPE BORNIER, Secretário de Esporte, Lazer e Juventude:
Tivemos dias de muito trabalho, muita união. Queremos apresentar o que for melhor pro futebol. Hoje não é pra fazer discurso, é pro senhor Governador ter coragem de fazer o que a sociedade quer. Colocar o complexo do Maracanã no lugar que ele merece. Ser orgulho dos cariocas e patrimônio do Brasil. Hoje é especial, data que vamos assinar a permissão de uso. Acreditamos que será um momento para mudar e virar a página. Amanhã, poderemos inaugurar o Julio Delamare. Vamos abrir 100% daquele parque. Poderemos resgatar o esporte de alto rendimento. Vamos continuar trabalhando muito. É um novo momento do estado e do futebol carioca. Queremos colocar um novo caminho, incluindo todos os clubes de futebol. A casa está aberta e volta a ser da população. Fazer um complexo mais seguro e trazer mais visitantes. Trazer a família. Nossa intenção e trabalho vai continuar a mesma. Vamos trabalhar dia e noite para transformar essa cidade na capital do esporte e lazer do Brasil. Hoje, o Maracanã está trilhando um novo caminho. Que venham dias melhores. Obrigado.
PEDRO ABAD, Presidente do Fluminense:
Hoje é um dia muito importante pra gente, onde finalmente os detentores do espetáculo têm a possibilidade de gerir onde fazemos nossas atividades. Duas instituições centenárias poderem modelar uma parceria sem nenhum tipo de interesse próprio, apenas o negócio. Agradecer ao Governador, que entendeu que o modelo tinha que mudar e não precisava de intermediário. Agradecer à comissão que sempre conduziu o processo de forma limpa. E também ao nosso parceiro, Flamengo, que sempre atuou em conjunto, sem pensar individualmente. Um dia histórico. A partir de hoje, não só Flamengo e Fluminense, Vasco e Botafogo também estão convidados. Sem eles, o futebol do Rio fica incompleto. Eles fazem parte da história. Um valor de aluguel que nunca foi praticado, bem mais baixo. E temos certeza que todos que quiserem usar o Maracanã têm a opção mais barata e eficiente para organizar seu jogo.
RODOLFO LANDIM, Presidente do Flamengo:
A gente não podia começar sem agradecer ao Governador, que com sua determinação e coragem fez algo que há muito tempo era a aspiração dos grandes torcedores do Rio de Janeiro, que seria entregar o estádio do Maracanã àqueles que levam público pro Maracanã e são os principais interessados em fazer isso (administrar o estádio).
WILSON WITZEL, Governador do Rio de Janeiro:
Eu parabenizo pela realização deste ato de extrema importância para o nosso futebol. Hoje é um dia importante. Quando eu vou ao Maracanã com a camisa do Flamengo, é uma preferência do cidadão Wilson. Flamengo mora no meu coração. Mas nosso time é time do estado do Rio de Janeiro. São todos os times da primeira, segunda e terceira divisões. Nós estamos aqui para elevar o esporte no estado do Rio de Janeiro. Entendemos que aquela concessão anterior tinha problemas. A empresa concordou com a decisão em relação à decadência. Através da Casa Civil, tivemos um trabalho de 30 dias para chegar a esse modelo. Estamos também anunciando a ida das secretarias de turismo e de esporte para o complexo do Maracanã. Será algo em torno de 3 milhões por ano que o estado estará economizando. E o Maracanã vai ser operado de forma mais justa para que aqueles clubes mandantes fiquem com bilheteria e mais arrecadação de alimentação e bebidas. Isso é bom para todos os clubes, que estarão ali jogando e serão beneficiados. Foi pensado para o futebol espetáculo. Nenhum clube foi excluído. Todos tiveram oportunidade de participar deste processo. E o processo transparente, ético, mas tem que ter um vencedor. Tenho certeza de que será excepcional para o futebol carioca. Sera provisória e queremos montar um definitivo. Aí será pensado se será junto ou separado. (A concessão) seria de 35 ou 50 anos. Fico muito feliz com a solução que foi dada. Certeza que teremos pela frente a satisfação de todos. Agradeço a participação dos clubes e do envolvimento de todos.
Após assinatura do compromisso, projeto do estádio do Flamengo será enviado à Câmara dos Vereadores…
Cria do Ninho desperta interesse em clubes da Europa O Flamengo embarcou para Fortaleza na…
Rodolfo Landim (presidente do Flamengo) está em negociações com empresas e instituições para a venda…
Caso perca Erick Pulgar, Flamengo irá contar apenas com Evertton Araújo e Allan para função…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…