FOTO: REPRODUÇÃO
Jogadores que vestiram, ou vestem, somente a camisa de um clube ao longo de suas carreiras é um fenômeno cada vez mais raro no mundo do futebol. Em um cenário profissional e regido pelo poderio econômico, o Flamengo busca em Pedro, centroavante do Fluminense, seu mais novo reforço. Ao longo da história, outros jogadores já fizeram esse caminho, não necessariamente saindo diretamente do Tricolor para o Rubro-Negro. Mas em algum momento da carreira vestiram vermelho e preto após deixarem as Laranjeiras.
Será a vez de Pedro? Confira:
CARLOS ALBERTO TORRES: o capita jogou no Fluminense por quatro temporadas, somando duas passagens. Mas ambas antes de vestir o Manto Sagrado. O lateral é um exemplo de jogadores que saíram direto do Flu para o Fla. Em 1977, Carlos Alberto Torres foi para a Gávea, onde também foi treinador e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1983.
NUNES: o ‘João Danado’ se consagrou no maior Flamengo de todos os tempos, mas teve uma breve passagem pelo Fluminense, entre 1978 e 1979. O ‘Artilheiro das Decisões’ conquistou três campeonatos brasileiros (1980,1982, 1983), a Libertadores em 1981 e o Mundial Interclubes, no mesmo ano.
LEO MOURA: atualmente no Grêmio, o lateral direito jogou pelo Fluminense em 2004 e teve uma rápida passagem pelo Sporting de Braga (POR), antes de jogar no Flamengo entre 2005 e 2015, onde conquistou a Copa do Brasil, em 2006 e 2013, e o Brasileirão de 2009, além de títulos cariocas.
JUAN: o lateral esquerdo é mais um jogador que fez diretamente o caminho Laranjeiras-Gávea. Entre 2004 e 2005 atuou pelo Fluminense, e no ano seguinte já se sagrou campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo. Permaneceu no Rubro-Negro até 2010, conquistando também o Brasileirão de 2009. Atualmente defende o Boavista, do Rio de Janeiro.
TORÓ: campeão carioca pelo Fluminense em 2005, Toró vestiu Rubro-Negro no ano seguinte. Pelo Flamengo, foi campeão da Copa do Brasil, em 2006, e do Campeonato Brasileiro, em 2009.
ROGER FLORES: profissionalmente, Roger teve três passagens pelo Fluminense, sendo a última em 2004. Pelo Flamengo, jogou em 2007, sem deixar muitas lembranças. Curiosamente, Roger Flores iniciou sua vida no futebol no Flamengo, mas se profissionalizou no rival Tricolor.
LEANDRO AMARAL: depois de jogar pelo Fluminense por duas temporadas, em 2008 e entre 2009 e início de 2010, Leandro Amaral foi para o Flamengo, onde se recuperou de uma grave lesão e retornou aos gramados, atuando apenas em quatro partidas antes de encerrar a carreira.
THIAGO NEVES: ídolo do Fluminense, chegou ao Flamengo em 2011, onde ganhou as Taças Guanabara e Rio no mesmo ano. Curiosamente, em 2012 Thiago Neves retornou ao Tricolor, onde atuou por 148 vezes somando as duas passagens.
CONCA: grande ídolo do Tricolor carioca, onde foi campeão brasileiro em 2010 e 2012, Dario Conca chegou ao Flamengo emprestado pelo Shanghai SIPG (CHI), em 2017, para se recuperar de lesão. No entanto, entrou pouco em campo, apenas 27 minutos, antes de retornar para a China.
HENRIQUE DOURADO: Dourado é um dos jogadores que saíram direto do Fluminense para o Flamengo. Artilheiro do Brasileirão em 2017, em 2018 assinou com o Rubro-Negro, onde atuou por um ano. Em fevereiro de 2019, foi contratado pelo Henan Jisnye, da China.
Luiz Eduardo Baptista usou as finanças para atacar a atual gestão No debate dos candidatos…
Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025 O nome de Gabigol tem…
Flamengo segue negociando com o Corinthians a transferência de Hugo Souza O futuro de Hugo…
Confira os números da mais recente pesquisa para a corrida presidencial do Flamengo Faltam três…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 A temporada…
Última derrota do Flamengo foi para o Fluminense, em 17 de outubro Após a pausa…
Ver comentários
Esqueceram o Diego Souza.
Diego era do Flamengo que jogou no Fluminense e o inverso
Negativo, o Diego Souza erra da base do Flu e veio para o Flamengo mais ou menos na mesma época do Juan.
https://m.lance.com.br/galeria-premium/diego-souza-vai-para-seu-clube-brasil-relembre-desempenho.html.amp
Desbloqueamos o canal premiere... ô desculpa! Esqueci que essa coluna que era minha primeira fonte de pesquisa do Flamengo virou BAGUNÇA!
Boicote JÁ aqui! Parem de acessar e principalmente de comentar aqui até mudarem isso!!! SRN!
Esqueceram do Diego Souza e do Toninho Baiano. Este era um excelente lateral direito, tanto que Júnior, originalmente lateral direito, quando subiu aos profissionais em 1974, foi deslocado para a lateral esquerda, onde se consagrou. Em 1977 subiu Leandro, que barrou Toninho e começou a formar a zaga que ganharia o Carioquinha no ano seguinte, pois se juntou a Júnior, Rondinelli e Manguito. Só um pouquinho de história...rs
Lembro do Toninho jogando, muito bom lateral. Só discordo de voce num ponto: Leandro não subiu em 1977, pelo menos não plenamente.
Toninho continuou titular até 1980, sendo depois substituído pelo lateral Carlos Alberto (não o Torres) que assumiu a posição até 1981 quando Leandro finalmente se tornou titular.
Carlos Albero saiu e Ney Dias ficou como reserva imediato do Leandro.
Quanto a Diego Souza, nada tenho a comentar...
Nem preciso dizer que de todos esses os que valeram a pena (e muito) foram Nunes e Leo Moura.
Quanto ao Carlos Alberto Torres, que me lembre não teve uma boa passagem no Flamengo. Mesmo assim tem todo meu respeito, pois foi um grande jogador.
Em relação ao Toninho baiano, citado abaixo pelo leitor, não sabia que ele veio do Fluminense. Foi um grande lateral também, portanto valeu a pena tê-lo trazido.