Por: Aguinaldo Junior e Yuri Sobral
O Flamengo acertou a contratação do treinador Jorge Jesus. Após reunião com o português em Madrid, na Espanha, o presidente Rodolfo Landim selou o acordo de 12 meses com o comandante. Jesus, que foi multi-campeão com o Benfica, de Portugal, é apenas o segundo técnico europeu no comando do Fla em competições profissionais.
O primeiro foi Dori Kürschner, da Hungria. Dori passou pela Gávea entre os anos de 1937 a 1938. Já Jorge Jesus, que chega ao Flamengo em meado de junho, nunca treinou uma equipe do futebol brasileiro, embora afirme que seja fã e que assiste aos clubes nacionais. O treinador, inclusive, já falou como comandante do Rubro-Negro.
— O que me convenceu principalmente foi a grandeza do Flamengo. São quatro os clubes mais famosos do mundo: Flamengo, Boca Juniors, Barcelona e Real Madrid. Portanto foi um dos motivos para eu aceitar, além de ganhar títulos. O Flamengo me dará uma possibilidade de ganhar a Libertadores, de ganhar o Mundial. Fiquei muitos anos no Benfica e ganhei tudo. E esse é o objetivo maior que fez com que eu aceitasse o desafio do Flamengo – disse Jesus, após o encontro, ao site do Globo Esporte.
O acordo entre Flamengo e Jorge Jesus foi selado em solo espanhol. Isso porque, Rodolfo Landim foi à Madrid, na Espanha, negociar com o treinador português, que vai assistir a partida entre Liverpool e Tottenham, pela final da Liga dos Campeões. Com isso, o vínculo do comandante com o Rubro-Negro tem duração de 12 meses.
Jorge Jesus foi multi-campeão por onde passou. Pelo Benfica, o treinador venceu três vezes o Campeonato Português (2009-10, 2013-14, 2014-15), além da Taça Portugal (2013-2014). Já pelo Sporting, ele se sagrou campeão da Taça da Liga (2017-2018). Fora do seu país, no Al-Hilal, da Arábia Saudita, ele ganhou a Supertaça no país. Jesus ainda foi eleito o melhor treinador português três vezes: 2009-2010, 2013-2014 e 2014-2015