Jorge Jesus muda função do primeiro volante no Flamengo e indica ‘chave’ para verticalidade

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Por: Higor Neves

O técnico Jorge Jesus chegou ao Flamengo há cerca de um mês e, desde então, tem trazido diversas inovações para a equipe tanto nos métodos de trabalho, quanto nas ideias empregadas em campo. Agora utilizando a formação com base em um 4-1-3-2, o português quebrou a ‘hegemonia’ do 4-2-3-1 (e suas variações) implantado desde que Muricy Ramalho passou pelo clube. Dentre as mudanças táticas, alguns jogadores – mesmo que mantidos no lugar de origem – passaram a ter funções diferentes. Esse é o caso da posição de primeiro volante.

Pegando como base a dupla Arão-Cuéllar, que atuou junta na maior parte das últimas temporadas – apenas em 2018, com a titularidade de Paquetá, a dupla se desfez – era comum ver um volante mais preso à defesa, enquanto o outro apoiava ofensivamente. Agora, porém, o segundo volante se apresenta como um homem mais fixo em posição à frente do meio campo, ainda com postura ofensiva, mas mais como organizador do que como um homem surpresa. Tal fator implica também que o primeiro volante passe a ter mais obrigações com a bola no pé, precisando participar da construção das jogadas, sem reter a bola e com menos burocracia.

Antes titular absoluto, Cuéllar atuou por cerca de 35 minutos contra o Goiás (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Pegando como comparação partidas do primeiro semestre, é possível perceber que, além de os volantes mais recuados segurarem mais a posse de bola, eles apresentavam uma mais quantidade de passes na defesa. Ou seja, havia menos verticalidade e mais contenção da posse. Isso pode ser notado a partir da comparação as partidas contra Fortaleza, na 7ª do Brasileirão, e ante o Goiás, no último domingo (14), pela 10ª rodada.

Contra o time da capital cearense, Cuéllar, responsável pela posição de primeiro volante, realizou 66 passes e teve a posse de bola durante 7,09% da partida, na qual o Fla terminou com 61% da posse ao fim dos 90 minutos. Já contra o Goiás, na qual o Rubro-Negro terminou com 67% da posse, Arão e Cuéllar (ambos atuaram como primeiro volante) somaram apenas 57 passes e 5,26% do tempo com a bola nos pés. Desta forma, é possível perceber que, mesmo em um jogo que o time teve mais a bola, o primeiro volante ficou menos tempo com ela, indicando um maior domínio dos atletas do setor ofensivo.

A mudança representa também uma diferença de postura dos laterais. Agora mais ofensivos, os atletas que atuam pelas alas passam a “alargar” o campo e chegarem à linha de fundo. Pegando as mesmas partidas como comparação, é possível perceber que, no jogo contra o Fortaleza, Pará e Trauco, apesar de avançarem, tiveram mais frequência em um setor menos ofensivo. Já encarando o Goiás, Rafinha e Trauco foram presenças constantes no ataque, explorando as extremidades.

CONFIRA OS MAPAS DE CALOR:

Mapa de calor de Pará em Flamengo 2×0 Fortaleza (Foto: Sofascore)

Mapa de calor de Trauco em Flamengo 2×0 Fortaleza (Foto: Sofascore)

Mapa de calor de Rafinha em Flamengo 6×1 Goiás (Foto: Sofascore)

Mapa de calor de Trauco em Flamengo 6×1 Goiás (Foto: Sofascore)

Ainda tentando fazer com que os jogadores entendam sua filosofia de jogo, Jorge Jesus tem como próximo desafio levar o Flamengo à semifinal da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (17), ele comanda a equipe no jogo de volta da fase de quartas de final, contra o Athletico Paranaense. Com o empate em 1 a 1 na primeira partida, que foi disputada na Arena da Baixada, o Fla espera fazer valer o fator casa para garantir a classificação no Maracanã.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • muito comentario fantasiozo

  • Caras, a bola nas costas vai ser a nossa maior dificuldade, e pra mim normal, ja que o time joga agora sufocando o adversário, sem comparações, mas ao estilo Alemanha, tanto q eles também sofrem com isso. E essa sera a unica forma q os adversários usarão contra o Fla. Cabe á nossa zaga se virar. Ainda bem q o Bruno Henrique ja está conosco rsrs.

  • Caros
    Antigamente existia no alfabeto espanhol a letra LL … se pronuncia elhe em português… com a reforma do idioma essa letra passou a ser um dígrafo igual que no português….
    Portanto, se pronuncia CUELHAR e não Cuechar ou cuejar na Argentina e Uruguay se pronuncia Cuechar e no norte do mesmo país se fala tb Cueyar….
    Mas a pronuncia correta é Cuelhar .. se não perguntem pro próprio jogador…

  • É só esperar pra ver:
    A vaga de titular (em clássicos) não vai ser nem do Arão nem do Cuellar.
    O Gérson chega com moral pra assumir essa vaga e ficar.
    Meio será Gérson, Diego, Everton e Arrascaeta.

  • Que Cuellar é melhor que Arão não há dúvidas. A questão é quanto tempo ele vai cair nessa conversinha do empresário dele. A titularidade dele só depende de ele querer e jogar sério.

  • Venha fazer parte da melhor empresa de investimento
    A2trader investimento

    Forma de ganhos
    Ela paga 160% em 40 dias úteis 4% ao dia em cima do seu capital ?
    Cadastre-se hoje mesmo e venha realizar seus sonhos

    Vou deixar meu link abaixo ?
    https://app.a2trader.investments/cadastro/Petnaldo

    Whatsapp para informação
    (92)8455-8779?
    PATROCINADOR
    MARINALDO CRUZ

    Venha hoje mesmo e não percam tempo⏳
    MINHAS REDES SOCIAIS

    FACEBOOK= ABRAÃO LAURENTINO ?

    INSTAGRAM ?
    DIÁCONO MARINALDO CRUZ

    YOUTUBE ?
    NALDO CRUZ

    ATENÇÃO SE VOCÊ MOSTRAR INTERESSE DE SE CADASTRA? ENTRE EM CONTATO? COMIGO PRA MIM LHE AJUDAR COM MAIS INFORMAÇÕES E COMO SE ATIVA NA EMPRESA NÃO BASTA SÓ SE CADASTRA? TEM QUE SE ATIVA?

  • O grande mérito do Jesus foi fazer o Arão ter uma consciência tática e abandonar o estilo peladeiro. Mérito do Jesus, com Abel Arão muitas das vezes jogava a frente do Diego mesmo sendo o “segundo volante”. Se o Cuellar botar a cabeça no lugar vai recuperar a posição, pois é mais rápido, melhor marcador e melhor na saída de bola. Arão é melhor mas jogadas aéreas e como elemento surpresa.

  • Albino, na verdade existem três pronúncias difererentes para o LL. Na Argentina tem som de J, no restante da América Latina tem som de DJ e na Espanha tem som de LH. Quanto ao nome do idioma, também varia de região para região. Na América do Sul usa-se castelhano, enquanto que na América do Norte e Caribe, dizem espanhol. O motivo é político cultural, tipo biscoito e bolacha…

  • Certo q a bola longa nas laterais é um problema. Como vai ser essa cobertura da última linha????sofreu com o atletico, tomara q resolva pra quarta.

  • Cuellar. O Flamengo é mais importante do que Pelé, Zico e Leovegildo juntos.

  • anotem!! ai o espanhol pablo Marí vai cair como uma Uva

  • Pow mano vc pode tá empolgado com a goleada, mas falar que o Arão é melhor que o Cuellar tu só pode tá brincando. O Arão é muito ruim, sonolento e não consegui fazer a função dele, o Flamengo quase toma a virada pq ele não rouba ou atrapalha ou até msm faz a falta pra parar a jogada, o Cuellar merece respeito e merece ser valorizado sim ( claro que a torcida o valoriza, tô falando da diretoria) espero esforço da diretoria em segura-lo.

  • Ainda não percebi por que razão há gente chamando o CUELLAR de CUEJAR… “LL”, em castelhano (aquilo a que o pessoal chama de “Espanhol” é, na verdade, o castelhano, porque na Espanha se falam várias línguas – castelhano, galego, catalão, basco…), significa o mesmo que “LH”, em português. Logo, Cuellar deve ser pronunciado como “CUELHAR” e não “CUEJAR”. Posto isto e falando do jogador, o rapaz está se comportando como se não tivesse celebrado um contrato de trabalho desportivo com o Flamengo. Mas celebrou e ele continua válido. Portanto, se está chateadinho, trata de se colocar bem, porque, tal como qualquer treinador europeu, o JJ não compactua com homens se comportando como meninos mimados!

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA . SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. ZAP 11957454865

  • E a bola nas costas dos laterais como vai ser Léo Duarte e bom mais lento pra cobrir alguém cuejjar tem q jogar de primeiro e mais marcador que Arão , meu deus vai ser um sofrimento em cima do Renê ,se trauco jogar tem que jogar Arão no lugar do Diego e cuejjar cobri a lateral esquerdo ,não dá pra jogar igual jogo contra Goiás Atlético hoje e talvez mais difícil que bate um Palmeiras um São Paulo e um time perigoso demais c passar pelo Atlético bate campeão pode bota fé

  • Nao entendi o CUELLAR, agora que a tendencia é ganhar tudo, ele aparece com essa!!! Tem que ser homem e falar abertamente, caso haja quem pague a multa rescisória é só mandar os caras ir aos dirigentes e pronto, VÁDIA COM DIOS!!! É um bom atleta mas por mim não é melhor que o Arão!! Não fará falta alguma, aliás considero o ARÃO mais completo que ele!! A torcida do MENGÃO no geral, gosta de birra com o cara só por ter vindo do Botafogo, besteira o cara entra e cumpre com humildade seu papel, e ainda aparece lá na frente pra fazer gol. O Cuellar é um Burocrata de carteirinha, só sabe e tem um passe razoável enqto que o ARÃO MARCA BEM, passa bem e faz gol!! Qual o problema com o cara!!?? Cuellar, veja se aparece alguém e se manda, só não vai é na foi aqui no MENGAO que vc acabou sendo visto, então quem quiser tem que pagar a VITRINE!!

Comentários não são permitidos.