O fair play financeiro é uma determinação em relação aos que um clube pode realizar a cada temporada. Em ligas do exterior, sobretudo da Europa, a noma já é seguida há alguns anos. Agora, a tendência é que a regra passe a ser aplicada também entre clubes das séries A e B do futebol nacional.
Representantes de clubes das divisões citadas se reuniram com a CBF nesta semana e definiram inclusive o modelo que o FPF será implantado no Brasil. Agentes da Ernst & Young, conceituada empresa de auditoria, também participaram o encontro.
— O resultado do trabalho é um documento robusto, que será a base do trabalho nos próximos anos. O Fair Play Financeiro é um ponto fundamental para a evolução do futebol brasileiro e crucial para o licenciamento dos clubes. Será um processo gradual, com informação, orientação e, posteriormente, punições —, disse Reynaldo Buzzonil, diretor de registro, transferência e licenciamento da CBF, em declaração divulgada pelo O Globo.
Tentando aplicar a mudança de forma gradativa, a ideia é que o projeto seja implantado e executado no futebol nacional em um projeto que vai durar cerca de quatro anos. O Flamengo, com forte elenco e receita acima da maior parte dos clubes brasileiros, não deve ter problemas com a questão, uma vez que, nos últimos anos, já tem dado exemplo positivo nesta área.
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…
Flamengo enfrenta o Fortaleza em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo entra…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Partida válida pela 35ª rodada acontece nesta terça-feira (26), na Arena Castelão Flamengo e Fortaleza…
Ver comentários
Perfeito, agora vai acabar essa história de times que seguem fazendo contratações milionárias, mesmo com problemas para pagar os salários dos jogadores e de funcionários comuns, que sustentam suas famílias e que acabam ficando com 3 meses de salários atrasados.
Quanta besteira! Deveriam sim é diminuir o número de participantes na elite do futebol brasileiro. Uma liga com 20 clubes é um exagero, deveria haver no máximo 18, sendo que o ideal mesmo era 16. Com 16 times na série A ficaria perfeito. Diminuiria drasticamente o número excessivo de jogos e ainda não haveriam jogos contra equipes que não possuem capacidade alguma de disputar em igualdade um campeonato brasileiro para se conseguir ao menos uma vaga na Sulamericana por exemplo. Clubes como CSA, Goiás, Fortaleza, Chapecoense, Ceará, Avaí não tem condições de disputar a elite. Não tenho absolutamente nada contra os clubes, tem o meu total respeito e admiração por existirem e, em seus estados de origem realizarem os jogos e fazerem a festa de seus torcedores no Brasil afora, mas disputar uma elite nacional ao meu ver não dá.
Saudações rubro negras!
Isso será usado para barrar o crescimento do Flamengo. É o nivelamento por baixo do Futebol Brasileiro.
A CBF PAULISTA está preocupada com o Flamengo.
Quando a CREFISA entrou no Palmeiras ninguém falou nada disso.
Se o Corinthians, Palmeiras ou São Paulo estiverem contratando não tem problema.
O meu medo no Brasileirão é somente a CBF e essa arbitragem que somente beneficia os paulistas.
Fair play financeiro significa não gastar mais do que arrecada.
TEM QUE TER RECEITA PRA GASTAR.
Isso vai ser ótimo pro Flamengo.
SRN
Não prejudicará em nada o flamengo..
O FLAMENGO vai poder continuar contratando normalmente..
Vai prejudicar muito os outros..
Pois com esse sistema financeiro todos os clubes só vai poder contratar se ter garantias de pagar em dias.. situação que o FLAMENGO está fazendo hoje.
Exemplo..
O Cruzeiro ficaria enrolado pra contratar pois está todo endividado assim como a maioria dos clubes que não paga em dia...
Se for aprovada e seguida risca o FPF será muito bom para os clubes que estão endividados como é o caso dos três clubes do RJ, apenas o Flamengo está com uma boa saúde financeira. Mais esse FPF deve favorecer os mais abastados tendo em vista que o poder de compra deles é maior do que os outros.
Acho que va ser bom para todos e com o passar dos anos o campeonato pode se tornar mais atraente e lucrativo.
Isso só vai é ajudar o flamengo, kkkkk, o flamengo só não pode gastar mais do arrecada, já outros clubes...
O problema que isso aqui é Brasil...não respeitarão!
Já era hora disso acontecer. Com exceção de Flamengo e Palmeiras, o restante dos clubes não tem um crescimento financeiro real. Se limitam a torrar todo o dinheiro que tem (até mesmo o que não tem) pra fazer uma boa temporada e ganhar algum título. O maior exemplo é o São Paulo, que trouxe dois jogadores de renome com salários muito fora de sua realidade, contando em ganhar o Brasileirão. Caso não consiga, terão um rombo gigantesco em suas contas.