Destaque

Recordar é viver! Triunfo no Beira-Rio pode levar Flamengo às semifinais da Libertadores depois de 35 anos

Compartilhe

FOTO: ALEXANDRE VIDAL E MARCELO CORTES / FLAMENGO

A vitória diante do Internacional, por 2 a 0, na noite da última quarta-feira (21), no Maracanã, foi o primeiro passo para que o Flamengo volte a sentir o sabor das fases mais decisivas da Libertadores, 35 anos depois de estar presente, pela última vez, nas semifinais da competição continental, em 1984.

Campeão em 1981, três anos depois o clube cumpriu sua segunda melhor campanha no torneio. À época, a Libertadores tinha outro formato, e os finalistas saíam de dois grupos de três times cada. Após se classificar como primeiro colocado em seu grupo, na fase classificatória, o Rubro-Negro teve pela frente o Grêmio, campeão de 1983, e Universidad de Los Andes, da Venezuela, nas semifinais. Os times jogavam entre si dentro do grupo e os brasileiros terminaram empatados em pontos, mas o time gaúcho levou vantagem no saldo de gols, 14 a 9, e foi à finalíssima.

Em 1982, com o mesmo sistema de disputa, o Flamengo entrou na Libertadores direto na fase semifinal, uma vez que o regulamento da competição previa que o campeão do ano anterior recebia essa prerrogativa da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), enfrentando Peñarol, do Uruguai, e River Plate, da Argentina. No entanto, o Mais Querido terminou em segundo no grupo, atrás do Peñarol.

O Flamengo disputa a Libertadores pela 15ª vez em 2019, e depois de dez anos chega às quartas de final, com a vantagem obtida na primeira partida. Se passar pelo Internacional, na próxima quarta-feira (28), no Beira-Rio, o clube terá, pelo menos, igualado suas segundas melhores campanhas na competição, retornando às semifinais depois de 35 anos.

 

 

Ver comentários

  • Pessoal da Coluna, jogamos demais ontem. Temos todo o direito de comemorar. Mas cuidemos com esse tipo de matéria. Dá um certo ar de “já ganhou”. Isso apenas serve de combustível para o Inter. Portanto, pés no chão e sem euforia. Melhor exemplo disso foi a entrevista do Bruno Henrique ao final do jogo. SRN!

  • Galera... Menos comemoração e clima de já ganhou e continuemos com foco no trabalho duro.
    Ganhamos um jogo complicado, mas ainda falta um.
    Quarta-feira será mais difícil ainda, o Inter é um ótimo time.
    Precisamos jogar bem e com cabeça no lugar e aí o resultado aparece.
    SRN

Notícias recentes

  • Manchetes

Dyogo Alves se espelha na carreira de Júlio Cesar antes de possível saída do Flamengo

O que Dyogo Alves, goleiro do Flamengo, em entrevista neste sábado (04)?   Dyogo Alves…

04/07/2026
  • Notícias

Brasil x Noruega: veja horário e onde assistir ao jogo das oitavas de final da Copa do Mundo

Seleção Brasileira entra em campo neste domingo (05), contra a Noruega O Brasil encara a…

04/07/2026
  • Manchetes

Flamengo repudia ato de racismo a Bruno Henrique em jogo contra o River Plate

O que aconteceu com Bruno Henrique em jogo do Flamengo x River Plate (ARG)?  …

04/07/2026
  • Notícias

Jogos da Copa hoje: França de Mbappé e mais 3 seleções iniciam oitavas de final neste sábado

Dois jogos marcam, neste sábado (04), o início das oitavas de final da Copa A…

04/07/2026
  • Notícias

Flamengo fatura mais de R$ 100 mil com classificação da Colômbia às oitavas da Copa do Mundo

Vitória da Colômbia sobre Gana assegurou a permanência de Jorge Carrascal na Copa do Mundo…

04/07/2026
  • Destaque

Ex-Flamengo, Marcos Braz revela 2 principais dificuldades para contratar jogador

Marcos Braz concedeu entrevista ao Coluna do Fla nesta sexta-feira (03) Por que o Flamengo…

03/07/2026