De oito pontos atrás à liderança isolada: confira o “Raio-X” de Jorge Jesus em 10 jogos do Brasileirão pelo Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Por: Higor Neves

Sem nunca ter trabalhado no futebol sul-americano, o técnico Jorge Jesus iniciou seu trabalho no Flamengo no dia 20 de junho, e a chegada do português parece ter marcado uma nova era para o Fla. Antes irregular, o time passou a ter o melhor futebol do Brasil, atrelando rendimento aos resultados. Pouco menos de três meses depois de sua chegada, o treinador completou dez jogos comandando a equipe no Campeonato Brasileiro, e o saldo é extremamente positivo.


Um banco sem tarifas! Venha para o BS2, aqui cuidamos de seu dinheiro, e você ainda ajuda seu time do coração!


Quando Jesus chegou, o Rubro-Negro ocupava a terceira posição. No entanto, o grande problema não era a colocação, mas sim a distância para o líder: à época, o Palmeiras era dono do topo da tabela e já somava 25 pontos, enquanto o Fla estava com 17, ou seja, oito a menos. Desde então, a distância para o Alviverde foi diminuindo. O Santos chegou a conquistar o mesmo saldo sobre o Rubro-Negro. Porém, na 19ª rodada, o Mais Querido se firmou na dianteira de forma isolada, com três pontos a mais que o segundo colocado.

Com o gajo no comando, o Flamengo tem o aproveitamento invejável de 83,33%, o que corresponde a oito vitórias, um empate e apenas uma derrota em dez partidas. O que chama atenção também é o saldo de gols. O ataque do Fla se tornou o melhor do campeonato, com 42 tentos marcados, sendo que 27 desses foram após a chegada de Jorge Jesus. A defesa, antes problemática, passou a ter média inferior a um gol sofrido por jogo, uma vez que as redes do Mais Querido foram balançadas por nove vezes neste período.


Além dos resultados, Jorge Jesus chama atenção por conta de sua postura à beira do campo, sempre inquieto e passando instruções aos atletas (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A crescente do Flamengo, tanto no coletivo, quanto no individual, se tornou evidente com Jesus. O melhor exemplo disso é o atacante Gabigol. Antes da chegada do novo treinador, ele já era artilheiro da competição. Contudo, no período pós-Copa, ele alcançou a impressionante média de 1,06 gol por jogo. Sob o comando do Mister, são 11 gols em 10 partidas, que o isolaram na artilharia do Brasileirão, com 16 ao todo.


CONFIRA O RAIO-X DE JORGE JESUS NAS DEZ PRIMEIRAS RODADAS DO BRASILEIRÃO:

Vitórias: 8
Empates: 1
Derrotas: 1
Gols pró: 27
Gols contra: 9
Aproveitamento: 83,33%
Média de passes certos: 430,2
Média de finalizações certas: 6,2
Média de posse de bola: 57,55%


SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DAS PARTIDAS:

Flamengo 6×1 Goiás – Maracanã
Corinthians 1×1 Flamengo – Arena Corinthians *
Flamengo 3×2 Botafogo – Maracanã
Bahia 3×0 Flamengo – Arena Fonte Nova **
Flamengo 3×1 Grêmio – Maracanã
Vasco 1×4 Flamengo – Mané Garrincha
Ceará 0x3 Flamengo – Castelão
Flamengo 3×0 Palmeiras – Maracanã
Avaí 0x3 Flamengo – Mané Garrincha
Flamengo 1×0 Santos – Maracanã

* Único empate no Brasileirão desde a chegada de Jorge Jesus
** Única derrota no Brasileirão desde a chegada de Jorge Jesus


Com aprovação quase unânime da torcida rubro-negra, Jorge Jesus tem recebido cantos de apoio em todos os jogos no Maracanã. Foi assim no último sábado (14), após o Flamengo bater o Santos por 1 a 0 e abrir três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. (ASSISTA NO VÍDEO ABAÍXO)

Após três meses de trabalho, pode se dizer que a única preocupação do torcedor rubro-negro em relação a Jorge Jesus é com o contrato. Isso porque, o vínculo do português com o Fla vai até junho do próximo ano. Sendo assim, os pedidos para extensão do acordo até o fim de 2020 já têm sido feitos pela Nação.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se isso tivesse acontecido em 2018, teríamos grandes chances de levar o título mas, resolveram insistir com o estagiário até afundar o barco.

  • Vida longa ao português no comando técnico do Flamengo. A diretoria tem de agir logo com a compra em definitivo de Gabigol e o prolongamento de contrato de J.J pelo menos até o fim do ano que vem, visto que o contrato atual é de até metade do ano que vem. Rumo ao título brasileiro e continental, talvez quem sabe até mundial.

    Saudações rubro negras!

Comentários não são permitidos.