Notícias

Muita história! A primeira torcida organizada do Brasil, Charanga Rubro-Negra completa 77 anos de existência

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO

Esse é Jaime, o criador da Charanga Rubro-Negra.

Hoje é um dia muito especial! A primeira torcida organizada do Brasil, Charanga Rubro-Negra, completa 77 anos de existência. Criada por Jaime de Carvalho, a Charanga teve sua primeira aparição em 1942, na partida entre Flamengo e Fluminense, nas Laranjeiras. Aos 16 anos, Jaime juntou alguns amigos e foi para o estádio fazer algo que ninguém tinha feito: Uma torcida organizada. O nome ‘Charanga’ foi dado pelo saudoso Ary Barroso, locutor clássico da Rádio Tupi nos anos 40.

Apaixonado pelo esporte, a sintonia do garoto com o clube era impressionante. Uma coisa conectava a outra. Quando a Charanga começou a crescer, Jaime foi obrigado a usar o megafone para falar com os torcedores. Nos anos 60, ele adoeceu e parou de acompanhar a torcida organizada. Anos depois, em 1976, com sua morte, a organização foi comandada pela sua esposa, Laura, mas a torcida não tinha a mesma energia que possuía em tempos áureos. Anos se passaram, e Gugui Nascimento foi nomeado presidente.

No ano de 2008, a Charanga Rubro-Negra conseguiu uma bolsa auxilio da secretaria dos esportes do Rio de Janeiro, e voltou aos estádios. Atualmente, os integrantes da Charanga participam de eventos organizados pelo Flamengo. O saudoso Jaime de Carvalho foi escolhido como o primeiro torcedor a receber uma placa de homenagem no Maracanã.


Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, com o Banco BS2!


Com a chegada desta data especial, 11 de outubro de 2019, o dia em que a Charanga Rubro-Negra completa 77 anos, perguntamos para o presidente Guigui Nascimento, o legado que da Charanga e a responsabilidade que é ser uma das torcidas pioneiras.

Qual o principal legado que a Charanga deixou nas arquibancadas?

A maneira de torcer pacificamente e o uso obrigatório do manto sagrado. Aquele que estivesse sem camisa, seria retirado da Charanga Rubro-Negra.

Qual é a responsabilidade de ser o presidente da primeira torcida organizada do Brasil?

– É grande por ser ela o berço das torcidas, amando e respeitando o Flamengo acima de tudo. Tratar e guardar com carinho tudo da nossa história e ser amigo de todas as torcidas e torcedores. Nunca abandonar nosso clube e apoiar sempre, e  ser realmente apaixonado.

Há três anos, o canal do ‘Coluna do Fla’ no YouTube realizou uma entrevista completa com Guigui Nascimento, o atual presidente da Charanga Rubro-Negra. Veja o vídeo!


Quer contratar a Charanga Rubro-Negra para se apresentar no seu evento? Entre em contato pelo número (21) 95904-0555 ou pelo email: charangarubronegra@gmail.com.

 

Ver comentários

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo encurta diferença para o Palmeiras; veja tabela do Brasileirão atualizada após jogos da 20º rodada

Flamengo poderia ter encurtado ainda mais a distância para o líder Palmeiras Jogando no Maracanã…

26/07/2026
  • Destaque

Jardim admite ‘marcha lenta’ do Flamengo e cobra arbitragem após empate com São Paulo

O que disse Leonardo Jardim após jogo do Flamengo x São Paulo? O Flamengo ficou…

26/07/2026
  • Notícias

Léo Pereira é sincero sobre o quanto empate com o São Paulo atrapalha ambições do Flamengo no Brasileirão

Léo Pereira admitiu felicidade por voltar a jogar no Maracanã O Flamengo decepcinou os mais…

26/07/2026
  • Destaque

Palmeiras perde em casa, e Flamengo reduz distância para liderança do Brasileirão

Como está a situação do Flamengo no Brasileirão? O Palmeiras perdeu para o Atlético-MG neste…

26/07/2026
  • Notícias

Flamengo decepciona Maracanã lotado e fica no empate com o São Paulo

Equipe de Leonardo Jardim chegou a ampliar o marcador, mas gol foi anulado O Flamengo…

26/07/2026
  • Destaque

VÍDEO | Léo Pereira marca 1º gol do Flamengo em jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! LÉO PEREIRA! 🔴⚫ Léo Pereira abre o placar para o Mengão aos 10 minutos…

26/07/2026