Notícias

Aval de Zico, sede de títulos e versatilidade: conheça Luiz Henrique, joia escolhida para jogar o Carioca pelo Flamengo

FOTO: RODRIGO ANTUNES/COLUNA DO FLA

Por: Higor Neves e Rodrigo Antunes

O Flamengo estreia no Campeonato Carioca de 2020 neste sábado (18), às 16h, contra o Macaé, em partida que será disputada no Maracanã. A equipe que entrará em campo será bem diferente da que o torcedor rubro-negro se acostumou a ver na temporada anterior. Isso porque, com boa parte do elenco ainda de férias, garotos recém-promovidos e outros que ainda estão nas categorias de base vão representar o Mais Querido. Um deles é Luiz Henrique, jovem que, apesar da pouca idade, já está acostumado a lidar com a pressão.

No Flamengo desde os 11 anos de idade, o Garoto do Ninho foi levado à Gávea através de Zico, maior ídolo da história do clube. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, Luiz contou um pouco de sua história e revelou a ‘benção’ do Galinho no início da trajetória pelo Rubro-Negro.

– Com 10 anos, eu estava no Magnatas (equipe de futsal) fui jogar contra o Flamengo na Gávea. Fiz dois ou três gols, e o Flamengo me chamou. Não deu para eu ir, continuei no Magnatas. Pouco depois, o CFZ (Clube de Futebol Zico) me chamou para jogar no campo. Com 11 anos, fui para o Flamengo – contou o atleta, antes de prosseguir:

Fui para o Flamengo na época que o Zico entrou para a diretoria. Ele chegou ao Flamengo e levou uns 25 garotos, e eu fui um deles. Fiz o teste e passei, já no futebol de campo. Das pessoas que vieram do CFZ, sou o único que permaneceu até agora.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Desde a chegada, foram nove anos nas categorias de base do clube da Gávea. Nesse período, Luiz Henrique acumulou títulos. No sub-20, ele conquistou os títulos de maior expressão no futebol nacional: Copinha, Campeonato Brasileiro e Supercopa do Brasil, além do Carioca.

– A sensação de ganhar tantos títulos é de que deixei meu nome marcado na base do Mengão. Ganhei a Copinha. Depois ganhei Carioca, Brasileirão e Supercopa do Brasil sendo capitão do time. Pude levantar esses dois canecos inéditos, o Flamengo nunca tinha vencido Brasileiro e Supercopa. Ganhar, como capitão ainda, e ajudando a minha equipe dentro e fora de campo, passando experiência para os meus amigos, é uma sensação inexplicável, não tem coisa melhor.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

  • Como você define, em uma palavra, a sua base no Flamengo?

A palavra que eu defino a base do Flamengo em minha vida é: sensacional. Comecei com 11 anos, já ganhando títulos, e agora com 20 anos terminei o ciclo ganhando mais títulos ainda. Vou levar como experiência para o profissional.

  • Copinha, Brasileirão, Carioca e Supercopa. Qual é a sensação de ser um jogador com tantos títulos importantes, pelo clube de maior torcida do mundo?

A sensação de ganhar tantos títulos é de que deixei meu nome marcado na base do Mengão. Ganhei a Copinha. Depois ganhei Carioca, Brasileirão e Supercopa do Brasil sendo capitão do time. Pude levantar esses dois canecos inéditos, o Flamengo nunca tinha vencido Brasileiro e Supercopa. Ganhar, como capitão ainda, e ajudando a minha equipe dentro e fora de campo, passando experiência para os meus amigos, é uma sensação inexplicável, não tem coisa melhor.

Luiz Henrique participou da volta olímpica com a taça do Brasileirão sub-20, no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

  • E como é encerrar esse ciclo?

Encerro meu ciclo no sub-20 do Flamengo com a sensação de dever cumprido e cabeça muito tranquila. Tive o privilégio de ganhar títulos que o Flamengo nunca tinha vencido. Tive outro privilégio de levantar, como capitão. Só tenho que agradecer a Deus e manter o foco, como sempre fiz.

  • Você tem apenas 20 anos, mas será um dos mais experientes da equipe que iniciará o Carioca de 2020. Você está preparado pra ser essa referência em um momento tão importante para os garotos?

Eu tenho apenas 20 anos, mas sou o mais experiente dessa rapaziada que está subindo para disputar o Carioca. Fui capitão no último ano de juniores e já era um espelho para eles. Fico com a cabeça tranquila, para passar confiança aos meus companheiros. O que eu puder, vou ajudar aos outros, junto com os que já subiram, como Vitor Gabriel, Vinicius (Souza) e Lucas Silva, e mais ainda com as contratações que estão chegando e provavelmente vão jogar conosco. Que possamos fazer uma excelente Taça Guanabara.

  • Você já está acostumado a treinar com os profissionais, mas agora vai passar a jogar na categoria. Qual será o principal desafio?

O meu maior desafio agora no profissional é me adaptar ao jogo profissional. Quero fazer isso o mais rápido possível, para conseguir entrar bem e me adaptar ao esquema de jogo do Jorge Jesus.

  • Na base, você já foi meia armador, já atuou como meia aberto e também como segundo volante. Agora, no profissional, em qual faixa de campo você espera ganhar espaço?

Eu espero jogar em qualquer posição. Jogador não pode escolher a posição que quer jogar. Tem que saber jogar em várias e estar preparado sempre. Eu terminei o ano como segundo volante e espero ter oportunidades nessa vaga. Mas se pintar brecha em outras posições, estarei pronto.

  • O Flamengo tem hoje o melhor elenco do Brasil e está certamente entre os melhores do continente, mas sempre é possível melhorar. O que o Luiz Henrique tem de diferente que pode acrescentar à equipe?

Eu acho que essa versatilidade pode me fazer ganhar muitas oportunidades. Um exemplo disso é o Gerson, que é versátil, canhoto, assim como eu. Ele tem muita qualidade, é intenso, ele sabe ler o jogo, isso sim é ser um jogador versátil. O Jorge Jesus gosta bastante disso. Eu observo bastante o Gerson, tudo que ele faz com a bola, sem a bola, tento aprender. Acho que isso pode me ajudar a ter oportunidade no profissional.

Gerson, o ‘coringa’ do Flamengo, atuou como meia aberto pelos dois lados, como primeiro volante e, principalmente, como segundo volante na temporada de 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

  • O ano de 2020 se inicia para você com a profissionalização, e como você espera encerrá-lo? Qual é a grande meta do Luiz Henrique para a temporada?

Minha meta para 2020 é me tornar um jogador de alto nível no profissional, começando pela Taça Guanabara, para me valorizar. Quero estar jogando, ganhando, firme fisicamente e com a cabeça tranquila dentro e fora de campo. Quero vencer títulos e comemorar com a Nação Rubro-Negra.

Higor Neves

Ver comentários

  • Ninguém nem se empolgue, é fraco. Jogava muito quando tinha 16/17, depois parece que esqueceu de jogar bola.

  • ESSE LUCAS DEVE TA LOUCO OU DEVE TORCER PARA OUTRO TIME EM FALAR QUE O LUIZ HENRIQUE NÃO JOGA BOLA,O CARA QUE PENSA NO MEIO CAMPO DO FLAMENGO SABE A HORA DE ACELERAR O JOGO E TAMBEM SABE CADENCIAR O JOGO,TEM UM EXCELENTE PASSE E VISÃO DE JOGO,FORAM RARAS AS VEZES QUE ASSISTI OGO DELE E JOGOU MAL,SERA UM EXCELENTE OPÇÃO PARA A EQUIPE ESTE ANO.

  • Dá até medo pois último aval do Zico no Flamengo foram Diogo e David, benza Deus...

Notícias recentes

NFL no Rio? Dirigente do Flamengo revela plano ousado para aumentar receitas com novo estádio

Plano do Flamengo foi revelado durante solenidade para assinatura de termo, na Gávea O Flamengo…

25/11/2024

Ex-companheiro de Jorge Jesus pode ser novo diretor do Flamengo em 2025

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, deseja trazer novo diretor executivo de futebol para o Flamengo…

25/11/2024

Corinthians pretende apresentar nova proposta ao Flamengo para comprar Hugo Souza nesta segunda

Flamengo precisa receber R$ 5 milhões do Corinthians para vender Hugo Souza O Corinthians encontrou…

25/11/2024

Estádio do Flamengo: Landim abre o jogo sobre venda de ingressos para inauguração em 2029

Estádio do Flamengo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2029 O Flamengo…

25/11/2024

Gols, aproveitamento e mais: compare números de Flamengo e Fortaleza antes de jogo pelo Brasileirão

Flamengo tem 66,6% de aproveitamento na temporada, contra 58,4% do Fortaleza O Flamengo se prepara…

25/11/2024

Flamengo tem atacante na mira para substituir Gabigol, diz jornalista

Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…

25/11/2024