Fair play financeiro não deve prejudicar o Flamengo; consultor explica

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Flamengo tem sido motivo de preocupação nos rivais do futebol brasileiro. Para os torcedores adversários, no entanto, bastaria implementar o fair play financeiro para que o Rubro-Negro carioca parasse de investir fortemente no elenco. Porém, as coisas não seriam dessa forma.


Qual será a próxima vítima do Flamengo? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


Em entrevista ao Blog do jornalista Mauro Cezar Pereira, no Uol Esporte, César Grafietti, consultor que lidera a equipe responsável pelas análises dos balanços dos clubes feita pelo Itaú BBA, explicou que o fair play financeiro prejudicaria justamente os clubes que não têm receita para investir, o que não é o caso do Flamengo.

César Grafietti é o responsável por elaborar para a CBF o projeto que deverá implementar no Brasil essa forma de controle das finanças dos clubes de futebol. Por isso, os torcedores do Flamengo não devem ficar preocupado com o Fair Play Financeiro, desde que seja cumprido à risca o que tiver registrado no balanço da instituição.

Leia toda explicação do profissional:

Para os clubes que têm mais lastro com relação à saúde financeira, como Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Bahia, será melhor ter o fair play financeiro. Naturalmente eles podem gastar o que gastam. Já os que gastam muito e vivem endividados teriam que reduzir custos, elenco, investimento.

O conceito do fair play financeiro é justamente o do equilíbrio individual de cada clube. Não o coletivo com todos equilibrados, mas sim com cada um dentro das suas contas. Nasceu com a ideia de que precisam ser saudáveis, parar de atrasar salários, impostos e pagamentos a outros clubes. E a forma de evitar isso é gastando apenas aquilo que arrecadam.

O modelo europeu impõe limites para prejuízos, os clubes não podem acumula-los, a folha salarial não pode passar dos 70% das receitas, há limites de endividamento, uma série de regras que buscam garantir saúde financeira e estabilidade.

Pensando num modelo brasileiro, os que tiverem déficit, gastos superiores ao que arrecadam e muitas dívidas certamente terão maiores dificuldades para respeitar as regras do fair play financeiro. Um modelo como esse fará com que os que hoje mais arrecadam e mantêm as contas em dia sejam beneficiados, pois seguirão com capacidade para fazer investimentos e pagar salários.

Já os que têm déficits e dívidas elevadas terão que passar um tempo se adequando até que apresentem uma condição diferente de competição. O importante é evitar os constantes atrasos de todos os tipos, que frequentemente se vê no futebol brasileiro. É o que há por trás de um modelo de fair play financeiro, que existe na Europa e em breve chegará ao Brasil“.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, COMBATE E CANAIS ADULTTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA… SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAPP 11957540287

  • Mas do jeito que estamos gastando logo logo…
    Minha maior preocupação não é com gastos de contratação e sim com os gastos fixos mensais (salário, direito de imagem…).
    Vejam que corremos o risco de entrarmos numa espiral de todo mundo ganhar mais de um milhão…vejam a “plantada” hoje a respeito do Rafinha….claramente alguém do estafe cavando o milhão mensal… E de milhão em milhão…

  • o problema é que os os dirigentes do clubes brasileiros não se preocupam em sanear as dívidas do seu clube, mais sim, se importar com quer o flamengo tem, arrecada, compra ou vende, queriam uma divisão diferente nas cotas de TV e deu no que deu, olha só como vai ficar o cruzeiro na segundona, agora querem o fair play financeiro, o resultado é a falência de muitos clubes Brasil.

  • EU SE EU FOSSE O PRESIDENTE DO CLUBE FICARIA PREOCUPADO SIM….
    O FAIR PLAY FINANCEIRO IRÁ DISTANCIAR AINDA MAIS O FLAMENGO DOS DEMAIS E A PREOCUPAÇÃO QUE EU CITEI É DE FRETAMENTO DE AVIÃO PARA COMEÇAR A DISPUTAR OS CAMPEONATOS NA EUROPA PQ AQUI VAI PERDER TOTALMENTE A GRAÇA…
    😂🤣😂🤣

  • Isso é muito bom se for verdade e seguido a risca. Agora as informações que se tem do Palmeiras não são bem assim, pois a divida lá está subindo já chegando na casa dos 500 milhões de reais. Tanto é que eles estão enxugando o elenco e contratações bem abaixo para um clube que queira disputar com o Flamengo. A Crefisa não ficará com esse prejuízo. Alguém terá que pagar.

  • Desse jeito aí o Vascu, FlorminenC e Bostafogo tão Fu…. Queria muito ver esse sistema implantado kkkkkkkk

  • kkkk Nego é muito burro… que implementem logo o Fair Play financeiro!

    Não dou mto tempo para clubes como vasco, botafogo e flu ficarem no limbo p sempre