Liberado pelo Flamengo, sobrevivente da tragédia no Ninho faz desabafo em rede social

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Felipe Cardoso foi um dos sobreviventes da tragédia no Ninho, que ocorreu em 08 de fevereiro do ano passado. Na ocasião, dez jovens morreram no incêndio que atingiu parte do Centro de Treinamento do Flamengo. O meia foi liberado pelo Mais Querido e, nesta terça-feira (21), fez uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, desabafando sobre a situação.

Veja o pronunciamento na íntegra:

Gostaria de iniciar agradecendo a Deus por minha vida!!!

Começo falando de SONHOS e sua dura busca em alcançá-los.

Desde os meus primeiros passos, iniciei minha trajetória de ir atrás de um que deve ser o maior sonho de 10 entre 10 meninos no Brasil, ser jogador de futebol. Cheguei ao Santos aos 9 anos de idade, e lá fiquei até o início de 2019. Aprendi muito e sempre serei grato por tudo e todos que estavam lá e me ajudaram.

Em 04/02/2019, cheguei ao Clube de Regatas do Flamengo. Continuava vivendo um sonho e buscando o que muitos, ou milhares, como eu, vivem dia a dia. Não é fácil deixar a família, amigos, seu lar, seu conforto, mesmo que seja pouco, para seguir firme e forte, em busca do tão sonhado desejo de se tornar jogador de futebol. Porém, no dia 08/02/2019, esta busca acabou para alguns que estavam ao meu lado. Graças ao bom Deus, eu e alguns colegas conseguimos nos salvar. Me pergunto todos os dias o porquê daquela tragédia, rezo, choro e oro para os que não conseguiram se salvar, pedindo que estejam bem ao lado de Deus, onde imagino que sonhos sejam mais fáceis de serem realizados. Penso em seus familiares, pai, mãe, irmãos, amigos que não terão mais abraços, ligações, contato e continuarão, por toda a vida, pensando em como seria se eles ainda estivessem aqui, correndo atrás do que, naquele dia terrível, estávamos.

Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!

Volto a agradecer a Deus pela minha vida e das demais que estão aqui ainda, podendo continuar seguindo nosso maior objetivo. Aprendi mais uma dura lição da vida em busca deste sonho, ao ser liberado pelo Flamengo, no dia 13/01/2020, por telefone. Não entendi, chorei, gritei, culpei tudo e todos. Não quis falar com ninguém por um período. A dor foi gigante em meu peito.

Conversei muito com Deus, e enxerguei que teria que seguir, não só por mim, mas por todos que se foram naquela tragédia, meus eternos irmãos: Athila, Arthur, Bernardo, Christian, Gedson, Jorge, Pablo, Rykelmo , Samuel, Vitor, nossos familiares e amigos.

Algumas portas foram se abrindo, graças a Deus, mas a dor e busca em entender tudo o que está acontecendo na minha vida, em menos de um ano, continua maior.

Após refletir muito, cheguei à conclusão de que somos apenas números para muitos. Ninguém enxerga que somos jovens/adolescentes buscando uma vida melhor para nossas famílias, dia a dia longe de casa, cada um com seus problemas e dificuldades, pensando se nossos irmãos tem o que comer, se nossas mães estão bem, se nossos pais continuam firmes e fortes nos trabalhos em busca do sustento da casa. Se nossos amigos sentem nossa falta e torcem por nós.

Mas, como Deus é o Senhor de tudo, entreguei em suas mãos o meu destino, pedi que tirasse o rancor, raiva e ódio do meu peito, e me ajudasse a prosseguir. Foi então, que começaram as procuras e comecei a me sentir melhor, preparado para o que Deus tem programado para minha vida.

Gostaria, imensamente, de agradecer a Deus e a todos, sem exceção, que me procuraram e me fortaleceram nestes últimos dias, em continuar sonhando e indo buscar o que todos nós queremos alcançar… Sei que serei lembrado para sempre como sobrevivente da tragédia, e carregarei isto até o último dia da minha vida. Porém, ninguém, a não se Deus, será capaz de me parar em busca do sonho que não é só meu, e sim de todos que estavam na tragédia, além dos milhares de moleques alojados longes de suas famílias, amigos e os que de verdade os querem bem!

Tenho fé em Deus que alcançarei nossos sonhos e, de joelhos, com as mãos aos céus, comemorarei nossa vitória!

Será por Deus, por vocês e por todo moleque que, como eu, sonha em ser jogador de futebol!

Felipe Cardoso.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • absurdo!! se pra uma pessoa adulta é extremamente difícil superar uma perda, imagina pra um adolescente….pode até não ficar com o garoto pq ele é um pereba e tal, agora não é assim que se faz as coisas…um pouco de compaixão e respeito pelo que viveram tem que ter!!! BOLA FORA DO FLAMENGO COMO UM TODO!!!

  • Teria ido bem na redação do Enem…

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, COMBATE E CANAIS ADULTTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA,. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAPP 11957540287

  • Com certeza, este relato não foi feito por esse menino. Pessoas interessadas em tirar proveito da situação, aproveitam qualquer brecha para tirar vantagens e, chamar a atenção da opinião pública, para ganhar um dindin a mais.

  • Apesar de querermos defender a diretoria, porque tem muitos interesses envolvidos, acho que o Fla poderia ter feito um trabalho especial com esses garotos, tipo: 1 ano de recuperação, acompanhamento psicológico e fisico e depois reintegra-los. Essa foi uma grande tragédia, as indenizações são uma coisa a parte. A postura perante ele vai ficar marcada pra sempre.

  • Interessante é que ninguém reclama quando é convocado por telefone, e-mail ou telegrama.
    Mas quando é dispensado vem a choradeira.

  • Todos os anos centenas de garotos são dispensados em todos os clubes formadores. Os clubes abrem as suas portas, testam, contratam ou dispensam. Como não tem vaga para todo mundo, a grande maioria é dispensada.
    Estar presente no dia da maior tragédia vivida pelo clube não dá a nenhum dos garotos o passaporte para o sucesso.
    Portas se fecharão, portas se abrirão e a vida segue.
    Boa sorte aos que foram dispensados. Sucesso aos que permaneceram. Conforto (e indenizações justas) às famílias daqueles que se foram.

  • QUE TEM QUE PAGAR ISTO COM CERTEZA! ATÉ MESMO PORQUE NÃO EXISTE VALOR PARA UMA VIDA,PORÉM TEMOS QUE LEMBRAR QUE O FLAMENGO FOI NEGLIGENTE EM NENHUM MOMENTO SEMPRE TENTOU ACORDO,QUANDO SE DIZ ACORDO UMA PARTE TEM QUE CEDER, SE AMASSE TANTO ASSIM O CLUBE TERIA CHEGADO A UM DENOMINADOR COMUM SEM QUE ESTE ADVOGADOS TENHA PENSADO SEMPRE EM LUCRO, É NECESSÁRIO SALIENTAR QUE QUANDO ACONTECEU A TRAGÉDIA O CLUBE JÁ ESTAVA PRESTES A DESLOCAR OS MENINOS PARA O NOVO CT, FOI UMA FATALIDADE, TEM MUITO CLUBES POR AI QUE NÃO TINHA E NEM TEM ALOJAMENTO COMO O DO FLAMENGO, POR OUTRO LADO MANTER ESTES MENINOS POR PENA NÃO SERIA O CORRETO, SE ELE OU OUTROS FOREM BONS DE BOLA VAI PROVAR ISTO EM QUALQUER CLUBE, ENTENDENDO ESTA MÁXIMA ENTÃO ELE NÃO DEVERIA TER SAÍDO DOS SANTOS, O CLUBE TERIA POR OBRIGAÇÃO DE FICAR COM ELE ATÉ O PROFISSIONAL PORQUE SENÃO ESTARIA ACABANDO COM O SONHO DELE, LEVANTE A CABEÇA GAROTO E MOSTRE SEU VALOR SEU FUTEBOL EM OUTROS CLUBES, SE ERGA, RECOMECE E BOLA PARA FRENTE,ACEITEM O ACORDO DO FLAMENGO QUE NÃO É PEQUENO A VIDA DE NENHUM DE VCS VALE MAIS QUE A OUTRA, SE ACEITAREM PAGAREM MAIS A UM DO QUE OUTROS SERIA DESIGUALDADE E FALTA DE RESPEITO,JÁ TEM FAMÍLIA QUE FEZ ACORDO E VIDA QUE SEGUE, FICA AI OUVINDO ADVOGADO QUE SÓ PENSA EM SEU PRÓPRIO BOLSO….

  • Quem dispensa é o Departamento de Futebol,e não a Diretoria.
    Com certeza isso foi escrito por algum advogado mercenario que quer ficar rico as custas da desgraça dos outros.
    Meu amigo você foi dispensado não por causa da tragédia ,e sim por deficiência técnica,não use os meninos que se foram.

  • Entendo que é difícil essa situação de despensa de alguns que viveram essa tragédia, é como já foi dito , qualquer categoria seja base ou profissional é avaliado resultado e desempenho do atleta, acho normal o clube dispensar um ou outro , o fato é que entra o sentimento de todos nós no que diz respeito a perda dos jovens tão recente , acredito que o clube poderia ter prolongado mais a permanência do atleta e como gratidão, emprestá-lo a outro clube como uma forma de preservá-lo ou até mesmo em dar um novo ânimo ao atleta.

  • Concordo, em boa parte, com tudo isso que foi dito nos comentários aqui. Mas, esse texto, pelo grau de escolaridade dos meninos, Jamais foi escrito pelo Felipe.
    Não sei qual o interesse ou intenção de quem escreveu esse texto. Mas, duvido que ele foi escrito por um garoto de 15 anos de idade.

  • Um tiro no pé dessa diretoria.
    Pq não segurar esses meninos por mais um ano, tanta jogador ruim mamando muito mais dinheiro no time. Td está tão recente pra eles fazerem isso…

  • Não sei se isso é uma prática, no meu meu ponto de vista não deveria ser, a dispensa por e-mail e/ou telefone. Mesmo se fosse, o que acho inaceitável, o clube, diante de tudo que esse e outros garotos passaram, deveriam ter vergonha na cara, para conversar olho no olho e comunicar a dispensa. Certamente o clube não contrata ninguém por e-mail e/ou telefone. Se o clube se interessou pelo garoto quando era do Santos, certamente deve ter acompanhado o seu trabalho, visitou a família e apresentou algum projeto. A postura profissional na contratação precisa ser a mesma na liberação. Por mais que saibamos que é normal a chegada e a liberação de milhares de jovens nos clubes, o respeito, educação e profissionalismo deveriam sempre está em primeiro lugar. Essa Diretoria faz mais uma cagada e mancha o nome do clube, o que é imperdoável. Não se esqueçam que recentemente fizeram o mesmo com o Pelaipe porém este por e-mail. Se o clube não tinha interesse na renovação, por mais que ele tenha pisado na bola, deveriam tê-lo chamado e numa conversa olho no olho, explicado os motivos da não renovação do contrato. Precimsamos de mudanças no trato com as pessoas urgente. SRN

  • Bom para mim vida não tem preço claro estamos falando de indenização para família dos jovens acredito que diretoria do Flamengo queira pagar as indenizações
    E busca um acordo com os familiares.

  • Assessoria de imprensa boa do menino… não parece o texto escrito por um adolescente….

  • Concordo plenamente com os torcedores rubro-negros que clamam pelas indenizações às famílias das vítimas dessa indelével tragédia. Entretanto, acredito que uma coisa não impede que outra aconteça. Se os garotos foram dispensados, é porque para o que foram contratados já não interessam mais. O que há de anormal nisso? O que não pode é o Clube ficar com eles por piedade, por caridade, por compensação a terem sobrevivido ao incêndio. E outra, não duvido da capacidade do jovem garotão em redigir, mesmo porque eu não o conheço. Mas aposto 100 contra 1 que esse texto foi escrito pelo pai ou por um mercenário com carteirinha da OAB.

  • Infelizmente a dispensa de jovens ainda na base é normal em qualquer clube do mundo….tenho certeza que eles terão sorte em outros clubes….

  • Sou Flamenguistas, filho e neto de família inteira de Rubro-Negros, porém a diretoria DEVE olhar com outros olhos esse caso.
    Pode gerenciar um início de carreira para esses meninos para terem oportunidade de um bom futuro….
    ? ? ? ? ? ?

  • Qual o valor de uma vida?? Penso que a pergunta deve ser feita aos dirigentes do Flamengo e aos pais dos meninos vitimados. Não há preço, é inconcebível precificar, por essa razão, acredito que o time tenha que pagar caro, pois é responsável pelas perdas, pagar caro às famílias sim, porém há os advogados abutres que induzem às famílias a cobrarem valores astronômicos, daí o negócio se arrasta na justiça. Repito, qual o valor de uma vida?!

  • A dispensa é sempre muito difícil, mas às vezes, é o que tem que ser feito.
    Nem todos que passaram pela tragédia do início de 2018 seriam aproveitados. O futebol vive de performance e de resultados. Se não há destaque, dificilmente haverá sequencia.
    Entretanto, uma etapa concluída não significa que o caminho acabou.
    Se não foi no Flamengo, poderá ser noutro clube.
    Não desista e não culpe o clube pela dispensa. Procure antes de tudo, entender o critério deste processo.
    Seu foco tem que estar agora, na solução e não no problema.
    Boa sorte, Felipe Cardoso.

  • Achei a mesma coisa, Pedro Figueiredo.

  • Essa é a tradução de um sonho e os pesadelos que a vida cobra. Mas percebam a correção como é redigida a saga. Parece que ele não está correndo atrás de se firmar num grande clube e, sim , tirar nota 1000 no ENEM. Não que eu duvide de que ele seja capaz, mas também é difícil que não exista alguém por trás, insuflando a opinião pública e guardando algum interesse.

  • Galera, acho que precisamos iniciar uma campanha (SÉRIA), pra que nossa Diretoria dê atenção a essa tragédia e pague, logo, as indenizações. CHEGA de descaso, de não terminar logo com isso. O clube está saneado financeiramente. Assim sendo, pode pagar valores justos, mesmo que estejam acima daqueles pagos por companhias de seguro. Vamos encher de mensagens as caixas postais do Landim, Bap, Bráz, Spindel e outros, para que amenizem o sofrimento dessas pessoas. Pelo amor de Deus. E do Flamengo e sua torcida.

  • Sou Flamenguista Roxo, mas porque fazer assim com as pessoas? cadê os Homens com H maiúsculo que quando era para demitir vinha olhar no olho da pessoa e falar a verdade, o porquê da decisão? o Flamengo não é obrigado a ficar com o Jogador se o contrato se encerrou, mas é um ser Humano alí, cheio de Sonhos , que viu seus companheiros morrerem… Semana retrasada foi o Pelaipe, um cara sério que ajudou muito o Flamengo,e inclusive que deu a dica de contratar o Mister…foram demitidos por Email, telefone, TV,etc…vamos ter mais respeito com as pessoas, elas merecem isso, nota Zero pro Flamengo nesse quesito, falta de respeito!!!!

  • Sou rubro negro e pai, e creio que a negligência dessa diretoria para com as famílias e, agora, ao dispensar os meninos, ultrapassa o limite do bom senso e moral, sendo uma grande covardia e da crueldade. Que vergonha.

  • VERGONHA! É a única coisa, o único sentimento que posso sentir como flamenguista pelo que aconteceu essa semana, com essas dispensas. Há momentos em que se deve agir como ser humano, não como máquina de contratações. Deviam ter olhado para os sobreviventes com carinho, não com desdém. Tô contigo, Felipe! #VergonhaFlaDiretoria

Comentários não são permitidos.