FOTO: LUCAS FIGUEIREDO / CBF
Por conta da paralisação dos torneios com a pandemia do novo coronavírus, a Conmebol se reuniu nesta quinta-feira (13) e decidiu que irá solicitar à Fifa o adiamento do início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022. A ideia é que a competição seja disputada somente no mês de setembro.
O temor com o avanço da doença fez a reunião ser realizada por videoconferência, ao invés do encontro presencial em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. Através de comunicado, a entidade destacou que a possível mudança é mais uma das medidas de prevenção diante da evolução mundial e local do coronavírus (confira a nota na íntegra ao fim da matéria).
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
As eliminatórias estavam previstas para iniciar em março. Tite, técnico da Seleção Brasileira, chegou a divulgar a lista de convocados para as duas primeiras rodadas. Três jogadores do Flamengo foram chamados pelo treinador: Bruno Henrique, Gabigol e Everton Ribeiro. O uruguaio De Arrascaeta também foi convocado para representar a sua seleção no torneio.
Com o trio do Flamengo, o Brasil estrearia no dia 27 de março, contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, em Recife. Logo depois, enfrentaria o Peru, em Lima, no dia 31. Diante do surto do covid-19, a apresentação dos convocados da Seleção, marcada inicialmente para o dia 23, também foi cancelada até que a situação seja controlada.
Comunicado sobre decisiones del Consejo CONMEBOL
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) March 19, 2020
CONFIRA A NOTA DA CONMEBOL:
“Luque, 19 de março de 2020
O Conselho da CONMEBOL, celebrado hoje por videoconferência após as medidas de prevenção estabelecidas, aprovou por unanimidade as seguintes decisões com o objetivo de priorizar a saúde em todos os momentos:
- Realizar através de videoconferência o 72º Congresso Ordinário da Confederação, previsto para 2 de abril de 2020.
- Solicitar à FIFA que coloque as primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa Mundial da FIFA Catar 2022 no mês de setembro de 2020.
Confederação Sul-Americana de Futebol“.