#COVID19: Dentro do grupo de risco, idosos recorrem a ajuda de vizinhos e familiares para cumprir quarentena

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDROS AVRAMIDIS/REUTERS

A pandemia do novo coronavírus assolou o Brasil e o mundo. Altamente contagioso, o COVID-19 preocupa ainda mais quando se trata do chamado ‘grupo de risco’. Dentre as pessoas que mais estão mais sujeitas ao perigo de ser infectadas pela doença, estão os idosos. Pessoas acima de 60 anos são consideradas de risco porque a própria idade já faz com que a capacidade do sistema imunológico de combater infecções seja menor. Sendo assim, aumenta-se o risco do vírus cair na corrente sanguínea, atingir os pulmões e provocar um pneumonia, o que agrava o quadro.

De acordo com dados do IBGE, mais de quatro milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil e, além de estarem mais propensos à esta e a outras enfermidades, muitos idosos têm dificuldades para realizar tarefas cotidianas e seguir as orientações para evitar a propagação do COVID-19. Como uma das medidas principais é o isolamento social, a maioria dos comércios estão fechados e serviços não essenciais estão restritos. Para superar as adversidades neste momentos, alguns recorrem aos familiares, amigos e até mesmo aos vizinhos.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Em alguns lugares do Brasil, moradores de condomínios e prédios tiveram a iniciativa de oferecer ajuda aos idosos que vivem sozinhos. A ideia se espalhou e, muitas pessoas, por meio de bilhetes em elevadores, por exemplo, colocam seu nome, telefone e número do apartamento com objetivo de ajudar os idosos a se manterem isolados, em segurança.

Dados atualizados pelas secretarias estaduais de Saúde contabilizam mais de 2.980 infectados em todos os estados do Brasil. Entre os casos fatais, o número passa de 75. A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é permanecer em casa, em isolamento. Outra ação importante é cuidar da higiene das mãos. Lavá-las com água e sabão, e fazer uso álcool gel ajuda a frear significativamente o número de infectados pelo coronavírus.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Concordo contigo Alysson.
    Já existem muitas informações veiculadas sobre o Covid19 (algumas até conflitantes) e creio que a coluna não é o fórum adequado para tratar do assunto. Principalmente porque as pessoas estão tratando essa questão, que é de saúde pública, como uma questão política.
    Vamos encarar essa quarentena forçada, tomando todos os cuidados necessários, falando somente de futebol aqui na coluna.

  • Apenas como sugestão, todos os jornais e mídia em geral estão massivamente falando sobre o Covid19, eu como Flamenguista acesso esta coluna para desopilar da chuva de notícias sobre a epidemia, acredito que vocês deveriam manter o foco no entretenimento esportivo e quem quiser saber sobre a epidemia já tem canais mais que suficiente. SRN

  • Libero todos os canais de televisão (DAZN, esportes, combate, discoverys, telecines, todos os jogos do Premiere, e muito mais), + 3000 filmes, + 300 séries, por apenas R$ 35 mensais. Teste grátis. Basta ter, pelo menos, 15 mega de internet. Me chama no WhatsApp 21988788640

Comentários não são permitidos.