FOTO: DIVULGAÇÃO/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com médicos de alguns clubes do país, criou uma comissão para elaborar um protocolo médico de prevenção ao coronavírus. Tudo isso para quando as atividades no futebol forem retomadas. A ideia do documento é determinar quais devem ser os cuidados mínimos para que, os atletas e todos os envolvidos nos clubes e nos jogos, fiquem em segurança. O protocolo está recebendo os últimos ajustes para ser divulgado para as equipes, como informou o Globoesporte.com.
Entre os envolvidos na elaboração deste protocolo está o presidente da Comissão Nacional de Médicos da CBF, Jorge Pagura. O dirigente além de estar à frente de toda a coordenação do projeto, foi o responsável por reunir os chefes dos departamentos médicos do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar; Marco Azizi, do Fluminense; Márcio Tannure, do Flamengo; Luis Fernando Funchal, do Avaí; e Roberto Nishimura, da Ponte Preta. Quem orientou os profissionais foi o infectologista Sergio Wey, do Hospital Albert Einstein.
Protocolos que estão sendo utilizados nas federações da Espanha, de Portugal e em alguns clubes da Alemanha e do Japão, como o Bayern de Munique e o Bayer Leverkusen, serviram de parâmetro para os brasileiros. Inspirados por metodologias que já estão em vigor, cada médico envolvido na comissão escreveu uma parte do documento. Após isso, Jorge Pagura consolidou e compilou as ideias. Agora, o documento aguarda o ‘ok’ da presidência da CBF, do departamento jurídico e de competições para última análise.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
O GE mostrou alguns pontos definidos no protocolo. São eles: testes de coronavírus; medição de temperatura; treinos com grupos separados; uso limitado das instalações do clube, com cozinha e vestiário fechados; tratamento médico e fisioterapia com cuidados especiais; corredor de segurança no local de treino e contratação de empresas de desinfecção e descontaminação dos centros de treinamento.
O Flamengo se antecipou e encomendou 600 kits de testes de coronavírus. O objetivo é fazer exames em seus jogadores e todo o departamento de futebol, antes que eles retornem das férias coletivas. A previsão inicial é que o elenco e a comissão técnica se reapresentem no próximo dia 21. A CBF, no entanto, recomenda que as férias sejam estendidas por mais dez dias.
Cria do Ninho desperta interesse em clubes da Europa O Flamengo embarcou para Fortaleza na…
Rodolfo Landim (presidente do Flamengo) está em negociações com empresas e instituições para a venda…
Caso perca Erick Pulgar, Flamengo irá contar apenas com Evertton Araújo e Allan para função…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Volante chileno é titular absoluto no Flamengo de Filipe Luís Peça fundamental do esquema de…