FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
A chegada do treinador Jorge Jesus ao Flamengo, em junho de 2019, mudou a equipe carioca de ‘patamar’. Com um elenco bem reforçado, Mister teve à sua disposição o atacante Gabriel Barbosa. Formando uma parceria que deu certo, Mister e Gabigol criaram uma relação que vai além do campo. A confiança é tanta que o técnico português já chegou a dizer que mesmo quando o camisa 9 estiver mal em campo, ele não o substituirá. Quem lembrou dessa fala de Mister foi o ex-jogador Carlos Alberto, em entrevista ao Uol Esporte.
Para Carlos Alberto, o artilheiro não deveria trocar a parceria com Jesus para tentar a sorte na europa novamente tão cedo. Segundo o ex-jogador, uma relação de extrema confiança é tudo que um atleta pode buscar na carreira e, no Flamengo sob o comando de Mister, foi o que Gabriel encontrou.
— Se você não for preparado pra estar na Europa, realmente, você não consegue triunfar. Hoje, ele tá muito mais preparado, mas, se eu sou ele, eu abraçava o Jorge Jesus pra sempre, porque ele não vai ter um esquema tático desse, um time desse, em lugar nenhum. Uma coisa que eu vi o Jorge Jesus falando, inclusive lá no meu programa, na Fox. Mesmo ele estando mal, é um jogador que ele não tira -, disse antes de completar:
— Então, quando um centroavante atinge esse nível de confiança com o treinador, ele tem que preservar isso, porque é isso que vai dar sustentabilidade pra carreira dele. Se eu sei que vou tá mal e o treinador me dá a confiança que não vai me tirar, pode perguntar pra qualquer centroavante se ele não quer isso. Provavelmente, na Europa ele não teria isso, não ia jogar sempre, ia ter sempre rodízio. Aqui, ele joga sempre e, hoje, está num grande momento, fazendo muitos gols e merece tudo o que tá acontecendo -, finalizou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Desde que chegou ao Flamengo, Gabigol balançou a rede por 54 vezes, em 69 partidas disputadas. Somente em 2019, o atacante quebrou recordes e marcou 43 gols, em 59 partidas. Dois deles, inclusive, deram o tão sonhado bicampeonato da Libertadores ao Mais Querido. Entre os recordes quebrados vestindo o Manto Sagrado, Gabriel se tornou o maior goleador do Rubro-Negro em uma mesma edição de Campeonato Brasileiro, com 25 gols, superando Zico. O camisa 9 ainda se tornou o maior artilheiro do clube em uma temporada neste século, ultrapassando Hernane, que balançou as redes por 36 vezes, em 2013.
Os 43 gols marcados em seu primeiro ano na Gávea já colocam Gabriel na lista dos dez maiores artilheiros do Flamengo neste século. Atualmente, Gabigol ocupa a sétima posição, com 30 gols a menos que Renato Abreu – líder do ranking. Isso quer dizer que, nesta temporada, mesmo que o camisa 9 não repita o alto volume de bolas na rede alcançado em 2019, é possível assumir a primeira colocação da lista.