FOTO: REPRODUÇÃO
Na última sexta-feira (17), o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que não é será necessária a anuência sindical para acordos individuais ou redução salarial entre atletas e clubes. De acordo com a coluna ‘Lei em Campo’, do Uol Esporte, a decisão favoreceu os times e deixou os jogadores assustados. Os sindicatos envolvidos nesta questão, orientaram que os atletas não assinem nada que não estejam de acordo.
Ainda segundo o portal, a decisão do STF dá mais segurança jurídica aos clubes. Em entrevista ao Uol Esporte, o presidente do sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo (SIAFMSP) Washington Mascarenhas, disse que a recomendação de que os atletas não assinem nada que não concorde, de fato, já foi repassada: “Já conversamos com inúmeros atletas de vários clubes, e a nossa orientação é a de não assinar nada que não esteja de acordo, pois assinando terá validade em caso do sindicato não conseguir intervir“, declarou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Como a decisão do STF é relacionada apenas a acordos individuais, e não unilaterais, o jogador não é obrigado a aceitar a redução salarial. Assim como em qualquer contrato de trabalho, toda alteração tem que ser por consentimento de ambas as partes. Se o atleta não aceitar, o clube até pode demiti-lo, desde que arque com todos os custos previstos em lei envolvendo a demissão.
A proposta de reduzir os salários dos jogadores surgiu em meio à crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus. Com as competições paralisas justamente pelo surto de Covid-19, os clubes propuseram, inicialmente, reduzir 25% dos salários enquanto os campeonatos estivessem suspensos. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FNAPF) rejeitou tal proposta e ainda pediu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) interferissem nas negociações.
Três atacantes voltam a ficar à disposição de Filipe Luís O Flamengo tem retornos de…
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26), na Arena Castelão O Flamengo finalizou a preparação…
Vini Jr. tem problema muscular e vai ser ausência no Real Madrid (ESP) por até…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Flamengo não nega abrir negociações caso chegue proposta com altos valores por Fabrício Bruno O…
Estudo projeta receita total de novo estádio 2x maior que a do Maracanã O Flamengo…