Com base em artigo da FIFA, Premier League prorroga contratos de forma automática; brecha pode beneficiar o Fla

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/FIFA

Devido à pandemia Mundial do novo coronavírus e paralisação das atividades e competições esportivas, a FIFA aconselhou a prorrogação de contratos dos atletas que terminariam no meio do ano e mudou o critério para a janela de transferência dos jogadores. Com a medida, a ideia é que nenhuma equipe seja prejudicada em uma perda de elenco antes do final das competições. Na última segunda (11), segundo Andrei Kampff, do UOL, a Premier League se reuniu por videoconferência e resolveu seguir a determinação da autoridade máxima do futebol, estendendo os vínculos até o final do campeonato.

No Flamengo, alguns jogadores importantes terão os contratos encerrados em 2020. Da equipe principal, os atletas com contratos válidos até o dia 31 de dezembro são o goleiro Diego Alves, o meia Diego Ribas e os atacantes Pedro, Pedro Rocha e Orlando Berrío. Além destes, os vínculos de Matheus Dantas e Lucas Silva também se encerram na mesma data. Entretanto, até o momento, o Rubro-Negro ainda não se manifestou sobre nenhuma renovação.

Dos 7 jogadores com fim de contrato em dezembro, apenas Diego Alves é titular. No entanto, Pedro e Pedro Rocha foram contratados nesta temporada e Diego, além de ser o camisa 10 da equipe, é um dos capitães do Mais Querido. Se tratando de Orlando Berrío e Lucas Silva, a diretoria recebeu algumas propostas e tentou concluir as negociações, mas não obteve sucesso. No caso de Matheus Dantas, nenhum clube manifestou interesse.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Com diretrizes divulgadas pela Reuters, no documento, a FIFA sugere que “no lugar de um contrato programado para acabar na data final original de uma temporada, este término será prorrogado até a nova data final da temporada”, e ressalta a nova regra para a transferência de jogadores, onde fica decidido que  “no caso de sobreposição de temporadas e/ou períodos de inscrição, e a menos que todas as partes acordem de outra forma, será dada prioridade para concluir a temporada.

No calendário oficial da CBF para 2020, no mês de maio, por exemplo, as equipes estariam disputando o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores da América e Sul-Americana, que terminariam entre o final de novembro e o início de dezembro. Os estaduais, por sua vez, teriam sido encerrados em abril.

Todavia, sem previsão de retorno das competições, caso não haja alteração no formato das disputas, como o Brasileirão com 38 rodadas, existe a possibilidade de os campeonatos só terminarem em 2021, o que influenciaria diretamente nos elencos com uma possível não renovação dos vínculos.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também