A Conmebol realizou uma reunião nesta sexta-feira (19), com membros do conselho de dez países diferentes, para um debate sobre a realização das competições. Além disso, o encontro também proporcionou a aprovação do Protocolo de Recomendações Médicas para Treinamento, Viagens e Competições e o Manual Operacional de Chegadas e Partidas nos aeroportos.
Com o objetivo de retomar às partidas dos campeonatos da Taça Libertadores da América e Recopa Sul-Americana, a Conmebol elaborou um protocolo com medidas para a prevenção do novo coronavírus. No entanto, apesar da produção do documento de segurança, as competições da entidade ainda seguem sem uma data de retorno definida. Durante a reunião, o presidente da Conmebol destacou que a entidade buscará sempre garantir a saúde de todos os envolvidos.
“É essencial enfrentar a reativação do futebol com um documento-quadro de procedimentos e medidas gerais de prevenção que possam ser aplicadas como um mínimo comum nas diferentes Associações de Membros e, assim, garantir a saúde de todos “, disse Alejandro Domínguez, Presidente da CONMEBOL.
Compre seu manto oficial e outros produtos do Mengão
Já no Brasil, as atividades de futebol retomam de forma gradual. Após mais de 90 dias de paralisação dos jogos, o Flamengo voltou à campo e venceu o Bangu por 3 a 0, nessa quinta-feira (18), no Maracanã. As duas equipes passaram por exames para a COVID-19 horas antes da partida, em que as delegações testaram negativo para a doença. Além disso, todos os funcionários envolvidos no jogo, como a imprensa e infraestrutura, também foram submetidos à testes.