FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, nesta quinta-feira (09), o calendário revisado da temporada 2020 – paralisada desde março devido à pandemia mundial da Covid-19. De acordo com a entidade, a Série A do Campeonato Brasileiro será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. Além disso, o formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.
Segundo a confederação, as tabelas das Séries A, B e C serão mantidas conforme foram anunciadas inicialmente. Além disso, a previsão é que o detalhamento das primeiras rodadas seja disponibilizado pela ‘Diretoria de Competições’ no início da próxima semana, junto com as ‘Diretrizes Operacionais’ para realização de cada partida. A revisão da entidade, contempla também, as datas-base das Eliminatórias para Copa do Mundo FIFA 2022.
Ao site da CBF, o presidente Rogério Caboclo afirmou que esta foi a forma que a entidade encontrou de entregar o calendário de forma integral, garantindo assim, o cumprimento de todos os compromissos assumidos inicialmente: “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, disse.
Sobre as Séries B, C e D:
“A Série B do Campeonato Brasileiro irá de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.
A Série C terá seu início conjuntamente com as Séries A e B por solicitação unânime dos clubes. A competição será disputada em 26 datas, de 9 de agosto a 31 de janeiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano.
A Série D tem como previsão de início em 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.”