Notícias

Sem Flamengo, Botafogo e Fluminense criam associação para assuntos comerciais e direitos de transmissão

Compartilhe

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Flamengo tomou a iniciativa e liderou a questão dos direitos de transmissão, que já vinha sendo debatida entre os clubes há anos, mas sem nenhuma movimentação mais efetiva. O Rubro-Negro se reuniu com o presidente da república, Jair Bolsonaro, que assinou a Medida Provisória 984, que dá direito ao mandante dos jogos o poder de vender ou negociar com a empresa que desejar a transmissão de partidas. Pensando nisso, Botafogo e Fluminense criaram uma associação, MAS sem participação do Fla.

A intenção dos dirigentes da dupla é de que a associação, criada através de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), sirva para discutir interesses em comum entre Fluminense, Botafogo e equipes do futebol nacional. Presidente do Alvinegro, Nelson Mufarrej admitiu que irá convidar outros clubes. Com isso, o Fla deve receber convite para participar junto aos rivais.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Temos conversado sobre a criação de uma associação que permita os clubes se unirem em prol de interesses em comum, especialmente nos assuntos comerciais e de direitos. Fazemos questão de convidar outros clubes para se juntarem a nós nessa cruzada. Sem individualidades. Ninguém joga futebol sozinho -, disse, em entrevista ao Globo Esporte, antes de prosseguir:

Os direitos de transmissão, para muitos clubes, significam o grosso das receitas.O que incomoda é a forma como foi conduzida a questão, com açodamento, de forma individualizada. Não se trata de interesse individual. Futebol não se joga sozinho. É um tema para se envolver todos os clubes, não apenas um, ser discutido com cautela -, ponderou o mandatário do Botafogo, que concluiu:

Não vou entrar nem no mérito da constitucionalidade da Medida Provisória, que pressupõe ser usada em situações em que há caráter de urgência. Quando tomei conhecimento, logo ensejei discussões internas envolvendo o comercial, o marketing, o jurídico e a transição da S/A. Trouxe todos à baila para encaminhar uma posição institucional sobre o assunto -, encerrou.

Na lei que vigora atualmente no Brasil, uma emissora precisa ter os direitos de transmissão do mandante e visitante para que transmita a partida. Com a Medida Provisória 984, basta a empresa acertar com o mandante, que poderá transmitir os jogos. A associação criada por Botafogo e Fluminense, dentre outros temas, deve discutir fortemente a MP assinada por Jair Bolsonaro.

Notícias recentes

  • Notícias

A revolta das organizadas do Flamengo em nota oficial contra Boto e Jardim

Derrota no mercado de transferências e queda de desempenho incomodaram O clima entre o Flamengo…

06/08/2026
  • Destaque

A postura do Flamengo sobre a contratação de Luiz Henrique, ex-Botafogo

Como está a negociação do Flamengo com Luiz Henrique? Luiz Henrique é o novo alvo…

06/08/2026
  • Destaque

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

Arsenal (ING) tentou a contratação de Vinicius Júnior O Real Madrid (ESP) anunciou, nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

Vitória encara a Athletico-PR nesta quinta-feira (06) Flamengo e Vitória se enfrentam no próximo domingo…

06/08/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Brasil hoje: Corinthians x Internacional e mais 1 partida fecham as oitavas de final nesta quinta

Dois jogos acontecem pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Bastidores: Flamengo recusa pedida salarial de quase R$ 3 milhões de Almada, e negócio trava por questão de equilíbrio no elenco; entenda

Thiago Almada pedia salário que ultrapassaria de forma drástica os vencimentos pagos aos principais atletas…

06/08/2026