Destaque

Médico da CBF explica liberação de atletas do Atlético-GO para jogo contra o Fla e garante: “É seguro, não há risco”

Compartilhe

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (12), para enfrentar o Atlético-GO, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, na testagem habitual dos atletas e comissão, foi confirmado que quatro jogadores da equipe de Goiânia deram positivo para a Covid-19. Apesar disso, os mesmos foram liberados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o time ter entrado com recurso.

Ao GE.com, o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, explicou os critérios usados para liberar os atletas para a partida desta quarta. Segundo o profissional, a entidade se baseou em normas previstas e aceitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pagura ainda fez questão de garantir que é seguro e não há risco algum nesta liberação.

Nos baseamos em uma norma do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, já aceita pela Organização Mundial de Saúde. Essa norma prevê que, após um exame PCR positivo, o isolamento de dez dias é suficiente para liberar o paciente – disse, antes de continuar:

Não é mais preciso repetir (a testagem), porque em muitos casos esses novos exames continuavam dando positivo por muito tempo, até 12 semanas, 15 semanas, em pacientes que já não transmitiam o vírus para ninguém. Não vamos liberar ninguém para jogar infectado. É seguro, não há risco -, concluiu.

Vale lembrar que o Brasil ainda é um dos epicentros da Covid-19 no cenário mundial. Por conta disso, uma série de questões foram analisadas e foi criado um protocolo médico de segurança para que o futebol voltase no país. Até o momento, em solo brasileiro, foram registradas mais de 100 mil mortes por Covid-19 e mais de três milhões de casos foram diagnosticados.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


A decisão da CBF em liberar os atletas do Atlético-GO foi comentada pelo vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz. O dirigente disse que acataria as recomendações da CBF: “Não sou médico. Não tem o que fazer. O Flamengo vai cumprir as recomendações que a CBF mandar”, declarou ao jornalista do canal Paparazzo Rubro-Negro.

A partida entre Flamengo x Atlético-GO está marcada para às 20h30 (horário de Brasília). O duelo terá transmissão exclusiva do Premiere e marca a segunda rodada do Brasileirão. O confronto será o segundo da equipe sob o comando do novo treinador, Domènec Torrent.

Notícias recentes

  • Notícias

Plata tem data para se juntar à delegação do Flamengo e fica à disposição de Jardim na Libertadores

Após negociação com o Dínamo de Moscou (RUS) fracassar, equatoriano se junta ao grupo antes…

06/09/2026
  • Notícias

Como a rodada do Brasileirão afeta o Flamengo: por cima e por baixo na tabela

Apenas cinco pontos separam o Athletico-PR do Flamengo, e uma vitória do Furacão pode encurtar…

06/09/2026
  • Destaque

Gonzalo Plata comunica fim da novela: “Foco está novamente no Flamengo”

Equatoriano deixou de ser negociado com o Dínamo de Moscou (RUS), que o reprovou em…

06/09/2026
  • Notícias

Boto revela ordem de renovações no Flamengo: Pedro e Léo Pereira ‘brigam’ na fila

Diretor de futebol do Flamengo revela ordem da fila de renovações após acerto com Erick…

06/09/2026
  • Notícias

Jogo do Flamengo x Remo vai passar na Globo hoje?

Mais Querido entra em campo neste domingo (06), em confronto que também tem transmissão na…

06/09/2026
  • Destaque

Jogo ao vivo, escalações e mais: saiba tudo sobre Flamengo x Remo

Rubro-Negro encara o time paraense neste domingo (06), no Mangueirão, em confronto que pode valer…

06/09/2026