Ex-técnico do Flamengo critica Dome e aponta “sorte” do espanhol

Compartilhe com os amigos

FOTO: THIAGO RIBEIRO/AGIF

O Flamengo começou a temporada de 2020 de forma avassaladora, conquistando Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, além do Carioca – este já depois da paralisação do futebol. Com a saída do técnico Jorge Jesus e chegada de Domènec Torrent, o Rubro-Negro oscilou, mas já tem mostrado novamente bons resultados. Contudo, para Paulo Cesar Carpegiani, ex-treinador do Fla, o espanhol não tem feito um bom serviço frente ao elenco.

Demitido do Flamengo em 2018, Carpegiani criticou o rodízio promovido por Dome. Segundo ele, é necessário escutar os jogadores para definir a escalação e repetir o time mais vezes. O ex-técnico, aliás, relembrou a forma que Jorge Jesus costumava lidar, com uma base mais definida e poucas alterações.

“Fico meio irritado, até, com poupar jogador. Se você perguntar a um jogador, o que ele gosta é de jogar, em detrimento do treinamento. Ele não gosta de treinar. Se perguntar, o jogador sempre vai ter essa preferência. O próprio Jorge Jesus provou isso, ao longo do tempo. Ele criou um time que a torcida sabe de cor e salteado. Hoje, você não sabe o Flamengo qual é o seu time”, disse ele, em entrevista ao portal Espn.

– Todos os jogos do Campeonato Brasileiro são importantes. Se joga com o time que está em último o mesmo ponto que em um clássico. Só vai trocar quando o jogador tiver um problema, para você manter a sua equipe. Você vê o futebol europeu, você sabe de cor e salteado a equipe do Bayern de Munique, que é a grande equipe do mundo. Como treinador, vou escalar sempre o que eu tenho de melhor. Porque não sei se daqui uma semana vou estar fora -, declarou. Na sequência, Carpegiani ainda afirmou que a ausência da torcida é um fator que aliviou a barra para o novo treinador.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


– Teve um pouco de dificuldade, talvez até pela falta de experiência. Isso lhe causou enormes dificuldades. Deu sorte por um fator: a falta de torcidas nos estádios. Porque ele teria sérias dificuldades por todo aquele início de colocar todas as suas ideias de cara. Voltou atrás, hoje apresenta um futebol forte, competitivo, mas não comparado a outrora.

Criticas à parte – sejam elas justas ou não – fato é que, atualmente, o Flamengo está classificado para as oitavas de final da Libertadores, na qual enfrentará o Racing. No Brasileirão, a equipe é vice-líder, com 34 pontos, e pode assumir a ponta já neste fim de semana, em um famoso ‘jogo de seis pontos’. O rival da vez é o Internacional, que lidera a competição e tem a mesma quantidade de pontos do Mais Querido, levando a melhor apenas no saldo de gols. A bola rola para o duelo às 18h15 do domingo (25), no Beira Rio.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse Domenec está vencendo graças a grande qualidade técnica dos jogadores do Flamengo, que compensam a incompetência dele. Esse treinador consegue deixar o time igual barata tonta dentro de campo com as inversões de posicionamento. O nosso meio não tem o que inventar é: Thiago Maia primeiro volante e Gerson segundo volante (Arão no banco). Os resultados contra o Bahia e contra o Corinthians mostram isso. Esses dois jogadores sobraram jogando em suas posições onde têm background.

  • Cheio de EX-JOGADORES acomodados com o salarico que a FOX paga para eles vomitarem asneiras. Por que eles não se preparam para ser TREINADORES e colocam as ideias deles em prática? Por causa disso os clubes estão buscando TREINADORES ESTRANGEIROS.

  • Concordo com Carpeggiani. O Flamengo só está onde está por causa do elenco que é fora de série. O Domenec tem sorte de não ter torcida nos estádios. Eu não gosto do Domenec mas tem quem goste ??‍♂️

  • Eu concordo em que o Flamengo tem que ter uma base e se quer fazer rodízio usa como se fosse o time B ,para jogos mais fracos os atletas que n são incluídos no time A caso há algum desfalque no time Ai vc puxa o atleta do time B para recompor o time A assim todos vão ter oportunidade ou caso o jogador n apresente o refinamento nessesario efetua a troca promovendo o do time B para o time A e rebaixando o do time A isso serveria até mesmo pra quelé jogador do time A dar o sangue pra n ser rebaixado e ser sempre titular!!

  • Sai fora, deixa o dome e o Flamengo em paz.

  • Carpegiani nem poderia falar em sorte, lamentável. Ele, antes de falar isso, deveria lembrar de como “ele” obteve o título de técnico campeão do mundial de 81. Infelizmente, uma tragédia tirou o nosso grande técnico CLAUDIO COUTINHO de suas atividades e da vida, assumindo assim, o seu posto, dias atrás dos títulos, este cidadão Carpegiani. Menos Carpegiani. Não faça a gente “fuçar” a história, porque quem sairá como sortudo é você. Após está sorte, nunca mais ganhou nada de grande relevância. Saudades Claudio Coutinho.

  • Carpegiani nem poderia falar em sorte, lamentável. Ele, antes de falar isso, deveria lembrar de “ele” obteve o título de técnico do mundial de 81. Infelizmente, uma tragédia tirou o nosso grande técnico CLAUDIO COUTINHO de suas atividades e da vida, assumindo assim, o seu posto, dias atrás dos títulos, este cidadão Carpegiani. Menos Carpegiani. Não faça a gente “fuçar” a história, porque quem sairá como sortudo é você. Após está sorte, nunca mais ganhou nada de grande relevância. Saudades Claudio Coutinho.

  • Sorte vc deu quando treinou o Fla com aquele monte de craques, e herdou do Coutinho um esquema montado, depois daquilo nunca mais fez nada valioso, parece estar cavando uma vaguinha sai fora ultrapassado o calendário alemão permite ter apenas um tim titular, que comparação esdrúxula

  • Criticava o JJ e agora que ele não tá mais aqui o apoia para criticar o Dome. Deu pra entender que tá querendo mostrar que tem conteúdo né? SRN

  • A cada ano que passa mais times que nunca caíram, caem p segundona. O Mengão jamais. Só isso já dá orgulho, imagina ganhando tudo. Graças a Deus escolhi o time certo qdo era criança

  • -Libero todos os canais de televisão (DAZN, esportes, combate, discoverys, telecines, todos os jogos do Premiere, e muito mais), + 20.000 filmes, + todas as séries, por apenas R$ 39 mensais. Teste grátis.
    -Não necessita de antena!
    -Basta ter, pelo menos, 15 mega de internet.
    -Funciona em Smart Tv, notebook, tv box, celular, tablet, PC.
    -Me chama no WhatsApp 21 98878-8640

  • Ele diz que tem que ouvir os jogadores porquê? O jogador sempre quer jogar. E à vezes se arrebenta por causa disso. Além do mais, na época em que Carpegiani e Zico jogaram, não havia tantas competições, tantos jogos e muito menos a covid. Acho que êle está sendo corporativista.

  • Carpegiani foi excepcional jogador que deu a sorte de ter herdado um time pronto deixado pelo saudoso Claudio Coutinho, um time que realmente não precisava de técnico e, com isso, conquistou dois dos maiores títulos da história do Clube.
    Como treinador sempre foi razoável e mostra o total desconhecimento e falta de visão do hoje.
    Defender que jogador gosta de jogar e não de treinar, diz bem pq ele caiu rápido em sua última passagem pelo Fla.
    O Clube do vinho vomitando suas bobagens, como sempre!

  • Clube do vinho está inconformado!

  • Quer encontrar uma mulher para uma noite? Bem – vindo ao — S︆︆e︆︆xc︆︆o︆︆n︆︆t︆︆.︆︆C︆︆o︆︆m

  • Meu ídolo, Capergiani… Deu bola fora.
    Foi um monstro como jogador. Mandou bem várias vezes como treinador nos 80 e 90. Mas, desta vez, mandou mal demais…
    Não é a toa que não tem mais espaço no futebol.
    Nos tempos dele jogava-se uma competição de cada vez.
    Hoje, com o rodízio, os jogadores que entram sabem exatamente o que fazer taticamente. O resto é por conta do talento individual e da compreensao do seu papel em campo.

  • CARPEGIANNE SO PQ ER IDOLO. PENSAR KI PODE SAINDO FALANDO MERDA..CARA CHATOO

  • MAS A VERDADE É QIE DOMENÈC CONSEGUIU FAZER QUALQUER TIME QUE ENTRE EM CAMPO JOGAR BEM, UM FUTEBOL BOM, O CARA FAZ DO JEITO DELE, TEVE PERSONALIDADE DE IMPLANTAR O JEITO DELE, MESMO DEBAIXO DE UMA CHUVARADA DE CRÍTICAS.

  • Como jogador Carpegiani foi campeão brasileiro com o Flamengo e titular absoluto da seleção brasileira! Como técnico, Carpegiani foi novamente campeão brasileiro e mundial com o Flamengo!! Treinou vários clubes e até seleção estrangeira… faz parte de um seleto grupo de menos de 0,5% de profissionais que atingiram o ápice, a glória!! Já tem mais de 70 anos, está aposentado e tem todo direito de expor suas emoções nas suas declarações!!! Aí me aparecem estes odiadores dizendo que ele é “frustrado, perdedor, velho, caduco, que não deveria expressar sua opinião…¨ Não conhecem, nem respeitam a pessoa, sua história gloriosa, sua idade… Esses caras não respeitam ninguém… Ainda que discordasse, sempre vou respeitar… Até nossos veteranos da guerra, prejudicados pela batalha e pelo tempo, nunca deixarão de serem HÉROIS!!! SRN aos bons!

  • Uma coisa é certa, se o Maraca estiver lotado, eu DUVIDO esse cara entrar com Lincun e Vitinho. A casa já teria caído. Mas a questão aqui é que o cenário é totalmente diferente de 2019 devido a pandemia. Vários jogadores no DM. Essa Geração ABEL acha que sabe tudo.

  • Esse pensamento é estúpido. Ele só demonstra o desconhecimento do Carpegiani em relação ao que foi o ano de 2019 do Flamengo. O JJ só repetiu aquela escalação que boa parte da torcida decorou em 8 jogos. Em todos os outros tivemos jogadores diferentes em campo.
    Na vida, não existe um único jeito de se fazer um bolo, de se construir uma casa, assim como não existe uma única forma de ser campeão no futebol.
    Se ninguém fosse campeão rodando o elenco isso já teria sido extinto do futebol há muito tempo. O Dome tem que se cobrado por apresentar um bom futebol e construir resultados satisfatórios. E isso, para além do ano louco que está sendo o de 2020, ele vem conseguindo.
    Método, cada um vai ter o seu. E não há problema nenhum nisso.
    E já está na hora da torcida compreender tal coisa e parar de achar que só o caminho trilhado pelo Jorge Jesus é capaz de levar um clube ao sucesso. Se fosse assim, se só o JJ tivesse a fórmula para o sucesso, certamente o nosso querido ex-treinador teria mais reconhecimento no Velho Continente do que efetivamente tem.

  • Para criticar tem que fazer melhor. Foi técnico recentemente no Flamengo e não fez porra nenhuma.

  • Quero ver se o técnico do fla é bom mesmo nesse mata ,mata da libertadores,ser ele vai fazer rodízio de jogadores

  • Sorte teve o Carpegiane, pegou um time montado pelo Coutinho, só tinha craques no time, Zico e Cia , percebo uma inveja danada de não ser lembrado… Ano atípico, jogo a cada 48 horas, Domenec está correto…SRN

  • Sou flamenguista e fã n 1 de Zico e Carpegiani, mas discordo de ambos, se o Fla tivesse jogando em 2020 o que jogou em 2019 aí sim, rodar o elenco seria maluquice. Mas, o time /elenco não estava nas mãos de Dome, devido diversas circunstâncias, agora sim, além de descobrir diversas opções os jogadores estão respeitando o treinador e os pares nas disputas por posições.

  • Cada um tem sua opinião, concordo em parte com o Carpegiani, muitos erros foram cometidos pelo Dome, até compreensivos por não conhecer o elenco do Fla é os demais advs. Mas, o Dome fez o correto em rodar o elenco, devido às circustancias: jogadores fazendo corpo mole para ir para o Benfica, outros fora de forma (gordos) e a pandemia no clube. Sorte ou azar, com o sem torcida, muitos jogadores estariam arrasados se tivesse torcida, haja visto Leo Pereira e G. Henrique.

  • A “sorte” aparece para quem trabalha. É muito conveniente dizer que “rodízio é para churrascaria”, sem apresentar soluções. Mas aposto que o próprio Jorge Jesus pretendia ter o elenco mais variado, como tem o Torrent, para poder fazer o mesmo: rodízio. Se o Flamengo tivesse tudo isso no ano passado, teria chegado inteiro contra o Liverpool. Mas é muito fácil ficar dizendo asneiras…

  • Carpegiani é um treinador frustrado. Só foi campeão quando era jogador. Qual time ele treina, hoje? Não era nem para colocar opiniões dele aqui.

  • Concordo plenamente com o Carpeggiani em gênero, número e grau.
    Não se tem que ficar fazendo rodízios.
    A exemplo da maneira de trabalhar do Mister, o time é um só e tem que ser sempre os melhores. Só se deve mudar em caso de contusão e por falta de condições de jogo.
    Como diz o Zico : ” Rodízio é em churrascaria “.
    E para quem esqueceu , o Zico é o maior jogador e ídolo do Mais Querido.

  • Ele e um ícoone do passado… respeito
    Mas suas ideias tb estão ultrapassadas e a ciência fala mais alto… jogadores jogavam no máximo até 34 anos, no passado… hj têm suas carreiras mais longas…

    Então… ñ tem como dar crédito a um comentário tãoretrogrado e, detalhe… tb falou mal do Mister JJ, ou seja: ninguém presta para ele!

    Obrigado pelo seu passado glorioso junto ao mengão, mas… já foi
    #SRN

  • Em suas comparações não levou ém consideração os fatores circunstanciais determinantes da oscilação da equipe. Domenec tem sido criticado injustamente e merece todo respeito, por não se posicionar como crítico nos trabalhos de seus adversários.

  • Tudo besteira, um elenco não se resume a onze jogadores, por isso o Flamengo tem vários jogadores de alto nível e o Domenec Torrent pode usar qualquer um deles a hora que quiser, eu aprovo Domenec Torrent e o Flamengo .

  • Poupando ou nao… Tem que ganhar sempre. Tudo tem prós e contras. Nesse caso, modificar o time de vez em quando, significa fechar 3 times em condições de ganhar jogos. Quem estiver jogando precisa dar o sangue e ajudar o time. Se perder nao vai ser por causa de rodízio. Os reservas do fla seriam titulares em qualquer time das américas. Entao… se perder será por conta de substituicao errada, time mal armado… vontade… E por enquanto o time tá em dia com isso aí… E o trabalho do Dome tá começando a encaixar. Vamos ver domingo… um bom teste.

  • eu li nove comentários e só um mané deu razão ao ultrapassado capergiane, isso segnifica que o Dome está certo, você já era capergiane, deixa o Dome em paz.

  • Carpegiani ta triste pq o Abel aposentou

  • O rodizio que o Dome fez nos primeiros jogos foi dentro daquilo que todo time com bom elenco faz (muda 3 ou 4 jogadores por partida), até porque os reservas precisam de motivação e ritimo para seguir trabalhando em alto nivel, e por outro lado a intensidade necessaria requer jogadores descansados/recuperados.
    Depois vieram outros problemas que se sobrepuserem e o Dome foi obrigado a fazer escalações totalmente modificadas (covid, lesões, convocações, jogos seguidos).
    Superada a Covid e o excesso de jogadores lesionados, o time deve voltar a ter uma base titular e girarando o elenco de forma bem mais moderada..

  • Carpegiani a muito e um treinador atrasado e para piorar quando Jorge jesus teve no flamengo ele também falou coisas que não deveria , agora fala bobagem de novo ele torce para o Inter não tem o nosso respeito

  • Esse Ex-Treinador em atividade só Foi campeão do mundo com o Flamengo porque pegou o Time pronto

  • E agora está mais que evidente o desgaste de jogadores por causa do calendário apertado , para todos os times . Vários times com jogadores se machucando , em com certeza já tem muitos times jogando com jogadores cansados já . O Dome previu isso lá no início e explicou direitinho a razão do rodízio : é melhor ter o máximo de jogadores bem descansados nas partidas do que nome e cansado , mais na frente do campeonato VAI FAZER MUITA DIFERENÇA ter todos os jogadores mais importantes disponíveis e O MAIS DESCANSADOS POSSÍVEL .

  • Ano atrás chamou JJ de mau caráter. Hoje é viúva do JJ. Última vez que treinou o Flamengo criticou o time dizendo que já tinha tirado tudo que aquele time podia dar e tinha o Ribeiro, Arão e o Ribas. Deveria falar menos e estudar mais para quando tiver uma outra oportunidade não continuar fazendo besteira.

  • Admiro demais tudo que o Carpegiani fez pelo nosso mengão. Porém, um comentário assim ajuda a explicar porque temos 3 treinadores estrangeiros na ponta da classificação.

    Infelizmente, os treinadores brasileiros (as exceções são raríssimas), vivem ainda à custa de títulos do passado e inveja.. Muita inveja..

  • Zico também andou falando as mesmas merdas que esse ai . Vários jogadores estavam realmente fora de forma nos resultados ruins do Dome , jogadores se machucando toda hora , outros com desgaste muscular e jogando assim . O cara ( Dome ) não está fazendo mágica não , os mistos do Flamengo estão tendo resultados e jogando bem pq o cara TEM CONHECIMENTO , tem bagagem . Trabalhou com o Guardiola , ele é quem treinava o Barcelona ! Quer melhor estágio que esse para ser treinador ? Muito ciume e inveja de certos técnicos , ex-jogadores , jornalistas , etc . Com certeza Dome sabe muito mais do que seus críticos .

  • Só falou besteira. Disse que o Bayern tem um time definido, mas vocês sabem qual foi a última vez que o Bayern repetiu a escalação? Te garanto que não foi em 2020. Na Europa é NORMAL mudar o time de um jogo para o outro. Claro, não mudam os 11 titulares, mas sempre mudam três ou quatro jogadores. E isso porque não fazem 80 jogos como no Brasil. “Ah mas o Jorge Jesus não mudava o time”. Mudava sim, tanto que a famosa escalação só iniciou um jogo 6 vezes. Claro, ele também não mudava o elenco inteiro, e na reta final da temporada estávamos pedindo água contra o Liverpool com o próprio Jesus reclamando do desgaste da equipe (porque será?). O Dome tem um método e está dando certo, com tempo de trabalho, ainda que tenhamos poucos treinos. Isso talvez incomode o Carpeggiani que em 40 anos de carreira tem 3 trabalhos relevantes.

  • O que o Carpegini entende de futebol moderno e atual ? Qual o bom trabalho ele fez nos utimos anos ? Estamos em 1 ano diferente, com a parada dos campeonatos pela pandemia o acumulo de jogos pelo Flamengo, disputando 3 competições o risco de lesões e eminente… E outras temos o melhor departamento medico do Brasil, Dr. Tanure passa as condiçoes de cada jogador mastigado ao treinador… Talvez o que mais prejudique o time nao e o rodizio e sim a falta de tempo pra treinar…. SRN

  • Cara, é incrível como o sucesso gera inveja.
    O fato de dome está quebrando paradigmas, deixa os fãs do velho futebol abismados.

    O papel do torcedor é torcer.

  • Quem escala o time é o fisiologista e nós temos jogos a cada 2 dias. É tanta conversa sem noção de pessoas que são profissionais do futebol que eu chego a pensar que é pra jogar o treinador contra a torcida.

  • De certa forma, Carpegiane está certo, porque, por exemplo, Dome deixou de ganhar o jogo contra o Bragantino e ficar na ponta da tabela, porque não colocou o que tinha de melhor em termos de jogadores, ao invés, mais uma vez, colocou um time misto gerando um prejuízo ao time do Fla e irritando a torcida.

Comentários não são permitidos.