“Em dezembro de 81…”: título Mundial do Flamengo completa 39 anos neste domingo; relembre

Compartilhe com os amigos

FOTO: TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY

“Em dezembro de 81…” a data que inspirou a criação de um dos cantos mais bradados pela Nação Rubro-Negra nos últimos tempos completa 39 anos neste domingo (13). Na madrugada do dia 13 de dezembro de 1981, o Flamengo botou os ingleses na roda, e venceu o Liverpool por 3 a 0 e conquistou o Mundial de Clubes.

Liderado por Zico e comandado por Paulo Cesar Carpegiani, o esquadrão rubro-negro encarou uma arquibancada com 74 mil pessoas no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, para fazer história. Isso porque, além do título inédito, o futebol brasileiro voltava a ter um time campeão do mundo depois de 18 anos (desde o Santos de Pelé, em 1963).

À época, depois da atuação de gala do Mais Querido, o treinador inglês Bob Paisley, se rendeu ao Fla e afirmou que seus comandados foram “entorpecidos física e mentalmente dentro de campo”. Antes, todavia, o técnico havia menosprezado o clube carioca e, em entrevista pré-jogo, disse que não conhecia nada sobre o Mengo.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


RELEMBRE O JOGO:

O Flamengo mostrou superioridade ao Liverpool logo nos primeiros minutos. Sem correr riscos, o Mais Querido foi às redes pela primeira vez aos 13 minutos do primeiro tempo, com Nunes, que recebeu um passe de Zico. Aos 34, Adílio fez o segundo do Mengo, com mais uma participação decisiva do Galinho. O meio-campista cobrou uma falta, o goleiro adversário soltou a bola e, no rebote, o eterno camisa 8 aproveitou para ampliar o placar.

O terceiro e último gol saiu sete minutos da segunda etapa. No lance, bem parecido com o que resultou na abertura do marcador, Zico aproveitou a linha de impedimento feita pelo Liverpool e deixou Nunes na cara do gol. O atacante avançou e chutou forte e cruzado para vencer o goleiro mais uma vez. Resultado? 3 a 0!

Curiosamente, 38 anos depois do embate histórico entre Flamengo e Liverpool, as equipes disputaram mais uma edição do  Mundial de Clubes. Isso porque, em 2019, no dia 21 de dezembro, o Mais Querido – campeão da Libertadores na ocasião – acabou superado pelos ingleses  por 1 a 0.

Compartilhe com os amigos

Veja também